Com o retorno gradual dos eventos físicos, os calçadistas brasileiros se preparam para participar de feiras nos Estados Unidos. As participações serão apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A primeira parada é na Playtime NY, mostra do segmento infantil que acontece entre os dias 1º e 3 de agosto, em Nova Iorque. Participam, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Tnin Shoes e Planeta Sea. O evento, além de acontecer presencialmente, conta com uma plataforma digital B2B (business to business), a Playtime Marketplace, da qual participam Dalai Beachwear, Matuschka Mia, Mini Melissa, Planet Sea e Tnin Shoes.
Na sequência, entre 9 e 11 de agosto, as marcas verde-amarelas desembarcam em Las Vegas, onde participam das feiras Magic Las Vegas e Sourcing at MAGIC. A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, explica que são mostras complementares, já que a primeira é uma feira de moda reconhecida internacionalmente, que contempla marcas contemporâneas de calçados, acessórios e vestuário, enquanto a segunda é multisetorial e mais focada em empresas que exportam no modelo private label – com a marca do cliente. A mostra possui também uma plataforma digital, possibilitando a participação de marcas que não possuem representantes locais. Participam das feiras, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Beira Rio Conforto, BR Sports, Moleca, Molekinha, Molekinho, Vizzano e Modare Ultraconforto, Pegada, Petite Jolie, Carrano e Schutz.
A última parada é na Atlanta Shoe Market, feira regional que acontece em Atlanta entre os dias 14 e 16 de agosto. “Como é organizada pela associação de agentes e distribuidores do sudeste dos Estados Unidos, a feira tem grande potencial para marcas que buscam representantes no país”, avalia Ruísa, ressaltando que a mostra vem ganhando força a cada ano e abrange todos os nichos de calçados. Participam, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Bottero, Pegada, Petite Jolie, Ferrucci, Schutz e Arezzo.
EXPECTATIVA
Em crescimento, as exportações de calçados brasileiros para os Estados Unidos no primeiro semestre somaram 6,36 milhões de pares que geraram US$ 88 milhões, incrementos de 44,4% em volume e de 30,8% em receita na relação com o mesmo período de 2020. “A expectativa é positiva, especialmente diante da recuperação econômica experimentada na economia norte-americana”, avalia Ruísa, destacando que historicamente os Estados Unidos são o principal destino do calçado brasileiro no exterior.
Fonte: Abicalçados