Em visita ao Brasil, o general manager da NILIT, Ilan Melamed, falou com exclusividade com a Costura Perfeita sobre os atuais desafios da indústria em tornar seus processos internos e externos mais sustentáveis e o quanto a empresa israelense tem se empenhado em ser um agente de mudanças globais
Costura Perfeita: Mudança-chave: quando começou esse processo dentro da NILIT, do interno para o externo, e de que forma avalia a importância dessa mudança como exemplo para o mercado têxtil global?
Ilan Melamed: A NILIT sempre priorizou a gestão ética e a sustentabilidade como valores corporativos centrais. Nos últimos anos, consumidores conscientes ampliaram rapidamente seus pedidos por têxteis mais responsáveis. Reconhecemos que a NILIT deveria desempenhar um papel mais visível e influente na liderança da indústria têxtil para uma posição ambientalmente responsável. Nossos esforços se concentraram na inovação de processos e produtos. A liderança da NILIT assumiu uma posição ousada na redução do impacto do comércio têxtil e de nossas atividades de fabricação no meio ambiente com investimentos de capital significativos em tecnologia de energia mais limpa, a fim de eliminar gases de efeito estufa e outras emissões e reduzir ainda mais nosso consumo de água e energia em nossas instalações globais. A NILIT introduziu o EcoCare®, o primeiro náilon reciclado da indústria, há mais de dez anos. Apenas nos últimos anos, expandimos rapidamente nosso portfólio SENSIL® de fibras de náilon premium sustentáveis para incluir produtos como náilon pré-tingido WaterCare®, o náilon biodegradável BioCare® e, em breve, um náilon inédito que incorpora biomateriais recuperados de resíduos orgânicos.
Sabemos, por muitos anos de experiência, que a sustentabilidade requer parcerias em toda a cadeia de valor. Trabalhamos em estreita colaboração com nossos colegas para identificar novas oportunidades de reduzir nossa pegada de fabricação. Também fazemos parcerias com fábricas, marcas e varejistas para criar tecidos premium que as pessoas amem e valorizem por sua durabilidade, desempenho, sensação de bem-estar e sustentabilidade. Ajudamos a indústria a educar os consumidores sobre seu papel na sustentabilidade têxtil e promovemos nossos tecidos premium como uma escolha responsável. Somente com todos os participantes envolvidos no esforço – da fibra ao consumidor – a indústria têxtil pode atingir a sustentabilidade ideal que nosso planeta exige.
CP: No final de 2021, a NILIT lançou seu primeiro relatório de sustentabilidade, Making Nylon Sustainable. Como reverter o estigma do náilon e mostrar sua importância com responsabilidade (e durabilidade também como princípio de sustentabilidade)? A NILIT quer elevar o náilon a um novo status, o de impacto positivo, subindo a régua do mercado?
IM: Sustentabilidade tem tudo a ver com escolhas, e elas precisam ser abrangentes e bem-informadas para causar um impacto positivo no meio ambiente. Na indústria têxtil, a sustentabilidade depende de muitos fatores, incluindo fontes de matérias-primas, métodos de fabricação, transporte e uso de produtos químicos. No entanto, também devemos considerar outros fatores que influenciam a sustentabilidade total, como qualidade, durabilidade, bem-estar e questões de fim do ciclo de vida.
O náilon, especialmente o 6.6, oferece muitos benefícios de desempenho que os consumidores realmente valorizam em roupas, como cores ricas, respirabilidade e conforto duradouro, que contribuem para uma sensação equilibrada de bem-estar. Quando as roupas favoritas também são mais duráveis e mantêm seus benefícios estéticos e de conforto por mais tempo, as roupas permanecem como novas e ficam nos armários e fora dos aterros sanitários por anos.
A indústria têxtil precisa abordar a sustentabilidade em todos os aspectos, não apenas nos primeiros passos da longa cadeia de valor. Na NILIT, analisamos o ciclo de vida total de nossos tecidos e buscamos formas de prolongar a vida útil de nossas fibras. Nós nos esforçamos para minimizar o impacto ambiental com tecidos que são feitos de forma responsável, fáceis de cuidar, duradouros e, em última análise, recicláveis ou biodegradáveis no final da vida útil do tecido. Precisamos investir, como indústria, em infraestrutura na ponta da cadeia de valor do consumidor para recuperar, reaproveitar e reciclar roupas a fim de prolongar a vida útil de nossos têxteis e evitar o descarte até o último momento possível.
CP: Qual é o maior desafio da NILIT hoje quanto à sustentabilidade e o que está sendo feito para resolvê-lo? Seria a substituição de matérias-primas virgens por resíduos pré ou pós-consumo?
IM: O maior desafio da NILIT para acelerar a sustentabilidade têxtil é a educação do consumidor. Embora muito mais consumidores hoje estejam interessados no impacto ambiental de suas escolhas, incluindo suas roupas, precisamos expandir rapidamente essa conscientização para diminuir de forma mais eficaz a taxa em que a indústria está prejudicando o meio ambiente. Projetamos nossos produtos para desempenho, conforto e longevidade ideais. Fabricamos nossos produtos com consideração pelo meio ambiente. Trabalhamos para educar a indústria e os consumidores com etiquetas suspensas e outras garantias, mídias sociais, sites, parcerias de comarketing e outros métodos para informar e persuadir os consumidores a fazer escolhas mais ponderadas. Por meio do apoio de nossa marca global SENSIL®, ajudamos nossos parceiros de negócios a comunicar e diferenciar sua oferta de produtos com materiais e narrativas.
