Salão de negócios do evento terá espaço totalmente dedicado a 17 marcas de lingerie, fitness, beachwear e sleepwear
A 28ª edição do Minas Trend, que acontece de 2 a 4 de novembro, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), celebra um ciclo virtuoso do setor de moda íntima – lingerie, beachwear, fitness e sleepwear – apresentando, pela primeira vez, um espaço exclusivo para 17 marcas do segmento no salão de negócios, durante a realização do evento.
A conquista é fruto da consolidação de 15 anos do maior salão de moda da América Latina e de ações firmadas entre a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), sindicatos, associações e polos produtivos das cidades mineiras de Juruaia, Guaxupé, São João do Manteninha, Uberaba, Cabo Verde, Monte Belo, Taiobeiras, Muriaé, Uberlândia e Vazante.
“Em edições anteriores do evento, já houve a participação de marcas de moda íntima, mas não de forma efetiva e estratégica como agora, possibilitando ao segmento o aumento do leque de produtos, opções de venda e oportunidades de negócios, a exemplo do que já acontece com vestuário, calçados, bolsas e acessórios, bijuterias, semijoias e joias”, esclarece a presidente do Sindicato do Vestuário de Juiz de Fora e da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, Mariângela Miranda Marcon.
O potencial do setor também se traduz na qualidade dos produtos apresentados, segundo Mariângela, uma vez que muitas empresas se interessaram em participar do salão de negócios, mas apenas 17 marcas foram selecionadas como expositores desta edição do Minas Trend, por meio de um processo de curadoria realizado pela FIEMG.
BOLA DA VEZ
O momento atual reflete uma alta demanda reprimida, conforme Mariângela, configurando um panorama em que empresas estão ávidas para expor e lançar seus produtos para a temporada Outono-Inverno 2023, além do evento apontar como oportunidade de efetuar vendas a compradores de Norte a Sul do país.
Prova de que o setor vai de vento em popa é que a moda íntima brasileira atingiu, em 2021, R$ 10,8 bilhões na produção e teve um crescimento em valores nominais de 26% sobre 2020, sendo o ramo do vestuário que se recuperou mais rápido desde a crise da pandemia, de acordo com pesquisa levantada pelo IEMI – Inteligência de Mercado, durante webinar promovido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
DE OLHO NAS OPORTUNIDADES
De olho nesse mercado promissor, a empresária Lúcia Iório, expositora nesta edição do Minas Trend com sua Lindelucy, afirma que faturou muito durante a pandemia e que agora vai trabalhar com pronta-entrega no salão de negócios. Formada em Marketing, ela trilha uma longeva trajetória de 28 anos à frente da marca de lingeries, biquínis, linha fitness e linha noite, na qual se inclui pijamas. Com produção mensal de 5 a 10 mil peças, a depender da demanda em diferentes épocas do ano, o empreendimento gera 50 empregos diretos, outros 50 indiretos, além de abrir portas para revendedoras que trabalham como autônomas em Juruaia, no Sul de Minas, onde fica a fábrica da Lindelucy. A marca conta ainda com cerca de 50 pontos de venda em todo o país e exporta para os Estados unidos Japão e Argentina.
“Idealizei a criação da Lindelucy e a marca já passou por momentos de crescimento rápido como empresa de porte médio. Hoje vivenciamos um momento de estabilidade como empresa de pequeno porte, em que existe um planejamento com foco no atendimento ao atacadista, oferecendo apoio e disponibilizando a ele um catálogo dentro da nossa loja virtual. Participar do Minas Trend, com certeza, faz parte do leque de conquistas alcançadas pela marca”, resume Lúcia.
Apostando na tendência da versatilidade para a próxima temporada, Lúcia apresentará três coleções-cápsulas em seu estande, sendo uma delas batizada de “Beleza de Minas”, contendo peças de beachwear com referências da fauna e flora do estado, com destaque para o maiô-body, em estampa digital, tecnologia que imita pelos de onça, sendo peça que transita facilmente na composição de looks.
Inspirada na tendência Brazil Core, a Lindelucy também produziu modelos de sutiãs, tops, croppeds e calcinhas brincando uma gama de tons de branco simbolizando a paz, amarelo que remete ao ouro de Minas, azul para celebrar céu de brigadeiro e verde em homenagem à Amazônia. Menina dos olhos de seu estande, o sutiã-conceito no tom verde, avaliado em R$ 22 mil reais, carrega um pingente de ouro 18 quilates.
CRESCENDO JUNTO AO MINAS TREND
Peças delicadas e clássicas com ênfase na sofisticação estão no DNA da Íntima Passion, marca com 17 anos de estrada e especializada em lingeries, loungewear e beachwear, que também irá ocupar um dos estandes do salão de negócios do Minas Trend.
No comando da Íntima Passion (foto de abertura), Tania Mara Rezende, presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia, empresária que retrata em números a consolidação de sua marca. “A produção da Íntima Passion gira em torno de 30 mil peças por mês e emprega aproximadamente 100 colaboradores diretos e alguns indiretos nas oficinas terceirizadas em Juruaia, além de vender para todo Brasil e exportar para os Estados Unidos, Portugal, Chile, França, México, África do Sul, Bolívia e Canadá.”
Nas araras do Minas Trend, as apostas, segundo Tania Mara, estão ancoradas em saídas fluidas, longas e curtas, calças para compor looks estilo resort, sutiãs meia-taças estruturados e tops com amarrações, babados e recortes, que que funcionam como curingas na composição de looks.
Maiôs, que vão desde roupa de banho a peça-chave em produções variadas, além de camisas coloridas com modelagem alongada completam o mix da coleção intitulada “Siga o Sol”, com estampa e texturas inspiradas nas paisagens dos canyons do Lago de Furnas.
“Um dos pilares que contribuiu para o fortalecimento da Íntima Passion foi a participação em eventos e feiras, como o Salão Moda Brasil, em São Paulo, a Mode City de Paris, e o mais importante deles, o Minas Trend, do qual participei em várias edições. Acredito no formato do evento, que extrapola a apresentação da marca, as vendas realizadas e o networking gerado. Como plataforma de negócios, o salão aponta uma experiência única, aproximando as marcas dos vários elos da cadeia produtiva”, ressalta Tania Mara.