Iniciativa faz parte de uma série de ações da marca para reduzir seu impacto e o da cadeia têxtil no meio ambiente; ação integra o projeto de compensação do dobro de pegada de CO2 da empresa, que passou a ser 100% carbono negativa em 2021
A AMARO, RetailTech pioneira na junção de tecnologia e criatividade no Brasil, lança uma nova coleção feminina completa, toda ecologicamente sustentável, produzida a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis, além de tecidos feitos com matérias-primas certificadas, renováveis e que têm menor consumo de água e de químicos em seu processos. Até mesmo os aviamentos foram pensados para gerar o menor impacto possível – os zíperes de toda a linha são feitos de garrafa pet, entretanto, sua fabricação não utiliza metais pesados.
A coleção conta com modelos de peças femininas e infantis, incluindo saias, vestidos, tops, camisetas, calças e shorts jeans, além de calçados (tênis e sandália), além de peças infantis. O movimento está em linha com o que desejam as clientes da marca – em pesquisa realizada no primeiro semestre, a AMARO descobriu que 64% das clientes querem comprar de maneira mais sustentável.
Entre as matérias-primas das peças estão algodão com certificação BCI (Better Cotton Initiative), que é cultivado com menos insumos químicos e menos consumo de energia e água; e o Algodão Brasileiro Responsável, que segue boas práticas sociais, ambientais e econômicas em seu cultivo. Botões ecológicos, viscose certificada EcoVero™ da Lenzing™, que possui fibras com baixa emissão de carbono e menor impacto ambiental. Além de Tecido Zat Stretch, da Vicunha, com economia de até 95% de água nos processos de acabamento e menor utilização de matéria-prima virgem, com o uso de fibras recicladas, além de outros materiais.
Desde 2018, a AMARO está reduzindo seu impacto e emissão de carbono no meio ambiente em todas as áreas. Toda a sua linha de produtos fitness básicos já é feita com matéria-prima 100% biodegradável, o que significa que são necessários três anos para a degradação completa da peça em aterros sanitários. Para tecidos sintéticos comuns, esse prazo salta para 50 anos.
Já no caso das peças jeans da AMARO, cerca de 75% já são produzidas de forma mais sustentável, com economia de 100 mil litros de água por ano e redução de 90% no uso de produtos químicos. Além de lançar coleções mais sustentáveis e reduzir o impacto em diversas frentes, desde agosto, todos os produtos vendidos pela marca contemplam a inclusão da pegada de carbono de cada peça nas páginas do e-commerce, além de um menu especial para navegação em produtos sustentáveis.
Em agosto, a AMARO anunciou ter se tornado a primeira marca de consumo brasileira 100% carbono negativo. Desde janeiro deste ano, a empresa passou a neutralizar, em dobro, toda a emissão de carbono (CO²) oriunda de seus produtos, considerando matéria-prima, manufatura, armazenamento, transporte e entrega; e de suas atividades corporativas, como viagens, servidores, e Guide Shops (lojas físicas).
Foto: Divulgação / AMARO