Certificação garante que a calçadista traz a sustentabilidade em todos os seus pilares: ambiental, social, econômico e cultural
Mais uma grande indústria calçadista recebeu, no último dia 5 de agosto, a certificação no Origem Sustentável. A certificação garante que a Via Marte traz a sustentabilidade em todos os seus pilares, ambiental, social, econômico e cultural.
Na entrega da certificação, ocorrida na sede da empresa, em Nova Hartz (RS), o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Haroldo Ferreira, destacou o empenho da calçadista, principalmente na área social, na qual possui uma série de ações junto a todos os stakeholders com o objetivo de engajar pessoas e empresas sobre a importância da sustentabilidade. “A sustentabilidade é uma jornada. Hoje a Via Marte se engaja no time de empresas responsáveis e certificadas pelo programa, o único da cadeia calçadista no mundo”, comentou. O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, ressaltou a importância do engajamento de mais uma grande calçadista ao programa, como forma a estimular cada vez mais a cadeia de fornecedores. “O Origem Sustentável é um programa sério, com indicadores internacionais e auditorias externas. O fato de a Via Marte estar certificada certamente irá estimular com que mais empresas, inclusive de fornecedores de insumos e materiais, se tornem sustentáveis”, disse.
O gerente de Recursos Humanos da empresa, Elizeu Fontes, destacou que entre as ações de sustentabilidade que culminaram na certificação da calçadista está a implantação de uma estrutura de governança da sustentabilidade, a qual criou as políticas na área com seus desdobramentos de metas e indicadores a serem alcançados. “A Via Marte visualiza a sustentabilidade com muita seriedade, como meio de perpetuar a empresa realizando a gestão em todas as suas dimensões”, ressaltou o gerente, destacando que, na área, se destacam a ética e a conduta que a empresa possui nas relações com os seus colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e sociedade, com a qual a organização realiza um trabalho de engajamento com relação à política institucional de sustentabilidade.
Com uma produção diária de 30 mil pares de calçados, dos quais exporta 12% para os Estados Unidos e países da América Latina, Europa e Oriente Médio, a Via Marte é uma das principais indústrias de calçados do Rio Grande do Sul e emprega mais de 2,2 mil pessoas em três unidades, duas em Nova Hartz e uma em Sapiranga (RS).
SOCIAL
Na área social, a Via Marte realiza, em parceria com o SESI, um programa de cuidado com a saúde dos colaboradores por meio de atendimentos odontológicos, vacinação contra a gripe, controles e acompanhamento de hipertensos, diabéticos e obesidade, tudo de forma gratuita.
Além disso, a empresa promove ações de desenvolvimento dos funcionários, com cursos profissionalizantes, de graduação e pós-graduação, e treinamentos internos. No ambiente da produção, a calçadista também realiza uma série de ações para eliminação da insalubridade, como a não utilização de substâncias restritas na fabricação dos calçados e a substituição de adesivos químicos por adesivos a base d'água na preparação dos cabedais; a redução do ruído dentro dos setores produtivos; climatização; entre outras medidas definidas em um amplo programa de ergonomia que tem o objetivo de trazer melhor qualidade de vida no trabalho.
A Via Marte possui, ainda, engajamento social na comunidade em que está inserida. Alguns dos projetos de destaque são o Grupo Amigos da Via Marte, com 122 colaboradores doadores de sangue, realizando a cada 90 dias doações que atendem a toda a sociedade; o patrocínio anual à feira do livro e à festa cultural de Nova Hartz; apoio a entidades como Apae, Liga de Combate ao Câncer, Bombeiros Voluntários etc; e doações de livros à biblioteca municipal.
AMBIENTAL
Especificamente na área ambiental, a Via Marte buscou a assessoria da Ecovalor, empresa de gestão ambiental que auxilia na realização do gerenciamento dos resíduos sólidos originados do processo produtivo. “Todos os resíduos da empresa passam por uma reciclagem interna e o que não pode ser reciclado é descartado de forma correta por meio de co-processamento, servindo como combustível de queima para as empresas cimenteiras”, informa o gerente, acrescentando que a empresa possui parte do consumo de energia elétrica proveniente de fonte limpa desde 2020 e que realiza projetos de doações de mudas de árvores para reflorestamento em áreas degradadas.
FORNECEDORES
A gestão de fornecedores também é outra ação que contribuiu para o recebimento da certificação. “Buscamos fornecedores que já possuem a certificação do programa Origem ou que estão em fase de adquiri-la. O apoio a fornecedores locais em sua grande maioria também faz parte desta gestão”, conta Fontes.
META É O SELO DIAMANTE
Destacando que a sustentabilidade é uma jornada permanente, Fontes conta que a Via Marte pretende montar um departamento com profissionais na área de sustentabilidade, que possam dar continuidade ao trabalho implantado e que busquem desenvolver as políticas de sustentabilidade da empresa. “Iniciamos com a certificação nível Prata e continuaremos com um trabalho sério para buscar a certificação nível Ouro na próxima etapa, mas nossa meta estipulada é o nível Diamante”, conclui o gerente.