Com sete meses de operação, unidade física na Flórida (EUA) representa desejo da Companhia em expandir seus negócios naquele país
Para se aproximar cada vez mais das marcas, confeccionistas e distribuidores dos Estados Unidos e da América Central, a Cataguases, tecelagem líder no fornecimento de soluções em tecidos planos leves de algodão, iniciou operações de forma física em solo norte-americano em dezembro de 2020, com escritório e depósito localizado na cidade de Orlando, Flórida, nos Estados Unidos da América (EUA).
A primeira unidade física da Cataguases fora do país conta com estrutura própria de mini showroom e estoque, dispensando o custo extra de frete internacional, com a pronta entrega dos artigos de suas principais linhas de produtos. Também é possível às confecções internacionais adquirirem outros artigos do catálogo vigente, bem como o desenvolvimento de novas bases.
“A relevância deste mercado consumidor unida à iniciativa de um representante comercial com anos de experiência na Cataguases, inclusive na parte de distribuição, ajudou a viabilizar esta expansão”, afirma Tiago Inácio Peixoto, diretor da Cataguases.
Além disso, o executivo enxerga fatores como proximidade, agilidade, mindset global, presença local e visão de longo prazo como vantagens competitivas para a estratégia de consolidação da marca nos EUA. “O cliente norte-americano é muito pragmático e fiel na sua relação com fornecedores, uma vez conquistada a confiança, dificilmente os substituem. Estamos preparados para garantir uma experiência diferenciada a estes clientes”, explica Peixoto.
Outra percepção da empresa é a situação do mercado global, favorável à empresa brasileira por um desejo dos norte-americanos em buscarem outras alternativas de fornecimento e reduzirem a dependência da China. A expectativa é de que os EUA sejam o segundo principal destino das exportações da Cataguases em 2021, ultrapassando a Argentina e ficando atrás apenas da Colômbia.
Além dos Estados Unidos, a Companhia exporta para Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Polônia, Suécia e Uruguai, entre outros.
PRESENÇA INTERNACIONAL
Vale destacar que os produtos Cataguases são exportados aos Estados Unidos há mais de 20 anos atendendo a diversos perfis de clientes que demandam produtos sazonais ou desenvolvimentos exclusivos. Em 2020, a empresa registrou forte crescimento de negócios no país, e a perspectiva é de continuidade desta trajetória. No primeiro quadrimestre de 2021, já com o novo escritório em operação, dobrou suas vendas em relação ao mesmo período em 2020 e em 2019 (este não afetado pela pandemia).
“Projetamos continuar crescendo com a abertura de novos braços de negócios na América Central e na própria Colômbia e México, todos estes países com plataformas de confecção dedicadas ao mercado consumidor dos Estados Unidos e que consomem altos volumes de tecidos para fabricação de peças de vestuário e decoração”, analisa Peixoto.
Para fortalecer sua presença internacional, a equipe da Cataguases planeja participar, nos próximos meses, de diversas feiras e eventos do segmento têxtil, em formatos on-line e presencial, como Apparel Textile Sourcing e Fabric Show, ambas em Miami, Première Vision em New York, LA Textile em Los Angeles, e a Magic em Las Vegas.
“Sabemos que temos expertise comprovada no mercado masculino, mas nossas bases são muito versáteis. Já temos importantes clientes fora do Brasil que atuam no mercado infantil e feminino, e pretendemos sim fortalecer nossa presença nesses segmentos, assim como no mercado de decoração”, completa o diretor.
Atualmente, a companhia atua com 22 agentes comerciais presentes em 27 países ao redor do mundo, oferecendo um amplo portfólio para clientes de diversos perfis e segmentos de atuação.