Pesquisa IBEVAR sobre a Black Friday 2022 comparou a intenção de compra considerando uma lista de vinte e oito produtos
O Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (IBEVAR), fez uma pesquisa sobre a Black Friday 2022 observando os itens com maior preferência de compra pelos consumidores. A lista inclui eletroeletrônicos, eletrodomésticos, computadores pessoais (diferentes linhas), impressoras, celulares, consoles para jogos eletrônicos, vestuário (tênis, camisetas) e drones.
Na comparação com a lista de produtos de 2021, registra-se aumento das intenções de compra para 19 deles e queda para apenas 9.
Evidentemente, o item com maior crescimento é camisa da seleção brasileira de futebol, seguida pelos produtos forno de micro-ondas, ar condicionado e tablets. Deixando de fora o item camisa da seleção, a média de crescimento dos 18 itens restantes é de 22%.
A indicação positiva para a Black Friday desse ano é reforçada pelo presidente do IBEVAR, o Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo. “Comparando as disposições de compra em 2022 com aquelas observadas em 2019, ou seja, antes da pandemia, os dados do IBEVAR revelam vendas maiores para 20 produtos em 2022 e queda para somente 8. Certamente, a redução da inflação, a Copa do Mundo e a saída da pandemia são os fatores que explicam essa projeção.”