Neste ano, 76% dos brasileiros irão às compras para a data; especialista da Linx aponta o melhor caminho para um varejo omnicanal
O Dia das Mães, data mais aguardada do primeiro semestre para o varejo, acontece neste domingo (08) e promete ser diferente para as famílias, especialmente diante o atual cenário de pandemia, com protocolos mais flexíveis e o varejo físico mais aquecido. Uma pesquisa realizada pela Inteligência de Mercado Globo mostrou que 76% dos brasileiros irão presentear no Dia das Mães – um crescimento considerável, considerando os 59% de 2021. Na ordem de preferência de canal de compra, as lojas físicas locais lideram com 40%, seguida das grandes lojas de marca, com 30%, e dos e-commerces e marketplaces, com 29%. Dentre todos, 53% irão comprar na semana, véspera ou na própria data comemorativa. Tais dados reforçam que o movimento de retorno às ruas é uma realidade, mas que isso não anula a importância de ter um negócio omnicanal para suprir as necessidades do consumidor.
Em 2021, relatório desenvolvido pela Linx, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), mostrou que o varejista investiu em descontos para a data, estratégia mais eficaz para chamar a atenção do consumidor. O setor de moda liderou o ranking de cupons de descontos aplicados, com 32,7% do percentual do nicho, seguido por serviços de alimentação como restaurantes, com 19,6%. Isso refletiu no comportamento do consumidor, considerando que o ticket médio do período teve alta de 7,6% para o segmento de moda, após dois anos em queda.
Se uma loja não possui presença tanto física quanto virtual, automaticamente está perdendo um público considerável de possíveis clientes. Quanto mais canais, maiores serão as chances de atingir diferentes pessoas, como explica Caio Camargo, diretor comercial da Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo. “Em momentos como esse, estratégias que priorizam a conveniência para quem compra serão essenciais para expandir as chances de retorno do consumidor, não sendo essa somente uma compra única, com o objetivo de fidelizá-lo. Frete grátis, entregas no mesmo dia, oferta de todas as formas de pagamento, descontos progressivos, modalidades como pick up in store ou ship from store, são ações que colocam o cliente no centro.”
A pesquisa citada anteriormente também pontuou que taxas de frete ruins serão os principais motivos de desistência de compra, liderando o ranking com 59%. E para a hora de pagar, o Pix já é preferência de 34% das pessoas entre 16 e 29 anos. “Basear cada decisão estratégica do negócio a partir do comportamento do cliente, pode ser a melhor saída para ter bons resultados nesse Dia das Mães. Mas para isso, é necessário entender as jornadas de consumo de forma individual, o que é possível a partir da coleta e análise de dados que gerarão insights para o varejista. Quem já está conseguindo amarrar as ações de acordo com seu público-alvo e entregando qualidade em cada etapa de compra, poderá ver o negócio alavancar não apenas momentaneamente, mas também a longo prazo, pensando em datas como Black Friday e Natal”, finaliza o executivo da Linx.
COMPRAS VIA REDES SOCIAIS AMPLIAM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
As redes sociais estão funcionando como porta de entrada para o primeiro contato entre marca e consumidor. Com milhões de usuários, o varejo seguiu esse fluxo e hoje também está presente nas redes. Uma pesquisa do IDC encomendada pela Infobip mostrou que 80% dos varejistas já utilizam Facebook ou Instagram para vender. “Utilizar as redes sociais para vender no Dia das Mães é uma ótima jogada, mas as possibilidades não param por aí. O atendimento virtual e os próprios conteúdos do negócio nas redes são maneiras de engajar e construir um relacionamento próximo e duradouro com o cliente”, afirma Camargo.
Foto: Sai de Silva – Unsplash