Você está aqui
Home > Fique por dentro > DIA MUNDIAL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO: MULHERES À FRENTE DE MARCAS EXPANDEM E CONSOLIDAM NEGÓCIOS NO MERCADO

DIA MUNDIAL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO: MULHERES À FRENTE DE MARCAS EXPANDEM E CONSOLIDAM NEGÓCIOS NO MERCADO

Data visa a conscientização da desigualdade de gênero no âmbito mercadológico

Comemorado no dia 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino visa a conscientização da desigualdade de gênero no âmbito mercadológico e a conquista da independência financeira feminina. Cada vez mais, o movimento vem levantando transformações e agregando diversidade no mercado de trabalho, possibilitando às mulheres maior poder de decisão em sua vida e trajetória profissional.

A presença mundial de empreendedoras de sucesso inspira outras mulheres a assumir posições de destaque no mundo dos negócios, criando também mais oportunidades no mercado. Pensando nisso, em homenagem à data, foi selecionado um grupo de empresárias que estão à frente de marcas consolidadas no mercado e que, atualmente, são exemplos de coragem e senso de liderança dos seus próprios negócios. Confira a seguir:

Cici e Ana Carolina Navarro – Dra Cherie e Café Cherie

Idealizada pelas irmãs Cici e Ana Carolina Navarro (foto de abertura), a Dra Cherie nasceu de forma espontânea com a criação de jalecos que Cici customizava para o dia a dia em sua rotina como dentista. As peças se popularizaram entre suas colegas de profissão e logo virou um empreendimento milionário que hoje está presente em cinco pontos no país (São Paulo, Belo Horizonte e Brasília) assim como o Café Cherie, com dois espaços (São Paulo e Belo Horizonte), que se tornou uma das cafeterias mais instagramáveis e populares entre os usuários das redes sociais.

Anna Carolina Bassi – Carol Bassi Brand

Anna Carolina Bassi é referência em criar uma moda cool, com peças atemporais e de qualidade premium. A diretora criativa leva para a Carol Bassi Brandseu olhar perfeccionista, cuidando de cada detalhe das produções, desde o croqui até a concepção. Sua marca homônima conquistou um espaço desejável no mercado nacional e é queridinha entre fashionistas e personalidades influentes. Além de sua flagship, localizada no Shopping Cidade Jardim em São Paulo, as coleções também são vendidas online no CJFashion e Shop2gether e em multimarcas ao redor do Brasil.

Ana Paola Murta – Skazi e Tufi Duek

Ana Paola Murta é o nome por trás das fashion brands mineiras, Skazi e Tufi Duek. A diretora de estilo, conta com mais de 25 anos de história e posicionamento no mercado da moda. Paolinha, como é conhecida no meio, acompanha todas as etapas de produção de ambas as labels, desde corte, costura a desenvolvimento de comunicação. Paolinha, busca sempre se colocar no lugar de cada cliente, de cada consumidora da Skazi e Tufi Duek, se inspirando na capacidade de toda mulher em lutar pelos seus ideais.

Camila Klein – Camila Klein

Desde pequena, Camila Klein adorava filosofar sobre os mistérios da vida. Através dessa paixão, a designer e artista plástica paulistana transforma há 20 anos o universo feminino através de bijoux criadas em uma alquimia única entre o luxo e o artesanato. Na marca, o design criativo e exclusivo é trabalhado com os materiais mais sofisticados e inusitados, o que tornou Camila Klein trendsetter no mercado de fashion jewelry no Brasil.

Carolina Neves – Carolina Neves

Desde 2011, Carolina Neves, designer de joias da sua marca homônima, vem conquistando o mercado da joalheria com suas peças conhecidas pelas pedras preciosas e repletas de significados. Inspirados na mulher moderna on-the-go, seus acessórios podem ser usados em compromissos diurnos e noturnos e contemplam charms e amuletos em ouro 18K amarelo, branco e ródio negro. Além disso, Carol desenvolve joias com frases e combinações de pedras exclusivas, principalmente esmeraldas, rubis, diamantes e turmalinas.

Claudia Arbex – Claudia Arbex

Criativa e cheia de ideias, a designer de joias Claudia Arbex, depois de aprender muito sobre o segmento de acessórios, decidiu criar em 2000 sua própria marca. Assim, entrou no mercado de fashion jewelry com seu próprio esforço e talento para mostrar suas belas criações. Com um foco em made in Brazil, a marca busca criar peças únicas para que as mulheres que entendem como o acessório é capaz de transformar qualquer produção em um look perfeito.

Dandynha Barbosa – Lelallie Petit

Influenciadora recém empreendedora, a carioca engatou no mundo dos negócios com as amigas de infância Patrícia e Débora Matta, criando a marca de roupas infantis Lelallie Petit. Durante a pandemia, saiu de sua zona de conforto e mergulhou no segmento que até então não fazia parte de seu cotidiano. O novo empreendimento conquistou sua posição no mercado e se consolidou no ramo de moda infantil. 

Edileuza Rossano – Loft 747

A empresária Edileuza Rossano é a fundadora e atual diretora criativa da grife Loft 747, presente há oito anos no cenário da moda feminina, atuando com seu prêt-à-porter e se firmando como uma marca urbana e cool repleta de informação de moda. Atualmente, a Loft 747 está presente em mais de 100 multimarcas pelo Brasil, além de possuir um e-commerce próprio.

