Evento será todo online e acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro
A Casa de Criadores se prepara para apresentar sua 47º edição, que neste ano, devido à pandemia, acontecerá de forma virtual na nova plataforma da CdC, um ambiente de criação de conteúdo que será um espaço livre de desenvolvimento e exposição de moda e arte com diversos formatos e linguagens. Os elementos serão móveis e o site responsivo, e os usuários poderão mover os elementos dispostos nos painéis construídos pelos criadores. Entre os dias 23 e 27 de novembro, 32 estilistas e marcas apresentam suas coleções a partir das 20h.
A edição vem com várias novas propostas. Uma delas é a criação da Célula Preta, coletivo formado pelos estilistas veteranos diegogama, Fábio Costa (NotEqual), Jal Vieira e Weider Silveiro e a marca estreante Dendezeiro, da dupla Hisan Silva e Pedro Batalha, de Salvador. Juntos, têm o objetivo de ampliar as conversas sobre racismo dentro da moda e do evento.
Nesta edição haverá também a estreia de sete marcas: Alexandre dos Anjos, Dendezeiro, Kel Ferey, Nalimo (assinada pela ativista indígena Day Molina), REIF.LIFE, Shitsurei e Trash. A Santista Jeanswear vem com um desfile onde 15 estilistas do evento criam looks exclusivos. Outra novidade é a divulgação da 2ª edição do “Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores”, concurso que dá oportunidade para que novos estilistas vindos de faculdades de moda possam mostrar seus trabalhos. O vencedor entra para o line-up do evento.
A programação conta ainda com mesas de debate sobre diversos assuntos ligados ao universo da moda, como inclusão, diversidade e representatividade. Este ano, a Converse, uma das apoiadoras do evento, será responsável por duas rodas de conversa e contará com convidades especiais. Os temas são: “Moda e Empreendedorismo Transvestigêneres” e “Moda e Inclusão”. As mesas acontecem todos os dias, também pelo site da Casa de Criadores, às 15h e às 17h.
A Casa de Criadores, em seu histórico, sempre valorizou o poder da criação para a construção de uma moda mais ética, mais justa e, principalmente, mais inclusiva e democrática. Há 23 anos transitam pelo evento os mais diversos corpos. “No meu trabalho como curador e diretor artístico da Casa de Criadores, sempre procuro por nomes que fazem a moda brasileira se tornar mais relevante e consistente, além de fazer com que o evento seja um lugar de protagonismo para muitos profissionais que nunca tiveram voz na moda, no mercado, e, principalmente, em outros espaços”, afirma André Hidalgo.
Estamparia Social, Estileras, Fernando Cozendey , Heloisa Faria, Ken-gá, Rober Dognani, Vicenta Perrotta e Vivão – que já desfilaram em outras edições -, são presença confirmada também no formato digital. O projeto PIM (Periferia Inventando Moda) faz uma participação especial com dois estilistas que fazem parte do coletivo: Alex dos Santos (X-Brand) e Mônica Barbosa (Rhythim).
LOJA VIRTUAL
A CdC fechou uma parceria com o (2)collab – primeiro marketplace de moda independente do Brasil -, do ICOMM Group, para inaugurar sua primeira loja virtual.
Cada estilista que compõe o line up da edição terá um espaço próprio para vender seus trabalhos dentro da plataforma, visando ampliar ainda mais o apoio às pequenas marcas independentes. Outra novidade é que durante o mês de novembro, todas as vendas terão valores revertidos, incluindo os produtos da loja CdC, para a ONG Afesu (SP) e para o Instituto ITI (MG), atuantes na qualificação profissional de mulheres e centro de desenvolvimento social e referência cultural de comunidades.
Para Mariana Mendes, Head de Novos Negócios do Icomm Group, “a parceria entre (2)collab e Casa de Criadores tem um grande significado para nós, pois montamos este negócio exatamente para facilitar a vida desses jovens artistas empreendedores. Nossa missão é justamente cuidar da parte de vendas enquanto eles focam na criação”.
Em breve, será possível encontrar na loja virtual da Casa de Criadores as camisetas desenvolvidas pelos estilistas da Célula Preta – diegogama, Fábio Costa (NotEqual), Jal Vieira e Weider Silveiro e a marca estreante Dendezeiro, da dupla Hisan Silva e Pedro Batalha, que foram convidados pelo Movimento Sou de Algodão para produzirem estampas exclusivas e terão o valor da venda 100% revertido para os estilistas da Célula. Todas as estampas desenvolvidas falam sobre a potência do povo preto, representatividade na moda e outras questões raciais, como empoderamento e beleza negra.
“O Movimento Sou de Algodão é protagonizado pela moda e histórias inspiradoras como a dos estilistas da Célula Preta. Ficamos felizes em formar a parceria e lançar a campanha Sou Potência, colaborando para promover ações de maior inclusão dos profissionais negros no mercado da moda brasileira. As estampas exclusivas retratam e manifestam a força da voz negra”, diz Milton Garbugio, produtor e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
LINE UP
23 de novembro, segunda-feira, a partir das 20h
Dendezeiro
Trash
Estamparia Social
Priscilla Silva
PIM (Periferia Inventando Moda)
Fernando Cozendey
24 de novembro, terça-feira, a partir das 20h
Rafael Caetano
Estúdio Traça
Kel Ferey
Jorge Feitosa
Santista Jeanswear
NotEqual
25 de novembro, quarta-feira, a partir das 20h
Heloisa Faria
Alexandre dos Anjos
Ellias Kaleb
Dario Mittmann
Boldstrap
diegogama
26 de novembro, quinta-feira, a partir das 20h
Ken-gá
Thear
Reptilia
Shitsurei
David Lee
Weider Silveiro
27 de novembro, sexta-feira, a partir das 20h
Estileras
Vicenta Perrotta
Nalimo
Vivão
REIF.LIFE
Rober Dognani
Jal Vieira
Para acompanhar a 47º edição da Casa de Criadores, basta acessar o site https://www.casadecriadores.com.br.