Empresa brasileira de tecnologia para a indústria da moda completou 29 anos
A brasileiríssima Audaces é, hoje, uma referência mundial em inovação tecnológica para a moda. Tornar-se parâmetro de qualidade no universo da moda, contudo, não foi algo que aconteceu da noite para o dia. Neste mês de fevereiro, no dia 12, a Audaces completou 29 anos desta trajetória que começou lá atrás como um sonho de seus fundadores: Claudio Grando e Ricardo Luiz Delfino Cunha.
E com um sonho grandioso na cabeça e muita força no coração, os dois jovens amigos, então engenheiros da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), começaram a desenvolver uma empresa de automação e informática. Claudio contou que o primeiro desafio foi lançado por uma fabricante de móveis, que pediu a opinião sobre um software para corte e encaixe, e ele e o amigo, em contrapartida, pediram ao empresário que aguardasse uma semana antes de comprar, pois apresentariam uma solução. Essa semente foi criando forma e a Audaces nasceu, oficialmente, em 1992.
Tanto empenho resultou em ser a primeira empresa em toda a América Latina a lançar um sistema de automação de desenvolvimento da modelagem e de encaixe. Também foram pioneiros em lançar um plotter industrial para confecção na América Latina, e os primeiros a desenvolver um sistema de digitalização de moldes no mundo. Dos móveis para a moda foi questão de tempo, e justamente a moda foi o segmento escolhido pela empresa para direcionar todo o seu foco em desenvolvimento de soluções.
Desde seu nascimento, a visão da Audaces era a de ser referência mundial em tecnologia inovadora, oferecendo serviços confiáveis, geradores de valor ao mercado da moda e, mais do que isso, ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos por meio da tecnologia e do design.
TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE EXIGE TRABALHO E FOCO
Ao longo destes 29 anos de história, foram muitos desenvolvimentos e conquistas para a Audaces. A máquina de corte Neocut, primeira na América Latina, é considerada uma das mais segura do mundo por conta dos seus sensores de presença. Sua versão atual, a Neocut Bravo, além de mais rápida e moderna, está totalmente alinhada à indústria 4.0. Uma de suas características, aliás, é que ela está feita com materiais menos poluentes.
Sempre pensando em agilizar processos e economizar recursos, as soluções lançadas pela empresa foram precursoras em colocar no mercado um sistema que permite o desenho técnico completo, com ficha técnica e pré-custo automáticos e integrados. Tamanha automatização foi a primeira no mundo.
Da mesma forma, o Audaces 4D é uma multisolução de vanguarda mundial. Com ela é possível criar modelos diretamente sobre um manequim tridimensional, possibilitando criar e visualizar croquis de uma coleção sem precisar de moldes. Com isso, o estilista pode soltar sua imaginação, ganhando objetividade e agilidade no tempo de sua criação.
Pensando em trazer ainda mais facilidades aos profissionais de moda, a Audaces lançou a multisolução Audaces 360, a mais completa em sistemas para a indústria da moda, ao mesmo tempo inovando na oferta deSaaS– Software as a Service. Trata-se de um conceito revolucionário que integra as etapas criativas e produtiva em um único pacote de serviços por meio de assinatura.
AUDACES EM NÚMEROS
Atualmente, a Audaces está presente em mais de 70 países, com unidades internacionais no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia e Itália. Atendemos mais de 100 mil profissionais no mundo todo, entre pequenas, médias e grandes empresas, além de mais de 300 instituições de ensino superior e técnico.
Entre os reconhecimentos recebidos estão o Prêmio FINEP de Inovação, o Texprocess Innovation Award, na Alemanha, e o destaque como uma das 10 maiores inovações do Brasil na VII Conferência da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras).
A Audaces continua crescendo e inovando, oferecendo automatização dos processos de produção da confecção de moda, desde a criação de coleções até a produção final. E suas soluções já estão antecipando o futuro da Indústria 4.0 na moda, onde toda a gestão dos processos pode ser feita de forma precisa e integrada, através de equipamentos inteligentes em tempo real e com acesso remoto, literalmente na palma de sua mão, no seu smartphone, por exemplo, com a IoT (Internet das Coisas).
Na prática, isso representa que a empresa está sempre à frente das necessidades dos clientes, atualizando-os com relação as revoluções do mercado e proporcionando o que há de mais contemporâneo para o desenvolvimento de seus negócios.
O foco de todo o esse desenvolvimento tecnológico, segundo a Audaces, é facilitar a vida das pessoas. Entretanto, o eixo central de toda essa criação é você, confeccionista!