Inovações mais recentes do software Centric PLM podem ajudar nesta tarefa desafiadora
As disrupções na cadeia de suprimentos foram uma grande dor de cabeça ao longo de 2021 e não mostram sinais de diminuir em 2022. Mas de que forma as empresas orientadas ao consumidor em setores como moda, casa e varejo multicategoria podem entregar no prazo produtos excelentes e que os consumidores adorem em meio a constante instabilidade?
IMPREVISIBILIDADE: A ÚNICA CERTEZA
A natureza “liga/desliga” da pandemia está causando mudanças imprevisíveis nos custos de materiais e interrompendo tudo, desde o fornecimento de matéria-prima até a fabricação, processamento, remessa, logística e entrega. As decisões de design e desenvolvimento de produtos não são mais orientadas apenas pelo melhor preço dos materiais, mas pela disponibilidade e outras considerações cruciais, como metas de sustentabilidade.
Sessenta por cento dos CFOs pesquisados pela Deloitte relataram vendas reduzidas em virtude das interrupções na cadeia de suprimentos em 2021 e 44% indicaram que faltas ou atrasos aumentaram os custos. A inflação dos custos de transporte é uma preocupação particular, com o preço de contêineres da China para os EUA subindo dez vezes em 2021 em comparação aos níveis pré-pandemia.
Embora esses desafios pareçam continuar em 2022, com a demanda desigual do consumidor e a pressão constante nos resultados, as empresas ágeis e voltadas ao futuro estão adotando estratégias proativas e ferramentas de transformação digital para se adaptar a esse novo cenário.
SOLUÇÕES ORIENTADAS À INDÚSTRIA
As soluções PLM são fundamentais a inúmeras empresas de vestuário, decoração e varejo multicategoria a fim de gerenciar todas as partes do ciclo de vida do produto, desde o design até o fornecimento e a compra interna. Como líder de mercado de PLM em bens de consumo, a Centric Software® trabalha em estreita relação com um conselho consultivo de clientes e muitos parceiros de inovação, ouvindo atentamente as preocupações dos clientes e reagindo para elaborar soluções realistas e práticas para seus maiores desafios.
Neste ano, a mensagem dos clientes foi alta e clara: as disrupções no mercado e na cadeia de suprimentos estão causando estragos nas estratégias de entrada no mercado e interrompendo os melhores planos de desenvolvimento de produtos. Em resposta, a versão mais recente do Centric PLM™, v7.4, contém recursos orientados pelo setor para reduzir os custos do cliente, impulsionar sua competitividade, melhorar sua colaboração e permitir uma rápida execução para diferenciá-los da maioria.
ELIMINANDO INEFICIÊNCIAS
Os atrasos no envio têm um efeito indireto no desenvolvimento do produto e nos prazos de lançamento, e qualquer coisa que possa agilizar o processo de envio e transporte é um alívio bem-vindo. O Centric PLM v7.4 apresenta um novo recurso de lista de embalagem que automatiza a geração e impressão de etiquetas de remessa com informações precisas e atualizadas exigidas pela alfândega, evitando a necessidade de software personalizado caro e acelerando o trânsito pelas verificações de fronteira.
O design 3D de alta qualidade e a amostragem/prototipagem virtual podem eliminar rodadas de fabricação de amostras físicas demoradas e caras, sem mencionar os atrasos quanto a complicações de envio. A Centric está expandindo seu fluxo de trabalho de design e desenvolvimento digital 3D de ponta a ponta, permitindo que equipes não 3D acessem e forneçam feedback sobre visuais de produtos 3D. Aprimorar a colaboração e simplificar a comunicação de produtos entre equipes 3D e não 3D, tanto internas quanto externas, reduz o tempo de desenvolvimento para que os produtos certos cheguem ao mercado rapidamente.
Com os custos de material e envio colocando as finanças sob pressão, as empresas precisam ganhar eficiência sempre que puderem. O novo módulo de apresentações de produtos da Centric permite que as equipes criem apresentações usando a única fonte de verdade do PLM para dados de produtos, economizando tempo e garantindo que as apresentações sejam precisas e de acordo com a marca. A tomada de decisões de design e desenvolvimento de produtos torna-se mais rápida e inteligente com novas comparações lado a lado da lista de materiais (BOM), capacitando as equipes de produto a fazer escolhas de materiais mais informadas e acompanhar facilmente as alterações ao longo do tempo.
As disrupções de mercado são a regra atual, mas é possível mitigar os piores impactos e se adaptar com investimentos estratégicos em automação, agilidade de negócios e transformação digital. Ao eliminar muitos dos processos manuais associados a comunicação, design, desenvolvimento, produção e envio, o Centric PLM v7.4 possibilita às empresas que lidem com cada nova reviravolta de forma ágil.
Quer uma demonstração gratuita do Centric PLM? É só clicar aqui.