Polo de Moda de Maricá (Pomar) é resultado de uma parceria entre o SENAI CETIQT e a prefeitura do município fluminense
Foi oficializada, na última sexta-feira (11), no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil no campus Barra da Tijuca, a criação do Polo de Moda no município de Maricá (Pomar), resultado de uma parceria entre o SENAI CETIQT e a prefeitura da cidade visando atender às crescentes demandas do mercado da cadeia têxtil – além de contribuir com o investimento na geração de empregos para costureiras locais. Com a presença do diretor do SENAI CETIQT, Sérgio Motta; o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha; e o presidente da Codemar, Olavo Noleto, a cerimônia foi apresentada com o slogan de “Aqui tudo vira moda” e contou com a exibição de um documentário fashion film e um vídeo de apresentação do Pomar, em que ficou definido que o polo começará a funcionar no primeiro semestre de 2023.
“É um prazer muito grande participar desse projeto. Nós já trabalhamos com outras instituições, mas acho importante destacar o diferencial dessa. A gente acredita que, dessa parceria, de cada pessoa que a gente interagiu, da prefeitura de Maricá e da Codemar, nós conseguimos perceber que existia muita paixão e foi isso que nos impulsionou a nos envolvermos nesse projeto de forma intensa. Eu acredito que esse projeto vai trazer um impacto enorme para o município e na geração de empregos. É um exemplo para nosso país essa iniciativa, a prefeitura de Maricá está de parabéns e estamos muito honrados de fazer parte disso”, declarou Sérgio Motta.
Na ocasião, o prefeito Fabiano Horta destacou a importância dessa parceria no crescimento da economia local, potencializando a indústria na cidade e a inserção de novos profissionais no mercado: “Maricá vive um processo de crescimento demográfico e de comércio intenso. Quando pensamos em fomentar, induzir e desenvolver o mercado da moda e confecção, acabamos por contribuir com um setor que já existe na cidade por meio das costureiras locais, organizando novos negócios e, acima de tudo, valorizando toda essa capacidade que o SENAI CETIQT tem para que possamos dinamizar e impulsionar a economia local. Então, para nós, é um desafio de agregação de valor para a cidade no futuro que hoje aponta para o setor de moda e confecções como algo concreto e real a partir dessa parceria”, revela.
Na cidade de Maricá, o mercado têxtil possui uma grande potência devido ao alto número de costureiras profissionais locais. Portanto, é estimado que, no próximo ano, o investimento no polo de moda permita que a população conte com cursos gratuitos e profissionalizantes na área, potencializando a formação de profissionais na área de modelagem, corte e costura industrial de vestuário, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de produtos de moda e moda circular.
“A chegada desse polo tem uma importância gigantesca. Eu trabalho com costura há sete anos e há três atuo na área têxtil e o SENAI CETIQT é uma referência para mim. Hoje, finalmente, posso realizar o meu sonho e o de várias mulheres da cidade. Sem dúvidas, essa é a melhor coisa que poderia ter acontecido para nós, profissionais da área”, comemora Luana Pontes, costureira e profissional de confecção de bolsas.
INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA TÊXTIL E AS EXPECTATIVAS DE CRESCIMENTO ECONÔMICO E CRIATIVO NA CIDADE
Além da parceria com o SENAI CETIQT, a criação do Pomar conta com a contribuição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá, por meio da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade. Para Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, a expectativa quanto ao polo é grandiosa proporcionalmente aos agentes envolvidos na parceira: “O SENAI CETIQT é uma instituição respeitada no mundo inteiro, por isso essa junção dá a exata dimensão do que Maricá espera para contribuir na retomada do estado do Rio de Janeiro no que diz que respeito ao protagonismo na economia criativa e da moda. Então, a cidade de Maricá se vê em condições de dar essa contribuição qualificando as costureiras na arte do ofício e contribuindo no nascimento de empreendedoras do ramo fazendo o mapeamento de mercado. Com toda certeza essa parceria vai proporcionar para a cidade um grande arranjo produtivo e a criação de uma mola propulsora de recuperação para o Rio de Janeiro na indústria têxtil”, conta.
“Maricá é uma potência que está nascendo, a pequena Maricá é atrevida e ela se apresenta entendendo que na cidade existe mão-de-obra que pode ser qualificada, um processo produtivo que pode ser incrementado e, com a parceria do SENAI CETIQT, nós vamos colocar o pezinho no mundo da moda, discutir tendências e disputar espaço no mercado. Nós somos apaixonados e preparem-se, porque Maricá está chegando”, ressaltou Olavo Noleto, presidente da Codemar.