Lançado oficialmente em 7 de outubro de 2019, o Dia do Algodão celebra a importância da commodity para a economia nacional e global. Para Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o setor sente-se orgulhoso por ser parte relevante nessa rede da cotonicultura. “Somos o principal consumidor dessa matéria-prima produzida em nosso país, onde trabalhamos de forma conjunta com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e Associação Nacional dos Exportadores de Algodão, visando ao fortalecimento de uma cadeia vasta de produção e distribuição.”
A Abit participa desde o início do movimento Sou de Algodão, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para estimular a moda responsável, ética e sustentável e que une a cadeia produtiva, indo da matéria-prima até o produto. O Brasil é o quarto maior produtor e segundo maior exportador mundial da fibra, sendo também o maior produtor de algodão certificado do planeta, o que atesta a combinação exitosa de quantidade, qualidade e sustentabilidade em sua vertente mais ampla, englobando o meio ambiente, o social e a governança. Isso é fruto de um dinâmico e inovador ecossistema de pesquisa, produção e mercado.
Há, porém, segundo Pimentel, o desafio de fomentar a exportação de produtos manufaturados com base no algodão, agregando, assim, ainda mais valor à matéria-prima e gerando mais investimentos e geração de empregos em todos os elos desta enorme e vibrante rede de produção sustentável. “Parabéns aos produtores de algodão do Brasil, bem como à indústria têxtil e de confecção de nosso país, o maior cliente da produção nacional”, frisa o dirigente.