A iniciativa da Prefeitura de São Paulo visa reconhecer ações de inclusão e promoção de direitos humanos e diversidade
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa o varejo de moda nacional, conquistou a 5ª Edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2022 concedido pela Prefeitura de São Paulo.
Pelo 5º ano consecutivo, o Programa ABVTEX de monitoramento e desenvolvimento de boas práticas na cadeia de fornecimento do varejo de moda conquista o Selo, que tem o objetivo de reconhecer ações de inclusão e promoção de direitos humanos e diversidade e ainda construir um banco de boas práticas a partir das iniciativas reconhecidas.
Como a organização que está concorrendo deve apresentar novidades nesta edição em relação às anteriores em que foi premiada, Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, explica as novidades apresentadas nesta edição: “Destacamos a maior exigência com os requisitos de Meio Ambiente e de Governança Corporativa nas auditorias do Programa e o ModaComVerso, movimento lançado para promover uma moda socialmente responsável no Brasil, a partir do estímulo a uma cadeia ética e humana.”
A iniciativa da ABVTEX foi selecionada na categoria Transversalidades do Selo, cujo número de inscrições subiu de 53, ano passado, para 94 nesta edição. No total, a 5ª edição do Selo alcançou a marca de 313 inscrições, enquanto em 2021 foram 183 iniciativas inscritas.
Em 2022, o Programa ABVTEX completou 12 anos sendo o maior esforço setorial de responsabilidade socioambiental corporativa e promoção de trabalho digno na cadeia de fornecimento das principais redes de varejo de moda da América Latina.
O ModaComVerso é um movimento liderado pela ABVTEX cuja atuação é de educar o consumidor para que tenha conhecimento de como são produzidas as roupas e possa exigir das marcas transparência e origem responsável dos produtos. Ele traz de forma didática o que significa condições dignas de trabalho, quais práticas precisam ser adotadas e como identificá-las, quem são e como trabalham os fornecedores do Programa ABVTEX. Assim, busca apoiar o consumidor nas suas escolhas, valorizando a moda transparente e com a consciência de comprar de marcas que monitoram sua cadeia. O engajamento do consumidor é de extrema importância para a transformação da moda e o desenvolvimento da cadeia de valor.
O movimento é inovador ao reunir 17 grandes varejistas de moda, 18 organizações da sociedade civil referências no tema (como Repórter Brasil, Instituto Ethos, Fashion Revolution, entre outros) e os quase 4 mil fornecedores do Programa ABVTEX numa causa comum: o combate ao trabalho escravo, infantil e de estrangeiro irregular, além da informalidade na moda.