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GLOBAL QUÍMICA & MODA AGORA É GRUPO BLOOM

Ao completar 16 anos, GQM apresenta ao mercado o seu projeto de rebranding, que corrobora com o propósito de inovação constante da marca para o mercado de impressão digital têxtil, e inaugura nova sede em São Paulo

Há 16 anos na liderança da oferta de soluções para a impressão digital têxtil, a Global Química & Moda passa por um momento de renovação. A marca e seu posicionamento de mercado mudaram: agora se torna o Grupo Bloom, com a união de negócios que focam em tendências para o crescimento da indústria têxtil na América Latina e com o objetivo de apresentar, implantar e consolidar esse mercado na produção on demand.

Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom, destaca que a decisão pelo processo de rebranding e reposicionamento acontece concomitantemente ao significado da marca: a empresa quer florescer e se renovar para, com base em todo o aprendizado e trabalho realizado até aqui, seguir na liderança do lançamento de inovações e tendências. “Quando fomos apresentados à proposta de nome e ao conceito da marca, baseado no verbo inglês ‘florescer’, percebemos que ele se encaixa em tudo o que desejávamos: um nome simples, mas forte, sutil, mas de impacto, e de pronúncia global. O lançamento vem aliado a um posicionamento mais claro e que mostra nosso desejo de seguir liderando o mercado de impressão digital têxtil”, diz.

Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom / Foto: Daniel Zimmermann

Além do nome, da nova identidade visual e do posicionamento voltado à inovação da indústria 4.0, a marca lança ainda seu slogan: Infinitas formas de estampar a vida. Que vai de encontro ao mix variado de soluções para o segmento que a companhia, com mais de 70% do market share na indústria têxtil, oferece.

O projeto de rebranding foi coordenado pela equipe de comunicação da companhia, sob a gerência de Felipe Simeoni, que acredita na valorização da marca a partir de agora. “Havia uma necessidade latente de reforçar nosso propósito e posicionamento. Queríamos trazer para este momento a força que a empresa tem no mercado sem deixar de lado a renovação necessária, que estampasse a nossa inovação. Acredito que é isso que este projeto traz”, avalia.

O reposicionamento da companhia foi realizado em parceria com a consultoria Hiller, coordenada pelo publicitário Marcos Hiller, autor de livros como “Branding: a arte de construir marcas”.

TEXPERIENCE ECO FACTORY: SHOWROOM INÉDITO NO BRASIL TRAZ EXPERIÊNCIA DE FÁBRICA TÊXTIL COM INOVAÇÕES TESTADAS NA PRÁTICA

Nesta nova fase, o Grupo Bloom ainda inaugurou, no dia 19 de maio, em Barueri (SP), o TEXperience Eco Factory, sua nova sede e também showroom, que pretende ser um novo ponto de referência no país quando o assunto é inovação no segmento têxtil, bem como um espaço democrático de conexão, network e experiências, marcado pela modernidade.

“A ideia era trazer ao Brasil algo inédito, que proporcionasse para o cliente uma verdadeira vivência em uma micro-factory 100% ecológica e sem uso de água, com todas as vantagens que esse negócio pode trazer”, justifica Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom, grupo responsável pela concepção do espaço TEXperience.

Através do TEXperience é possível perceber, numa espécie de fábrica-laboratório, que com as tecnologias certas e processos corretos, a produção com volumes industriais fica totalmente sustentável e pode ser feita totalmente sob-demanda – ou seja, após o momento da venda, e só no volume necessário, sem sobras.

Três empresas integram o local: a Kornit, com sua subsidiária no Brasil, referência internacional em impressão digital; a Boreal, startup especializada em impressão personalizada em tecidos e democratização do acesso amplo a tecidos estampados sem volume mínimo, sob demanda; e a Lectra, voltada para soluções tecnológicas na área industrial têxtil. A iniciativa é um investimento do Grupo Bloom (antiga Global Química & Moda). “Todo o know-how dessas companhias centralizado num único espaço faz da TEXperience um exemplo de como a sustentabilidade é aliada direta nos processos têxteis, e o quanto a indústria ganha com esse tipo de iniciativa que, inevitavelmente, gera mais retorno”, diz Sanchez.

O espaço inovador concretiza também a presença da Kornit em solos brasileiros, sendo o primeiro ambiente de trabalho oficial da empresa israelense no país. “O projeto da TEXperience aproxima o visitante de uma realidade que vem se expandindo no segmento têxtil. Com uma cadeia cada vez mais necessitada de agilidade e redução de custos, quando falamos de economia de matéria-prima, e ambiental, em se tratando de tempo melhor utilizado e menos emissão de poluentes, a impressão digital mostra o quanto a tecnologia agrega nessa nova fase de mercado, que aponta para a diminuição dos estoques e produção conforme a comercialização das peças. Com as soluções das empresas parceiras, mostramos em primeira mão o quanto a tecnologia vem ditando um novo jeito de criar, produzir e vender moda: se consumimos tanto em nosso dia-a-dia sob demanda, como transporte via Uber, conteúdo via Netflix, por que não podemos repensar a moda para que também possamos consumir sob demanda?”, afirma Sanchez.

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