A Assembleia Geral de Acionistas da Lectra, realizada em 29 de abril de 2022, nomeou dois novos administradores ao seu board diretivo: Ross McInnes e Hélène Viot Poirier, que terão um mandato de quatro anos. Ambos se tornam membros do Comitê de Auditoria, Comitê de Nomeações e Comitê Estratégico da Lectra. Hélène Viot Poirier também se torna membro do novo Comitê CRS (Responsabilidade Social Corporativa).
Importante player global nos mercados de moda, automotivo e moveleiro, a Lectra projeta soluções de inteligência industrial – software, equipamentos, dados e serviços – que possibilitam a transformação digital de seus clientes.
Em 2017, a Lectra lançou sua estratégia Lectra 4.0 com o objetivo de tornar a empresa um player chave da Indústria 4.0 em seus mercados até 2030. Como parte de seu roteiro 2017-2019, a Lectra integrou com sucesso as principais tecnologias para a Indústria 4.0 e soluções de software no modo SaaS em suas ofertas. O roteiro 2020-2022 da empresa deve permitir que ela aproveite todo o potencial de suas novas ofertas, garantindo o crescimento sustentável e lucrativo de seus negócios.
Ross McInnes, de nacionalidade franco-australiana, é atualmente presidente do Conselho de Administração da Safran, diretor da Engie, presidente do Comitê de Ética, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, membro do Comitê de Auditoria e membro do Comitê de Estratégia, Investimento e Tecnologia e, até novembro de 2022, um dos diretores da Eutelsat Communications, presidente do Comitê de Nomeações e Governança e membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance.
Graduado pela Universidade de Oxford, McInnes começou sua carreira em 1977 na Kleinwort Benson, em Londres, e depois no Rio de Janeiro. Em 1980, ingressou no Continental Bank (agora Bank of America) em finanças corporativas. Ele passou a ocupar o cargo de diretor financeiro da Eridania Beghin-Say de 1991 a 1999, de vice-presidente executivo e diretor financeiro da Thomson-CSF (agora Thales) de 2000 a 2005, e de vice-presidente de Finanças e Estratégia da PPR (agora Kering) de 2005 a 2006. Em 2006, Ross McInnes ingressou no Conselho Fiscal da Générale de Santé e no ano seguinte atuou como presidente interino do Conselho de Administração. Ele também foi vice-presidente da Macquarie Capital Europe. Em 2009, McInnes ingressou na Safran e tornou-se vice-presidente executivo para Assuntos Econômicos e Financeiros, depois, presidente do Conselho de Administração da Safran em 2015.
Em fevereiro de 2015, foi também nomeado representante especial para as Relações Econômicas com a Austrália pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Desenvolvimento Internacional francês, no âmbito da política de diplomacia econômica francesa. De 2016 a 2019, foi membro do Alto Comitê de Governança Corporativa. Em 2017 foi nomeado co-presidente do Comitê “Action Publique 2022” pelo primeiro-ministro francês, responsável por propor reformas de políticas públicas.
Em 2018, Ross McInnes foi nomeado Trustee da IFRS Foundation e em outubro do mesmo ano, o primeiro-ministro francês confiou-lhe a missão de promover a França junto de empresas não financeiras britânicas e estrangeiras estabelecidas no Reino Unido que estão a ponderar o seu futuro fora da União Europeia.
Nos últimos cinco anos, Ross McInnes foi membro do Conselho de Administração da Lectra e membro do Comitê de Auditoria, do Comitê de Remuneração e do Comitê Estratégico. Este primeiro mandato terminou em abril de 2020.
Hélène Viot Poirier é membro do Conselho de Administração da Selinko (Bélgica) desde 2021, Conselheira da ConsoFlash, parte do grupo Mediaperformances, desde 2018, e Conselheira do CF Group desde 2022.
Graduada pela HEC Paris, Hélène começou sua carreira em 1997 no Club Internet (Grupo Lagardère), depois trabalhou para Kertel (grupo Kering). Em 2001, ingressou no grupo Orange, onde como diretora de Unidade de Negócios desenvolveu o mercado ADSL na França, depois o mercado de serviços multimídia móveis. Hélène assumiu a gestão geral das atividades digitais da Orange na França em 2010 como vice-presidente de Portal e Serviços Digitais. Em 2016, ingressou no grupo Vivarte (2 bilhões de euros em faturamento, 12 marcas de moda), como Chief Digital and Marketing Officer e membro do Comitê Executivo.
Em 2017, Hélène Viot Poirier tornou-se presidente e CEO da Chevignon, parte do grupo Vivarte, transformou a empresa e a marca e lançou a primeira coleção ambientalmente responsável. Como parte de uma reestruturação estratégica da Vivarte, acionista da Chevignon, ela liderou o processo de venda da Chevignon. Desde 2020, como consultora sênior independente, tem apoiado projetos estratégicos de crescimento interno e externo nos setores de moda, digital e bens de consumo.