Gabriela Gomes – Carlota Costa

Com proposta exclusiva e autêntica, Carlota Costa é uma das marcas mais irreverentes do mercado de moda nacional atual. Referência em estilo e criações autorais, a label apresenta peças ricas em detalhes, com cores exclusivas, bordados nobres e estampas únicas. Fundada no ano de 2008, em Santa Catarina, pela empresária Simone Gomes, a marcaatualmente é comandada pela diretora criativa – e filha de Simone, Gabriela Gomes. Pensada para uma mulher contemporânea que preza por sofisticação e extrema qualidade, Carlota Costa lança três coleções anuais entregando um acervo versátil como vestidos, saias, blusas e casacos.

Kaká Grossenbacher – Lalibela

A Lalibela, marca catarinense fundada em 2020 por Kaká Grossenbacher, surgiu com a junção de duas paixões da empresária: moda e viagem. A necessidade de transmitir e vestir a cultura dos países que visita é um dos pilares que guiam a criação de peças da label. A importância desse aspecto foi o que deu origem à escolha do nome, que remete a uma cidade histórica na Etiópia. Repleta de simbolismos, com muito respeito à individualidade e prezando pela valorização do vestuário atemporal, a empresa promete ser a nova aposta nacional, já que surgiu com toda a bagagem da indústria têxtil com mais de 30 anos de experiência da família da diretora criativa.

Lala Rudge – La Rouge Belle

Em 2009, através de um blog independente, Lala Rudge começou a compartilhar em seu blog dicas e looks por diversão. Três anos depois, fundou a La Rouge Belle, label de lingeries de luxo que está presente em 47 multimarcas brasileiras. Atualmente, com uma flagship focada em experiência no Shopping Cidade Jardim em São Paulo, a empresária possui uma das marcas mais consolidadas no mercado. Com números expressivos, a La Rouge Belle é uma crescente milionária.

Lydia Dana – L/DANA

L/DANA é uma marca que acredita em contar histórias por meio das joias e assim mudar a vida das pessoas que cruzam o seu caminho. A empresa foi fundada em 1993 por Lydia Dana, no Rio de Janeiro. A arte de fazer joias é silenciosa e repleta de segredos, além de tocar a alma, o propósito da label é criar peças que traduzem os sentimentos de quem as usam. Jamais apenas clientes, e sim amigos. A marca busca conhecer e se aproximar de cada pessoa a fim de proporcionar experiências únicas e inesquecíveis.

Maria Manuella Almeida – Litt

Atual COO (Chief Operating Officer) do Grupo Agilità, Maria Manuella Almeida é responsável por toda a parte administrativa da Litt. Fundada em 1998 sob o nome Agilità Girls, a marca surgiu como uma proposta do grupo para peças mais casuais e versáteis, ideais para um dia a dia mais leve e divertido. Depois de consolidada, a label passou a se chamar Litt, sem perder seu DNA com coleções modernas e cheias de estilo.  Na marca, o processo criativo para elaboração de cada coleção conta com um trabalho minucioso de pesquisa, que envolve viagens internacionais e também um mapeamento global de todos os movimentos, ações e tendências.

Nastácia Schacht – Charth

Idealizada por Nastácia Schacht, a Charth foi fundada em 2017 de forma orgânica e nasceu com o propósito de valorizar os detalhes. Mesmo sendo advogada, Nastácia tinha uma inclinação para moda e, por sentir falta de peças que fossem estilosas, mas se adequassem do dia até a noite, começou a criar roupas para uso próprio. As produções chamaram a atenção e ganharam o coração das fashionistas, resultando hoje em uma empresa que em 2020, teve um aumento no faturamento de 89,80% em comparação a 2019.

Nati Vozza – by NV

A NV chegou ao mercado por conta de toda a determinação e persistência que a fundadora e diretora criativa Natalia Vozza colocou no projeto, que sempre foi o seu maior sonho profissional: ter uma marca própria. Hoje, após quase 10 anos, a label está no segmento de luxury ao apresentar um mix de produtos com peças modernas, atemporais, versáteis e de qualidade impecável. Considerada um dos maiores fenômenos da atualidade na moda nacional e primeira grande marca brasileira nativa digital, hoje, a NVpossui sete lojas físicas localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife, e está presente em mais de 80 multimarcas por todo o Brasil.

Paula Aziz – Agilità

A designer de moda Paula Aziz segue o legado de sua mãe Lucinda Aziz, uma das sócias fundadoras da grife carioca Agilità, fundada em 1984. Há 10 anos, Paula está à frente da direção criativa da Agilità e da Fabulous Agilità, segmento de moda festa da grife idealizada por ela com a proposta de ser uma linha mais sofisticada e glamourosa. A label traz para o mercado peças sofisticadas, femininas e atemporais, tornando-se referência nacional, conquistando a mulher contemporânea, celebridades e formadoras de opinião.

Renata Figueiredo – TIG

A famosa label TIG teve início na sala da casa da empresária Renata Figueiredo customizando camisetas, que hoje se transformou em um negócio de sucesso com vendas via e-commerce e em pontos importantes de São Paulo. Desde 2003 a TIG conquista seu espaço nacional e internacional com peças originais e populares no mercado.

Suzana Cha – Amissima

Fundada em 2002 por Suzana Cha, a Amissima é uma tradicional marca de roupas paulistana. A label, desde sua criação, busca entregar peças de roupa com tecidos de alta qualidade, design exclusivo e que proporcionem uma experiência ao cliente. Com lojas nos principais spots de São Paulo, a marca inova cada vez mais.

Deixe um comentário

Top