O comparativo é feito com o ano de 2019, uma vez que em 2020 as lojas físicas em sua totalidade estavam fechadas por ocasião da primeira onda da Covid-19 e, portanto, não é base comparativa.
Em enquete realizada mensalmente pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa cerca de 100 grandes marcas do varejo brasileiro, 80% das associadas reportaram resultados de vendas melhores neste Dia das Mães em relação ao mesmo período de 2019, sendo que 20% consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.
O comparativo é feito com o ano de 2019, uma vez que em 2020 as lojas físicas em sua totalidade estavam fechadas por ocasião da primeira onda da Covid-19 e, portanto, não é base comparativa.
No e-commerce, o desempenho foi ainda melhor, sendo 89% dos respondentes com resultados melhores e 11% resultado igual ou pior em relação ao mesmo evento de 2019.
Para o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, o dado é positivo reforçando que a data comemorativa é a mais importante do primeiro semestre. “Os artigos de vestuário sempre estão na lista de itens mais procurados, seguidos de calçados e acessórios, como bolsas, bijuterias e joias.”
Em abril, se comparado ao mês anterior (março de 2021), as vendas nas lojas físicas foram melhores para 100% dos varejistas, e o comércio eletrônico foi reportado como 87,5% melhor.
“Isto demonstra o reflexo das compras que estavam represadas em ocasião das lojas e shopping centers fechados. Ainda assim, consideramos positivo o fato de que a maioria dos associados registrou crescimento nas vendas”, afirma Lima.
A ABVTEX destaca ainda os pontos de atenção a considerar como o nível de desemprego e o aumento da informalidade, desafios que devem ser combatidos com firmeza. “Um dos maiores concorrentes do varejo de moda e de diversos setores econômicos é a informalidade, que gera concorrência desleal com a economia formal.”