Como parte da coleção “Mestres do Jeans”, desenvolvida em parceria com a Denim City SP, o Selvedge Denim chega às lojas em edição limitada e com garantia de 60 anos
A Oficina Reserva, marca do grupo AR&Co conhecida por reinventar os clássicos do guarda-roupa masculino, está tratando agora da revolução do jeans, e lança neste mês de setembro a coleção “Mestres do Jeans”, que busca resgatar a essência do jeans no mercado nacional.
Uma linha que combina tradicionais técnicas de tecelagem à tecnologia de ponta e sustentabilidade. São quatro calças, em edição limitada, feitas para durarem a vida toda. Entre elas, primeiro Selvedge Denim 12 Oz 100% brasileiro, o denim mais nobre do mundo e sucesso absoluto entre os denim heads. Com modelagens essencialmente atemporais e alta durabilidade, chancelada pela garantia de 60 anos.
“Essa linha demonstra bem essa nossa ideia do que é feito para durar. São as calças mais eternas que se pode ter. Criamos uma coleção enxuta, objetiva, em edição limitadíssima, com peças numeradas, e o primeiro selvedge jeans já feito no Brasil, um índigo super especial para o mundo inteiro, que agora é a nossa grande estrela”, diz Marcello Gomes, diretor de estilo da Oficina.
A coleção “Mestres do Jeans” foi desenvolvida em parceria com a Denim City SP, um hub de inovação e sustentabilidade de Amsterdam focado no resgate da essência do denim. Sua primeira unidade fora da cidade holandesa chegou a São Paulo recentemente para conectar todos os pontos da cadeia de produção do jeans nacional. A Oficina se juntou aos especialistas do instituto, o sangue azul do jeans nacional, com décadas de experiência, para criar os jeans premium da linha.
Os quatro modelos de calças resgatam a tradição desse ícone da moda com um olhar de vanguarda. Batizados de Mick, Dean, Steve e Clint em homenagem a outros ícones, do cinema e da música, as peças são construídas com tecido e aviamentos de altíssima qualidade e resistência e processos sustentáveis.
SELVEDGE DENIM
Sinônimo de qualidade e exclusividade, o selvedge denim é a estrela do mundo do jeans. Para fazê-lo, são utilizadas técnicas de tecelagem antiga, em um tear de lançadeira. Esse maquinário mais antigo e manual requer um consumo maior de algodão e um processo manual muito mais demorado. Ele garante uma trama mais justa ao tecido, tornando-o mais durável e rígido do que as técnicas modernas. O denim Selvedge também desbota melhor do que o denim padrão ao longo dos anos.
Em peças selvedge (self + edged), pode-se ver a borda real do tecido, onde a tecelagem termina e é finalizada pelo tear – por isso o nome, ao contrário do jeans feito em um tear de projétil, onde o tecido é cortado nas pontas. As fábricas de denim que optam por produzir Selvedge conhecem e valorizam a história do denim. Como resultado, chegam em produtos superiores. Qualidade do fio, técnicas de tingimento, controle de qualidade e design são resultado de um minucioso processo artesanal.