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FEDEX EXPRESS RECICLA UNIFORMES DE SEUS FUNCIONÁRIOS E PRODUZ 7 MIL COBERTORES PARA DOAÇÃO

Em sua sexta edição, o programa alcança, neste ano, um crescimento de mais de 150% em relação à anterior

A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, realiza mais uma edição do seu programa de reciclagem de uniformes antigos dos funcionários. A iniciativa transforma os uniformes em cobertores, que são enviados a instituições beneficentes. Desde o seu lançamento, o programa beneficiou mais de 20 ONGs e cerca de 7.000 pessoas.

Para esta edição, mais de quatro toneladas de uniformes foram coletadas pela empresa em suas filiais espalhadas pelo Brasil. Com este volume, foi possível confeccionar 7 mil cobertores, mais que o dobro da produção atingida no último ano da campanha. Deste total, 4.900 unidades serão destinadas à população em situação de vulnerabilidade social, e 2.100 cobertores, confeccionados em tamanho e espessura menores, irão para abrigos que cuidam de animais que estão para adoção. O projeto visa proporcionar o descarte correto das peças, ao mesmo tempo que integra uma série de contribuições sociais, econômicas e ambientais.

“Na FedEx, estamos comprometidos em conectar pessoas e possibilidades em todo o mundo. Ao reciclar os uniformes, transformando-os em cobertores, conseguimos impactar positivamente o meio ambiente e a comunidade local. Temos orgulho deste programa e, especialmente neste ano, devido aos reflexos da pandemia da COVID-19 na sociedade, nos sentimos ainda mais realizados em poder ajudar aqueles que precisam, diz Gustavo Kornitz, diretor de Marketing da FedEx Express no Brasil.

SUSTENTABILIDADE

Foto: Celso Doni

Em março deste ano, a FedEx anunciou a meta de alcançar operações neutras em carbono globalmente até 2040. A empresa está destinando inicialmente mais de US$ 2 bilhões de investimentos em três áreas-chave: veículos elétricos, energia sustentável e sequestro de carbono. Isso inclui uma colaboração com a Universidade de Yale no valor de US$ 100 milhões para ajudar na criação do Yale Center for Natural Carbon Capture (Centro Yale de Captura de Carbono Natural), cujo objetivo é acelerar pesquisas de métodos de sequestro de carbono em escala.

No Brasil, a empresa também faz investimentos locais para tornar sua operação mais sustentável. Entre as ações está a renovação constante da frota, atualmente composta por cerca de 2.900 veículos. Nos últimos anos foram adquiridos aproximadamente 800 veículos de diferentes tipos, como carretas e caminhões. Como resultado, a idade média da frota reduziu de 7,6 anos no ano fiscal 19 (2108/2019) para 5,6 anos atualmente, sendo uma das frotas mais jovens do mercado brasileiro.

Outra frente de ação é a introdução de veículos elétricos em maior escala na operação. O objetivo global da companhia é fazer com que, até 2025, 50% das compras de veículos para coleta e entrega da FedEx Express sejam de modelos elétricos, aumentando para 100% de todas as compras até 2030. A empresa espera, em 2040, ter toda a frota de coleta e entrega de pacotes composta por veículos elétricos com emissão zero².

Com o programa de transformação de uniformes em cobertores, a FedEx Express contribui para a redução da produção de resíduos e da poluição do meio ambiente. A ação evitou a emissão de cerca de 59 toneladas de gases de efeito estufa apenas neste ano – compensação equivalente ao plantio de 415 árvores³. O projeto promoveu, ainda, a geração de renda compartilhada ao trabalhar com cooperativas. Ao todo, desde o seu início, o programa impediu que cerca de 150 toneladas de gases de efeito estufa fossem liberados no meio ambiente.

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