Você está aqui
Home > sustentabilidade > LENZING E SODRA: DUAS CAMPEÃS DA RECICLAGEM DE TÊXTEIS PÓS-CONSUMO UNEM FORÇAS

LENZING E SODRA: DUAS CAMPEÃS DA RECICLAGEM DE TÊXTEIS PÓS-CONSUMO UNEM FORÇAS

Juntas, as empresas darão um salto gigante para fechar o ciclo de fibra a fibra na moda

A Lenzing, líder global em fornecimento de fibras especiais à base de madeira, e a Södra, produtora de celulose de classe mundial, assinaram um acordo de cooperação no início de junho com o claro objetivo de trazer uma contribuição decisiva para lidar com o enorme desafio dos desperdícios têxteis da indústria e da sociedade. A cooperação envolve a transferência de conhecimento entre as duas empresas, que têm impulsionado de forma proativa a questão da economia circular por muitos anos, e um desenvolvimento de processo conjunto seguido por uma expansão da capacidade de celulose de resíduos pós-consumo. A meta é processar 25.000 toneladas de resíduos têxteis por ano até 2025.

A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Milhões de toneladas de resíduos têxteis são gerados a cada ano, a maioria deles vai direto para aterros sanitários. No espírito da transição da economia circular, tanto a Lenzing quanto a Södra abordaram a questão de forma independente e desenvolveram opções de solução adequadas até o momento. Ambas as empresas são especialistas em seus respectivos campos, com muitos anos de experiência industrial em larga escala.

Juntas, elas dão à reciclagem de têxteis um grande impulso ao desenvolver tecnologias para um uso mais amplo e em escala industrial de resíduos celulósicos pós-consumo. A celulose desenvolvida em conjunto, a OnceMore®, também será subsequentemente usada como matéria-prima para a produção de fibras especiais da marca TENCEL ™ x REFIBRA ™ da Lenzing.

“A cooperação com a Södra é um marco importante para alcançar nossos ambiciosos objetivos de clima e sustentabilidade. Temos orgulho de poder seguir esse caminho com um parceiro competente. Uma empresa sozinha não pode resolver a questão urgente dos resíduos têxteis. São parcerias pró-ativas como essa que nos permitem avançar e trazer mudanças sistêmicas reais”, afirma Christian Skilich, membro do Conselho de Administração da Lenzing.

“Com a celulose OnceMore®, a Södra criou uma solução globalmente única para basear os têxteis em uma fonte reciclada. Ao unir forças com a Lenzing, agora estamos dando o próximo passo em nossa jornada e traremos a reciclagem de classe mundial para a cadeia de valor do têxtil. Por meio de um novo investimento, também dobraremos nossa capacidade de produção de celulose OnceMore® durante 2022 e teremos um nível mais alto de conteúdo têxtil reciclado. Esses são passos importantes em direção ao nosso objetivo de longo prazo de criar uma indústria têxtil circular”, disse Lotta Lyrå, presidente e CEO da Södra.

“Nesta virada de década para o nosso planeta, fazer tecidos de base florestal a partir de têxteis reciclados é fundamental para proteger a biodiversidade, aliviar a pressão sobre as florestas e enfrentar a crescente crise climática. A Canopy está animada em ver esses dois grandes produtores unirem forças para trazer soluções vitais da próxima geração para a indústria da moda. Esperamos ver maiores volumes comerciais chegando ao mercado ”, disse Nicole Rycroft, fundadora e diretora executiva da ONG florestal Canopy.

DUAS EMPRESAS COM VISÕES OUSADAS E SOLUÇÕES EM LARGA ESCALA PARA O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS

Imagens: Divulgação Lenzing e Södra

Em linha com a sua visão de circularidade – “Damos aos resíduos uma nova vida. Todos os dias” -, a Lenzing conduz a indústria em direção a uma economia circular totalmente desenvolvida ao se esforçar para dar aos resíduos têxteis uma nova vida em todos os aspectos de seu negócio principal e ao co-desenvolver soluções circulares com parceiros potenciais dentro e fora da atual cadeia de valor. A Lenzing possui amplo conhecimento no desenvolvimento de inovações de ponta em reciclagem, como as tecnologias REFIBRA ™ e Eco Cycle. Além da polpa de madeira dissolvida virgem, essas tecnologias permitem o processamento de uma proporção substancial de materiais reciclados com base em restos de algodão pré-consumo e roupas pós-consumo.

O OnceMore® da Södra é o primeiro processo mundial para reciclagem em escala industrial de resíduos têxteis de fibras combinadas, e é a floresta que torna isso possível. O processo combina celulose de madeira com resíduos têxteis para criar uma polpa solúvel pura e de alta qualidade, que pode ser usada para produzir novas roupas e outros produtos têxteis.

Durante 2022, um novo investimento irá aumentará em dez vezes a capacidade de produção de celulose OnceMore® e atingirá um nível mais alto de conteúdo têxtil reciclado. A meta para 2025 é processar 25.000 toneladas de têxteis e oferecer uma celulose OnceMore® com base em seu material de madeira e 50% de material têxtil reciclado.

Deixe um comentário

Top