Também enfrentamos o desafio de nos elevarmos a novos níveis de excelência no desenvolvimento de produtos sustentáveis. Estamos muito animados com o desenvolvimento do nosso mais novo produto, que será lançado em breve. O SENSIL® ByNature será o primeiro náilon 6.6 a incorporar biomateriais feitos de resíduos orgânicos recuperados no lugar de matérias-primas fósseis virgens. O SENSIL® ByNature não apenas reduzirá os gases de efeito estufa e os resíduos, mas também diminuirá nosso consumo de produtos fósseis não renováveis. A expansão do uso do SENSIL® ByNature na indústria de vestuário terá um efeito imediato e substancial no perfil de sustentabilidade da indústria. Nossos esforços para educar marcas e varejistas, bem como consumidores, serão importantes para atingir esse objetivo.
CP: Existe um cronograma para que a mudança gradual do portfólio da NILIT seja todo sustentável, no que se refere à composição?
IM: A NILIT possui uma iniciativa significativa e contínua para minimizar sua pegada de fabricação por meio de melhorias de processo e inovações na geração de energia. O desenvolvimento de novos produtos foi 100% focado na criação de opções de náilon 6.6 premium mais sustentáveis, que melhoram coletivamente o impacto da indústria têxtil no meio ambiente. E nenhuma das vertentes dessa estratégia de sustentabilidade será realizada de forma gradual. Reconhecemos plenamente que iniciativas eficazes de sustentabilidade devem ser realizadas de forma agressiva se esperamos mitigar substancialmente as contribuições do setor para as mudanças climáticas e a degradação do ecossistema em nossa vida. O status quo é intolerável e uma melhoria gradual é inaceitável. Todos nós devemos trabalhar juntos agora para melhorar rapidamente o impacto que causamos como indústria.
CP: Circularidade: como a NILIT utiliza os resíduos gerados internamente para novos produtos, além dos já existentes no mercado? Este é um pilar do TPS (Sustentabilidade Total do Produto)?
IM: O programa Total Product Sustainability ou TPS da NILIT garante aos clientes, marcas e consumidores que nossos produtos são projetados com total consideração pelo meio ambiente e produzidos com uma pegada de fabricação mínima. O programa TPS é multifacetado, abrangendo aspectos de geração de energia, consumo de recursos, gerenciamento de produtos químicos, eliminação de resíduos e controle de emissões. Nosso foco na análise do ciclo de vida e na circularidade nos leva a reciclar resíduos de polímeros e resíduos de fios em vez de utilizar materiais virgens. Projetamos produtos que incorporam altas porcentagens de conteúdo reciclado e são recicláveis, assumindo que as marcas projetam roupas para opções sustentáveis de fim de vida. Por fim, quando a reciclagem não é uma opção, trabalhamos para garantir que nossas fibras se decomponham e não poluam aterros sanitários ou oceanos.
CP: Com a questão global de matérias-primas mais escassas e caras, cadeia de suprimentos e novas restrições político-econômicas, você acredita que pode haver um rearranjo mais colaborativo entre as empresas no futuro?
IM: Adicione esses problemas aos criados pela pandemia de Covid-19 dos últimos dois anos e fica claro que as empresas precisam ser flexíveis para sobreviver. “Normal” será continuar a mudar e evoluir à medida que o mundo muda, e apenas as empresas dispostas a evoluir também poderão criar produtos relevantes de maneira ponderada com recursos mais escassos. Criatividade, colaboração e inovação são habilidades que as empresas devem aprimorar para promover um negócio resiliente, que possa se adaptar a parâmetros em mudanças. Na NILIT, reconhecemos essa visão de futuro e estamos totalmente comprometidos em melhorar continuamente nossos processos, produtos e relacionamento com nossos clientes e consumidores. Desafiamo-nos e evoluímos como empresa todos os dias, de olho no curto e no longo prazo para capitalizar plenamente as oportunidades e mitigar as ameaças. Assim como os consumidores conscientes, adotamos a qualidade em detrimento da quantidade e trabalharemos para garantir que nossos produtos sempre ofereçam a durabilidade, o desempenho e a estética que os consumidores conscientes desejam de suas roupas.
Para ampliar nosso impacto positivo no meio ambiente, estendemos nosso alcance além das fronteiras tradicionais da indústria têxtil. Recentemente, anunciamos uma parceria criativa com a Blue Resilience Initiative da The Ocean Foundation para restaurar e conservar as águas costeiras. Este é apenas um exemplo de uma nova maneira que encontramos para aumentar nosso compromisso com a sustentabilidade, beneficiar nossos negócios e reduzir nossa pegada.
CP: Sobre lançamentos: podemos esperar novos produtos Sensil® para a feira Performance Days 2022, em Munique?
IM: Nosso foco em novos produtos sustentáveis de náilon 6.6 resultou em vários lançamentos no passado recente e, agora, estamos muito animados com o próximo lançamento do SENSIL® By Nature, um náilon 6.6 premium feito com uma porção de biomateriais recuperados de resíduos orgânicos no lugar de ingredientes de origem fóssil virgem. O SENSIL® ByNature é o primeiro de seu tipo na indústria e verifica uma infinidade de metas de sustentabilidade, como redução de gases de efeito estufa e dependência de fósseis, bem como redução de resíduos e maior utilização de conteúdo reciclado. SENSIL® ByNature é um produto inovador para a indústria do vestuário e é apenas um dos muitos que pretendemos introduzir no futuro.