Empresa aposta na tecnologia para transformar o desenvolvimento de produto no Brasil
Com o objetivo de dar continuidade à sua transformação digital, a C&A, uma das maiores redes de varejo de moda do mundo, com mais de 1,8 mil unidades em 24 países da Europa, América Latina e Ásia, selecionou a solução de gestão de ciclo de vida do produto (PLM) da Centric Software® para o Brasil. A Centric Software fornece as soluções empresariais mais inovadoras para empresas de moda, varejo, calçados, outdoor, luxo e bens de consumo para atingir metas estratégicas e operacionais de transformação digital.
Fundada em 1841 e com operações no Brasil desde 1976, a varejista já conta com cerca de 300 lojas, em 125 cidades em todo o país. De acordo com o último anuário do jornal Valor Econômico, a C&A está entre as 200 maiores empresas com operações no Brasil, além de ser reconhecida como uma das marcas mais admiradas, na categoria Varejo Têxtil, em publicações do O Globo, O Estado de S. Paulo, entre outros. A companhia também é amplamente reconhecida por suas iniciativas sustentáveis e pela comunicação ousada, com sua famosa assinatura “Muito Eu”. Planejando a contratação de um PLM há aproximadamente 2 anos, foi na pandemia que a empresa enxergou oportunidades para se organizar de uma forma totalmente diferente, com o time fazendo todo o desenvolvimento de produto de forma remota.
“A pandemia não só fez com que o nosso canal digital vendesse muito mais e ganhasse um nível de relevância muito maior, como também acelerou a transformação digital da companhia como um todo. E, com isso, precisávamos de mais sortimentos, de mais modelos novos, e foi nesse contexto que decidimos antecipar a contratação da ferramenta”, explica João Souza, Head de Compras do departamento feminino da C&A Brasil.
“O nosso desenvolvimento de produto ficava muito centrado na mão de cada estilista, com troca de e-mails com fornecedores e sem organização estratégica. O PLM vai ajudar a tornar esse processo mais eficiente e o contato com fornecedores mais rápido. O PLM vai cobrir mais de 85% da nossa cadeia de fornecimento, digitalizando desde a 1ª etapa de concepção inicial do produto até o lançamento no mercado.”
A C&A tem passado por uma transformação muito grande e está atualmente no momento de maior inovação no Brasil. “Ficamos em dúvida entre desenvolver um PLM interno ou buscar uma ferramenta do mercado. Quando falamos com a Centric, percebemos que optar por uma do mercado aceleraria bastante esse processo de transformação. E como temos investido muito na inovação tecnológica, buscamos um parceiro que tivesse à altura disso, que fosse líder de mercado. Por isso decidimos fazer esse investimento, em uma ferramenta mais completa, com uma maior velocidade de implementação e atributos prontos para usar já no 1º dia. Essa parceria com a Centric é super importante e estratégica para que também possamos transformar o core da empresa, que é o desenvolvimento de produto. Não poderíamos ter escolhido outro parceiro: precisávamos de um fornecedor que tivesse relevância no mercado e um alto nível de sofisticação. São duas empresas de muito sucesso que, juntas, só têm a ganhar nos próximos anos”, completa Souza.
“Temos o prazer de anunciar que a C&A escolheu a Centric como parceiro de PLM”, diz Chris Groves, presidente e CEO da Centric Software. “A C&A é referência de tendências de moda e varejo em toda o mundo e agora vai capacitar as equipes do Brasil a colaborar digitalmente, maximizando a comunicação, a velocidade e a eficiência no desenvolvimento de produto. Estamos ansiosos em fazer parte desse marco na região.”