De 3 a 13 de setembro, empresas ligadas a todos os segmentos estarão participando da nova data comercial, que pretende se firmar para movimentar a economia do país
Teve início nesta sexta (3) a terceira edição da Semana Brasil, que se estende até o dia 13 de setembro. Criada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Secretaria Especial de Comunicação Social do governo federal, a Semana Brasil veio para incentivar a movimentação do varejo brasileiro num período em que, geralmente, há um ritmo menor de vendas, sem datas comerciais de peso.
De acordo com Marcelo Silva, presidente do IDV, esta é uma ação suprapartidária e envolve todos os setores econômicos, para que empresas de diversos segmentos e portes consigam entregar vantagens reais aos consumidores e movimentar a economia nacional.
As entidades setoriais também se mobilizaram para apoiar a Semana Brasil, entre elas a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a Associação Brasileira de Varejo Têxtil (Abvtex).
Na visão do presidente da Abit, Fernando Pimentel, a Semana Brasil é um evento que está procurando se consolidar para criar mais uma data comemorativa que favoreça a atividade comercial e produtiva, já que depois do Dia dos Pais, em agosto, a data subsequente é a do Dia das Crianças, em outubro, onde a predominância de presentes é de brinquedos; e em novembro há a Black Friday, que possui um apelo mais forte no segmento de eletroeletrônicos, apesar do crescimento nas vendas de itens de vestuário, porém, é uma data que, de certa forma, acaba “canibalizando” as vendas de Natal.
“Para o setor têxtil e de confecção, seria muito importante que a Semana Brasil criasse realmente uma força e uma história, pois setembro é um período de transição de coleções, onde há o início dos lançamentos primavera-verão”, explica Pimentel.
“Nós, da Abit, somos apoiadores de primeira hora e acompanhamos a evolução do evento, ano a ano. É importante que as associações setoriais participem junto aos seus representados fornecendo informações e materiais de apoio, para que a data se fortaleça cada vez mais e eles possam gerar uma nova oportunidade de negócios. É isso o que estamos fazendo aqui na Abit.”
Saiba mais em https://www.gov.br/semanabrasil/