Realizado pelo Ipec, estudo identificou que apesar de os brasileiros estarem com menos peças no guarda-roupa, na hora da compra, conforto e qualidade estão entre as características mais procuradas; preço perdeu relevância em relação à pesquisa de 2018
Para entender os hábitos e motivações de compra dos consumidores de Jeans e Sarja, a The LYCRA Company encomendou uma pesquisa que identificou importantes mudanças desde o seu último estudo, realizado em 2018, antes da pandemia da Covid-19. A divulgação do estudo ocorreu durante a Semana de Lançamentos de Coleções, no espaço Denim City, em São Paulo, nesta quarta-feira (27.10).
Desta vez, a pesquisa, que foi conduzida pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), entre 16 e 25 de agosto de 2021, revelou que o número de calças no guarda-roupa passou de 8,6 para 7,7 peças. Embora o consumo esteja passando por adaptações, já que a compra de calça jeans caiu 4 pontos percentuais (de 92% para 88%) e a de calça de sarja apresentou um aumento de 10 pontos percentuais (de 26% para 36%) em relação à pesquisa anterior, o estudo mostrou que o consumidor está mais consciente e faz mais avaliações na hora da compra.
CONFORTO E MODELAGEM MAIS JUSTA
A pesquisa identificou que no segmento de jeans, o principal driver para a compra de uma calça é conforto, seguido por qualidade e durabilidade – todos esses atributos apresentaram alta nas menções frente à pesquisa anterior. Ao mesmo tempo, o fator preço baixo perdeu relevância, o que mostra que o consumidor passou a priorizar outros critérios de compra. O preço médio pago por uma calça aumentou por volta de 10% se comparado ao valor de 2018.
Segundo a gerente de marketing da The LYCRA Company, Silvana Eva (foto), a marca LYCRA® é que se apropria da maior quantidade de atributos identificados na pesquisa, destacando-se em relação às demais marcas nos quesitos conforto, caimento, qualidade, durabilidade e valorização do corpo, como destaca: “70% dos consumidores conhecem a marca LYCRA®, o que representa a nossa força no segmento.”
A preferência nacional ainda é por modelos de calças mais justas e que mostram as curvas do corpo. Os modelos mais utilizados pelas mulheres são a skinny, seguido pela slim e a tradicional. Já no mercado masculino, a calça mais usada é a slim e o modelo tradicional.
O canal de compra mais procurado continua sendo as lojas de departamentos (como C&A, Riachuelo, Renner e Marisa), seguido pelas multimarcas e a internet, que apresentou um crescimento de 11 pontos percentuais.
A pesquisa – quantitativa e realizada de forma online -, contou com 1.000 entrevistas, representando a população brasileira de internautas de 16 a 54 anos, das classes ABCDE, que compraram calça jeans e/ou de sarja nos últimos 12 meses.
Para assistir a divulgação da pesquisa feita pela gerente de marketing da empresa, Silvana Eva, e as participações da vice-presidente América do Sul da companhia, Adriana Morasco, e da diretora global de marketing estratégico para denim da The LYCRA Company, Ebru Ozaydin, falando sobre como a pandemia impactou os hábitos de consumo de jeans no mundo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=g0h98fe2O2Q
SEMANA DE LANÇAMENTO DE COLEÇÕES
A divulgação da pesquisa foi feita durante a Semana de Lançamentos de Coleções, no espaço Denim City, em São Paulo. Na ocasião, grandes tecelagens apresentam suas novidades em tecidos e muitos deles contam com as tecnologias da The LYCRA Company.
Nesta edição, a Santista Têxtil lançou quatro artigos com o fio LYCRA®, sendo dois da família LYCRA® DualFx que utiliza o fio LYCRA® + LYCRA® T400, batizado pela tecelagem de Triblend, que conta com alta elasticidade e recovery. Além do toque macio do algodão, esse tecido tem a elasticidade do fio LYCRA® e a estabilidade dimensional, resistência do fio LYCRA® T400 que ainda contribui para melhorar ainda mais a elasticidade. A empresa também está apresentando ao mercado dois artigos com um fio LYCRA® mais robusto: a coleção Sticker Power, que permite um alto power com boa recuperação. Ideal para peças super justas.
A Vicunha Têxtil apresentou um novo tecido, denominado Rapel, que conta com a tecnologia LYCRA® Anti X Slip. Com o aumento do uso de poliéster, rayon e outras misturas de fibra em denim, o deslizamento da costura se tornou um desafio para fabricantes, marcas, varejistas e, finalmente, para o consumidor final. Esse fio reduz o enrugamento causado pelo deslizamento de costura e melhora a qualidade da peça. Além disso, a empresa mostrou novos artigos na família de tecidos Perfect Fit, que contam com a tecnologia LYCRA® DualFx (feitos com fio LYCRA® T400 e o fio LYCRA® original), e que proporcionam um alto recovery, retenção da forma, excelente ajuste, conforto e durabilidade. Tudo que os consumidores desejam hoje. Os tecidos são o Patricia e Patricia Black Black
A Canatiba Têxtil, reforçou sua família de produtos da família DUO CORE, que promove diferenciação e alto stretch, e apresenta uma nova família de tecidos AURORA DUO CORE com a tecnologia LYCRA® DualFx que proporcionam mais recuperação, retenção da forma e conforto.
A Cedro Têxtil, empresa que usa exclusivamente elastano LYCRA® em sua linha, apresentou a sua coleção com o fio LYCRA® ADAPTIV™, que conta com uma fórmula desenvolvida para esticar, se acomodar e se adaptar a diferentes formatos de corpos como uma segunda pele, graças a um polímero revolucionário. A Cedro foi a primeira empresa no mundo a lançar um tecido com esse novo fio. O novo fio deu origem à tecnologia “Cedro Comfy” presente no tecido FITSYOU, artigo de lançamento da linha Comfort Shape da Cedro.
A Covolan trouxe sua nova coleção com produtos LYCRA® EcoMade, fio com elastano produzido com 20% material reciclado pré-consumo e com certificação GRS (Global Recycled Standard), mantendo o mesmo desempenho, porém com mais sustentabilidade. Os novos artigos com o LYCRA® EcoMade são o Ancona, Bergamo e Genova.