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“COPA FRIDAY”: FINAL DE ANO INÉDITO AO VAREJO BRASILEIRO

Pesquisa da Linx aponta expectativas do varejo em relação aos dois eventos que acontecem de forma simultânea neste final de 2022: Copa do Mundo e Black Friday

Final de ano animado com Copa do Mundo, Black Friday e Natal vindo um na sequência do outro? Tomara, pois, sem dúvidas, é uma oportunidade e tanto para impulsionar as vendas.

Diante deste cenário, a Linx fez uma pesquisa sobre expectativas de vendas para a Copa e Black Friday 2022 entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro por meio de formulários online enviados aos mais diversos setores do varejo, em todo o Brasil. Alimentos, moda e acessórios e drogarias tiveram, respectivamente, a maior representatividade nas respostas, e o ânimo dos varejistas impressionou: 70% estão otimistas com estas oportunidades de vendas.

Gráfico: Linx

Entre alguns destaques sobre a expectativa de vendas, listamos:

Canais de Vendas: mesmo com o crescimento considerável do e-commerce, redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp como modais de vendas, o comércio físico ainda é o preferido na hora da compra. Para a Black Friday, 64,6% preferem as lojas físicas contra 35,4% o meio online; para a Copa, 68,9% dão preferência ao PDV enquanto 31,1% preferem o digital. Mas vale destacar que 60% dos brasileiros consomem de forma híbrida, ou seja, pelos dois canais de vendas.

Data prolongada: a Black Friday, que oficialmente será no dia 25 de novembro, e os jogos da Copa do Mundo, que têm início no dia 20 de novembro, de forma alguma restringem as vendas para apenas um – ou alguns – dias. Pelo contrário. Ações já vêm sendo feitas e durarão até o final de novembro. No caso da Copa, o pique pode durar até a virada do ano, especialmente se o Brasil for campeão, se tornando um ótimo filão para o setor de moda (vestuário, calçados e acessórios), ainda mais com a onda #brazilcore.

Estoque e Logística: ponto crucial para o sucesso de vendas e experiência do cliente. Durante o período da pesquisa, 77% dos entrevistados já havia aumentado seus estoques de produtos. Neste recorte, 80% deles aumentaram o abastecimento do estoque, 30% contrataram mais colaboradores e 20% aumentaram a frota para entrega das compras.

Olha a hora: aproveitar oportunidades de vendas, sejam elas na hora que der, está no radar dos varejistas. Enquanto 34,2% fecharão as lojas físicas durante os jogos do Brasil, 55,3% manterão abertas normalmente. Mas nada impede ações especiais no varejo online, inclusive com gamificação.

Meios de Pagamento: dinheiro, é você? O pagamento em espécie, embora muito bem-vindo, está cada dia mais caindo em desuso, enquanto o Pix e cartão de crédito/débito vêm ampliando a passos largos. Por isso, formas de pagamento que vão além das maquininhas devem ser muito consideradas, sem deixar a segurança das transações de lado, claro.

A Linx ainda preparou um e-book gratuito com todos os dados e mais informações de pesquisa e planejamento para ambas as datas. Quem tiver interesse, é só solicitar por meio do link: https://bit.ly/3AdbCYA

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