Você está aqui
Home > Destaque > VAI COMEÇAR A SEMANA FASHION REVOLUTION 2021

VAI COMEÇAR A SEMANA FASHION REVOLUTION 2021

Com o tema Direitos, Relacionamentos e Revolução, a campanha propõe debate para construção de soluções inovadoras e interconectadas na moda, com uma programação toda online

Anualmente, desde 2014, a Semana Fashion Revolution acontece em torno do dia 24 de abril em mais de 100 países para relembrar o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, ocorrido nesta data em 2013, bem como buscar formas de garantir dignidade para os trabalhadores que fazem nossas roupas e mobilizar a sociedade mundial por uma indústria da moda que considere as pessoas e o planeta, buscando um equilíbrio.

Neste ano, a Semana Fashion Revolution acontecerá entre os dias 19 e 25 de abril, em formato digital, e será realizada de forma horizontal e colaborativa, contando com articulações de mais de 70 representantes e dezenas de estudantes e docentes embaixadores voluntários em parceria com atores das cenas locais em todo o país.

Em prol de uma transformação sistêmica, o movimento Fashion Revolution propõe em sua campanha de 2021 uma discussão sobre Direitos, Relacionamentos e Revolução, reforçada a importância de um olhar na perspectiva de gênero e raça. Os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza são conectados e interdependentes; se o meio ambiente não estiver saudável, nós também não estaremos. Assim, é necessário revolucionar a forma como nos relacionamos, tanto na esfera individual como na coletiva, considerando todas as pessoas da cadeia produtiva da moda e a natureza, já que esta indústria é uma das maiores poluidoras do mundo, impactando a biodiversidade, o solo, a água e a vida de comunidades. Também é necessário amplificar vozes não ouvidas ou marginalizadas, e trabalhar juntos por soluções inovadoras e interconectadas.

A campanha, que há anos incentiva o questionamento por meio da hashtag #QuemFezMinhasRoupas, pretende trazer as pessoas que fazem as roupas para maior protagonismo e, assim, incentivar responsabilidade e transparência por parte das marcas.

“Moda é potência, é cultura, e queremos que todos sintam-se parte deste movimento por uma moda plural, conectada com a realidade do planeta e que seja boa para todos”, diz Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil.

A programação da Semana Fashion Revolution Brasil 2021 está bastante ampla e plural, com variações de acordo com as regiões do país, e pode ser conferida na íntegra em https://semanafashionrevolution.com.br.

Confira, a seguir, alguns destaques da programação: 

Abertura da Semana Fashion Revolution 19/04 às 11 horas 

Convidados: Nelsa Nespola, presidente da Justa Trama; Amanda Costa, ativista climática e Namastê Messerschmidt, educador e agrofloresteiro. 

Mediação de Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil. 

Debate Ancestralidade e o Vestir na Moda Brasileira  – 21/04 às 20 horas 

Os caminhos e desafios para resgatar a cultura ancestral dos povos originários e inseri-los no mundo da Moda. 

Convidados: Carol Anchieta, Comunidade Kilombola Morada da Paz (CoMPaz), Day Molina e Cynthia Mariah. 

Lançamento oficial do relatório Fios da Moda  – 22/04 às 19 horas 

Perspectiva sistêmica para a circularidade. 

Convidados: Marina Colerato (Modefica), Larissa Roviezzo (Regenerate Fashion), Juliana Picoli (FGVces), Melissa O de León (Regenerate Fashion), Yamê Reis (Rio Ethical Fashion) e Elô Artuso (Fashion Revolution). 

Lançamento com pré venda do livro Revolução da Moda: Jornadas para Sustentabilidade – 24/04 às 15 horas 

O Fashion Revolution apresentará seu primeiro livro, organizado por Eloisa Artuso e Fernanda Simon, que conta com ensaios de mulheres que fazem parte da construção de um novo capítulo na história da moda brasileira, percebido através dos pilares da sustentabilidade, com seus desafios e êxitos. 

Exposição Colaborativa de Cultura de Moda Brasileira  – 19/04 à 19/05 

O objetivo é reunir obras com aspectos da cultura da moda brasileira nas perspectivas regionais a partir de olhares individuais, provocando uma percepção descolonizada e diversa. 

Ocupação Design Ativista  – A ocupação incentiva o público a produzir artes até 25/04 com as tags #quemfezminhasroupas #DesignAtivista (ou enviar para contatofr.brasil@gmail.com) para serem usadas durante a Semana. Essas artes estão disponíveis publicamente em uma pasta pública e poderão ser usadas de diversas formas, como posts, lambes e projeções. 

SOBRE O FASHION REVOLUTION

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão. 

A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países. 

No Brasil, o movimento atua há 7 anos e hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil. Durante a Semana Fashion Revolution, e ao longo do ano, realiza ações e projetos que promovem mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda. 

Deixe um comentário

Top