A abertura das feiras de inovação e conhecimento para as indústrias têxtil e comunicação visual Maquintex e Signs Norte Nordeste nesta quarta-feira, 17, foi um sucesso de público e de negociações. Neste primeiro dia, a feira reuniu centenas de pessoas que passaram pelo Centro de Eventos do Ceará e puderam visitar os 80 expositores que ocuparam todo o pavilhão Oeste em um espaço de 13.500 m².
Para o diretor de comunicação da Febratex Group, Hélvio Pompeo Jr. (foto), esta edição da Maquintex e Signs já pode ser considerada histórica e um sucesso, tendo em vista que foi organizada e produzida em tempo recorde. “Estamos muito felizes por retomar o trabalho. Os profissionais do mercado que atendemos estavam ansiosos por essa volta, assim como os expositores e nossos parceiros”, ressalta.
EDIÇÃO HISTÓRICA
Para Patrícia Marques, gerente comercial do Grupo Amazonas, empresa que participa mais uma vez da Maquintex, é sempre uma grande expectativa participar de uma feira desta magnitude, em especial esta edição que marca a retomada de eventos no estado do Ceará. “Neste ano, trazemos como novidade as tintas de sublimação, as cabeças de impressão e outros produtos que podem ser encontrados em nosso estande”, destaca a gerente comercial.
Já para Luiz Carlos “Xixiro”, à frente Sign Tech, empresa que marca presença nas feiras Maquintex e Signs desde o princípio, esta edição é uma espécie de reencontro para todos que estarão presentes durante os três dias em que a cidade vira o epicentro dos negócios em comunicação visual do Nordeste. “Estamos aqui desde a primeira edição da feira Maquintex. A novidade que trazemos para esta edição é a impressora com tecnologia sublimática, além de estar apresentando impressoras com um upgrade que permite evitar a produção de lixo e de resíduos para o meio ambiente”, destaca o empresário da Sign Tech.
PALESTRAS, OFICINAS E MESAS
O primeiro dia de palestras da Maquintex e Signs Nordeste foi conduzido por representantes de conceituadas empresas do segmento. O gerente regional de vendas da Singer do Brasil, Felipe Rodrigues Alves, abriu a programação ministrando o tema “Andrade Máquinas e Singer entregando soluções para costura criativa”.
Em seguida, Carlos Daniel, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Pró-Sertão), apresentou a oficina “Oficinas de costura como fator decisivo para a geração de emprego e renda”. Já a profa. Dra. Íris Oliveira da Silva, também da UFRN, conduziu o tema “Desenvolvimento de Novas Tecnologias para a Indústria Têxtil”. O prof. Dr. Ivan Medeiros, da UFRN, conduziu a palestra “Têxteis Técnicos – o mundo dos materiais à bae de fibras”.
A mesa redonda do primeiro dia debateu a temática “Direito da Moda: Perspectivas Jurídicas da Indústria da Moda” e teve como mediadora a professora Sarah Ruth Grangeira, que estimulou a troca de ideias entre a advogada Nara Brandão, a professora Dayane Nayara Alves e o empresário Paulo Rabelo.
Encerrando o primeiro dia, a palestra TED trouxe à cena o tema “Produção, Inovação, CRIATIVIDADE e os novos modelos de negócios”, conduzido por Fernanda Farias.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
Em obediência aos protocolos de segurança determinados pela Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde do Ceará será exigido para retirada de credencial e acesso ao evento o comprovante de vacinação completa (2 doses ou dose única), há pelo menos 15 dias do ingresso no evento, através de comprovante físico ou digital.
Todas as atividades acontecem durante o horário normal das feiras, das 13h às 21h.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA – FEIRA MAQUINTEX
QUINTA-FEIRA – 18/11
13h45 às 14h15 – Indústria 4.0 e o Perfil Profissional • Profa. Flávia Dias, Centro Universitário Estácio do CE
14h30 às 15h – Tipos de pesquisas aplicadas à moda • Priscila Medeiros Camelo, Unifor
15h15 às 15h45 – A história e o futuro da moda • Ricardo Bessa, Unifor
16h45 às 17h – Faça vendas recorrentes na indústria da comunicação visual • Samuel Buarque, ADTEC
17h15 às 17h15 – Agulhas de Costura – Conheça os diferenciais e aplicações para uma costura perfeita • Adalberto R. Kossmann, Grupo NS
17h30 às 18h – Mercado Digital Sublimático Presente e Futuro • Cristiano Maneti, JC Isotex
18h15 às 19h – Como resolver a falta de mão de obra do segmento têxtil • Adilson Zeferino, Welttec
19h15 às 19h45 – A evolução dos processos de estamparia • Giovana Cadilhac, Unifor
20h às 20h30 – Consultoria de imagem • Juliana Romero, Unifor
SEXTA – 19/11
15h às 15h45 – Jeans, um universo azul e seus desafios • Josenias Vasconcelos – Estilista
16h às 16h30 – Tendências de Moda Feminino P/V 22 • Bárbara Farias, Santana Textiles
16h45 às 17h15 – Haco: matéria-prima para criativos • Lucas Fortes Rocha, Haco
17h30 às 18h – Varejo: da estratégia de compras ao PDV • João Angelo Zanuzzi, Centauro NE