Marca integra seus canais de venda e se comunica com cliente de forma personalizada
A pandemia que assolou o mundo nos primeiros meses do ano, trouxe muitas consequências para o mercado varejista. Com as lojas fechadas, o canal de compra online se tornou ainda mais importante para as empresas manterem seus negócios vivos. Para entender a mudança do comportamento de consumo dos brasileiros, marcas precisaram aprender a identificar os hábitos e preferência dos seus clientes. Pensando nisso, a Youcom, marca de lifestyle jovem, se uniu à Pmweb, líder em CRM e data driven marketing, para lançar o Projeto 360° – ferramenta em que é possível mapear a jornada de compra do cliente e se comunicar com ele de forma assertiva e personalizada.
A novidade se tornou possível por meio do processo de integração dos dados de todos os pontos de contato com o cliente, incluindo as vendas nos canais online e offline e da abordagem mais próxima do consumidor que, por meio dos dados coletados, entende as preferências do cliente através de uma estratégia omnichannel que está sendo implementada na marca desde 2019. O processo de integração de seus canais trouxe bons resultados. No ano passado a marca identificou um aumento na receita líquida de 221,3 milhões de reais – um crescimento de 23,3% em comparação ao ano anterior.
Com a ferramenta 360°, a equipe de lojas físicas da Youcom pode acessar, através dos celulares corporativos da empresa, as informações de cada cliente. Sempre atentos em relação a Lei Geral de Proteção de Dados, é possível promover um atendimento personalizado com base nos dados oferecidos pela plataforma, como perfil do cliente, hábitos de compra, além de entender a proximidade do consumidor com a marca. O 360° também possibilita que o consultor Youcom entre em contato com o cliente, via sistema de comunicação da ferramenta, identificando oportunidades e benefícios.
Para o Diretor de Negócio da Youcom, Cláudio Barone, a forma como o cliente consome moda está completamente diferente. “As gerações Y e Z estão totalmente conectadas com a tecnologia e são cada vez mais exigentes, valorizando a experiência de compra e uma abordagem de comunicação cada vez mais personalizada e coerente com o momento que estamos vivendo”, explica.
Diante do novo cenário, com as lojas fechadas, o serviço Drive Thru se tornou uma alternativa eficaz para muitas empresas e mais uma forma da Youcom atender os seus clientes. Por meio do projeto 360°, o consultor Youcom entra em contato com o cliente – de forma proativa – para comunicar o novo serviço. Optando pela compra por meio do Whatsapp, o cliente poderá retirar o produto no shopping com horário marcado.
Implatado no ano passado, o omnichannel permitiu que fosse possível adaptar os espaços das lojas para pequenos centros de distribuição. Diante do novo cenário, a estratégia ganhou força e foi acelerada. As lojas físicas abastecem o estoque do e-commerce, agilizando o processo de logística para envio para todo o Brasil. A ação proporcionou uma redução no prazo de entrega das compras online. “A operação de omnichannel reforça que não existe mais loja física ou e-commerce, mas uma única empresa atuando de maneira integrada nos diversos canais de venda”, conta Barone.
O projeto 360° consolida a estratégia da marca de entregar a melhor experiência omnichannel, encantando o cliente com produtos e serviços de qualidade, de forma inovadora e sustentável.