Por meio da automação, empresa espanhola promete levar a indústria do denim a uma nova era tecnológica, sustentável e escalável, transformando a relação entre marcas, varejistas e produtores, permitindo que sejam mais estratégicos e interconectados
No Dia da Terra (22 de abril), a Jeanologia, líder mundial em desenvolvimento de tecnologia sustentável e ecoeficiente, lança a Handman, uma nova tecnologia que revoluciona a indústria de jeans, permitindo que ela alcance o próximo nível graças à automação.
Com a Handman, a empresa atinge um novo marco, tornando a produção sustentável escalonável. Essa tecnologia é o início de uma nova era, com uma produção totalmente automatizada, sustentável e digital.
Há 10 anos, apresentando sua tecnologia, a Jeanologia deu início à maior transformação que a indústria denim blue já havia visto. Mas isso foi apenas o começo. A indústria ainda apresenta deficiências e continua utilizando métodos de produção arcaicos e poluentes.
Somente com a automação é possível ter uma fabricação limpa e escalável. Jeanologia se inspirou em outras indústrias que se adaptaram aos novos tempos e às inovações tecnológicas. Por exemplo, nos setores de telecomunicações e automotivo, pessoas e robôs já trabalham juntos.
“Hoje apresentamos o futuro de nossa indústria, onde robôs e humanos trabalham juntos; esta é a única maneira de alcançar uma produção limpa e totalmente escalonável, com custos reduzidos, maior agilidade e melhor aparência de produção”, destaca Enrique Silla, CEO da Jeanologia.
A forma como fabricamos um produto passa a fazer parte do seu DNA, por isso, se não for produzido de forma sustentável, é impossível para a indústria de jeans ser limpa. “Agora é o momento de tornar isso realidade, e para fazer de forma radical e rápida, o futuro começa hoje ”, afirma Silla.
HANDMAN: 10.000 JEANS PRODUZIDOS POR DIA DE FORMA SUSTENTÁVEL
A Jeanologia liderou a mudança na forma como o jeans é desenhado e produzido, e por meio da combinação de suas tecnologias, transformou o modelo de produção. Agora, com a Handman, há uma revolução total do processo.
A tecnologia é equipada com dois lasers e um gabinete de robô. Um ser humano e um robô trabalham juntos para produzir com escalabilidade, agilidade, sustentabilidade e eficiência. Dois humanos trabalhando com dois robôs podem produzir 10.000 jeans vintage em 24 horas, sem perdas e zero waste. A Handman é uma realidade e atualmente está em uso em 3 fábricas ao redor do mundo, produzindo 5 milhões de jeans por ano.
A Handman também muda a relação entre marcas, varejistas e produtores, permitindo que sejam mais estratégicos e interligados. As marcas se comunicam diretamente com a Handman e seus núcleos produtivos, e os designers enviam instruções diretamente para os centros de produção. “Mudar de transações tradicionais para transações mais estratégicas e interconectadas. Pela primeira vez, consumidores e centros de produção estarão conectados, as marcas se tornarão plataformas criativas que permitem a conexão entre consumidor e produtor”, conclui Silla.