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AUTHEN CHEGA ÀS GRANDES REDES, COMO CENTAURO, VELOCITÀ E BAYARD ESPORTES

Marca especializada em corrida de rua feminina também está presente em mais de 340 pontos de vendas pelo país

Primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, a Authen, marca que inaugurou o setor de technical activewear no país, chegou às lojas da rede Centauro, Velocità e Bayard Esportes. Além do e-commerce, agora é possível encontrar, por exemplo, as bermudas mais amadas pelas corredoras, como a GRIT, em 9 unidades da Centauro, como as do Shopping Ibirapuera, Shopping Anália Franco, Shopping Leblon e BH Shopping.

A chegada da Authen nessas grandes redes representa uma forma de democratizar o acesso a equipamentos de performance por um preço acessível, uma vez que o ticket de produtos semelhantes das multinacionais é bem alto e quase não se encontra no Brasil.

De acordo com Christopher Spikes, fundador e CEO da Authen, marcas do setor, como Nike, Under Armour e Adidas, não investem no país com a mesma intensidade que em demais regiões do mundo e nem alinham seus produtos ao biotipo e estilo das brasileiras. “O nosso foco é totalmente voltado para o Brasil, atendemos as corredoras e os lojistas como nenhuma multinacional consegue fazer, uma vez que grande parte de suas operações são terceirizadas. Não existe uma marca que tenha a abrangência e profundidade de roupas com propósito como nós temos, uma taxonomia com 14 ocasiões de uso projetadas exclusivamente para a corrida”, comenta.

Outro ponto destacado pelo empresário é na questão do share de mercado, “a Authen está à frente dessas grandes marcas, pois existe um processo de desinvestimento no Brasil. A Nike, por exemplo, de forma estratégica para focar exclusivamente nas contas maiores e mais importantes, vendeu suas operações no país para a Centauro no início do ano de 2020 e Under Armour, da mesma forma, fechou acordo com o grupo Vulcabras”, conta Spikes.

O mercado brasileiro não enxergava as roupas como equipamentos de corrida de forma essencial, igual aos tênis. Esse olhar, trazido pela Authen foi o que despertou interesse nessas grandes redes como a Centauro. “Nos diferenciamos por despertar no consumidor, nos vendedores e em nossos parceiros a importância de estar bem equipado da cabeça aos pés. Independentemente do propósito que buscam com a corrida, a Authen tem o equipamento certo e o Cross Sell (venda casada) é inevitável”, explica Diego Mariano, Diretor Comercial da Authen.

No ano passado, a Authen obteve um crescimento total de 34% em seu faturamento, enquanto o setor de tecidos, vestuário e calçados acumulou uma perda anual de 22,7%, registrando somente em dezembro uma variação negativa de 9,9% em relação a dezembro de 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O canal de vendas online contou com um crescimento de 160% e o faturamento foi 2,6 vezes maior que em 2019. Já em relação às vendas do atacado, apesar das restrições comerciais e encerramento de algumas lojas, houve expansão de pontos de venda e parceiros da Authen. Durante dois meses foram visitadas 60 lojas, das quais 50 já fecharam contrato com a marca no mesmo dia e as outras dez estão em processo de negociação. “O apoio e os resultados que trazemos para as lojas são inegáveis. Além de se tornarem nossos parceiros, todos também buscam crescer junto com a marca”, diz o Spikes.

O empreendedor ainda comenta sobre a importância de estar em lojas como a Centauro, considerada a maior rede varejista da América Latina. “Poder encontrar a Authen nessas lojas, que contam com times extremamente profissionais e que prestam atenção em cada detalhe, é para nós uma honra, assim como fazer parte dessa jornada”, explica Spikes. Juntos eles terão como missão levar a cultura da “authenticidade” por meio de seus produtos, serviços e conteúdos educacionais, encorajar as corredoras a confrontarem seus medos, fraquezas e ignorância em um ciclo de constante auto destruição e reconstrução para uma melhor versão de si mesmas, estimulando o autoconhecimento e a superação individual de cada corredora.

Em 2015, ano de criação, a marca estava presente em 40 pontos de venda, e a previsão em 2021 é firmar parcerias com mais 60 novos pontos de venda, chegando a um total de 400 PDV’s. Ainda para este ano, a Authen projeta quadruplicar seu faturamento.

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