Empresa comemora três décadas de sucesso sendo um dos maiores players no mercado têxtil nacional
Das linhas de uma pequena máquina de costura nasce a história do Grupo Elian, que comemora 30 anos de atuação no Brasil e Exterior. Esse é o retrato de um sonho que deu certo. Foi em 1990, em Jaraguá do Sul, que os fundadores Eliete e Francisco Caviguioli sonhavam em produzir moda para encantar. Conectando estratégia de negócios com comprometimento de colaboradores e a excelência em produzir moda, os resultados começaram a aparecer e hoje, três décadas depois, o Grupo consolida quatro marcas no mercado, a produção de mais de 10 milhões de roupas por ano, gera em torno de 800empregos diretos e é uma importante referência têxtil do mercado nacional de moda.
Na jornada para consolidar o Grupo, estratégias voltadas ao desenvolvimento e o sucesso do colaborador e do varejista de moda foram aplicadas na empresa durante essas três décadas de atuação. Engajar colaboradores na melhor produção e atendimento, e atender o varejista com excelência entregando valor em roupas e potencializando os serviços para o melhor desenvolvimento do varejista cliente sempre foram diretrizes que guiaram a construção do conjunto de benefícios que o Grupo oferta para os clientes parceiros. O Grupo tem a missão de atender com excelência, garantindo a qualidade dos produtos e serviços, obtendo resultados sustentáveis. “Nosso foco sempre foi ir além da produção de peças de roupas, nós buscamos o sucesso do varejista auxiliando-o na melhor compra e venda. Vivemos um só propósito de evoluir e fazer o melhor de coração. Para nós, o sucesso do cliente é o nosso sucesso”, afirma Eliete Caviguioli,do Grupo Elian.
Entre os reconhecimentos, o Grupo foi premiado por ações envolvendo o desenvolvimento de colaboradores, parceiros e a sustentabilidade, que são prioridades do negócio. Através de ações sociais e doações, o Grupo Elian apoia diversos eventos e projetos culturais e esportivos de Jaraguá do Sul. Nas ações sustentáveis, o Grupo criou o programa Elian Preserva com foco em ações voltadas ao desenvolvimento ambiental, social e econômico gerando valor social e reduzindo os impactos no meio ambiente. O programa possui iniciativas voltadas aos três pilares de desenvolvimento e no parque fabril é responsável pelas ações de coleta seletiva, troca de copos plásticos por canecos reutilizáveis, reutilização do óleo de cozinha, a substituição das sacolas de plástico por biodegradáveis, programa de gerenciamento de resíduos, entre outros. Um dos grandes resultados do programa no parque fabril foi a redução de 41% no consumo de água e 22 mil KW de energia em 2019.
Atualmente, o Grupo possui em sua diretoria os filhos que continuam na construção de um legado de moda e fortalecimento do varejo nacional. No ano do trigésimo aniversário, o Grupo Elian reforça que o atual cenário causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não impediu a evolução e o repensar das iniciativas, planejando novos projetos voltados ao fortalecimento do varejo de moda nacional. “As últimas três décadas nos fortaleceram como indústria, negócio e time, o que nos possibilitou enfrentar esse momento da melhor maneira. Os desafios foram e continuam grandes, mas a força da nossa indústria e o engajamento dos nossos colaboradores e parceiros fizeram com que a evolução dos resultados continuassem mês a mês. Estamos felizes com a nossa história e as estratégias tomadas, que foram fundamentais para o bem-estar de nossos times e o resultado positivo do Grupo”, conta a diretora do Grupo Elian, Andreia Caviguioli Voltolini.
Sempre buscando evolução, o Grupo Elian avançou neste ano na sua transformação digital e ampliação dos canais de venda, ações que já eram planejadas, mas ganharam ainda mais relevância e agilidade nesse momento. Entre os projetos que sugiram nos últimos meses, foram colocados em prática: o lançamento da loja on-line para o consumidor final fortalecendo o projeto de expansão do Grupo; novos espaços para a linha Elian Baby, oferecendo produtos para os primeiros passos das crianças e peças confortáveis e estilosas; investimento no parque fabril e matéria-prima para a entrega de um mix assertivo para o varejista de moda que está buscando diferenciação em seu portfólio e ampliação de públicos; treinamentos on-line para capacitação de times e lançamento de coleção on-line com consultoria de moda exclusiva para varejistas de moda.
“Nossa entrega de valor vai além da produção de roupas, e sim abrange o negócio por completo do cliente parceiro e, por consequência, na melhor entrega para o consumidor. Buscamos auxiliar no crescimento sustentável dos negócios de moda no Brasil e essa evolução em produto, serviço e canais de vendas fortalece nossa visão de sermos o melhor parceiro de negócios do varejista de moda. Faz parte da nossa visão em sermos querida para quem veste, indispensável para quem vende e uma paixão para quem produz”, pontua Andreia Caviguioli Voltolini.
PARA OS PRÓXIMOS 30 ANOS
A expectativa do Grupo Elian para os próximos anos é continuar crescendo de forma sustentável, participando ativamente no sucesso de seus clientes, prezando pelos fornecedores, engajando colaboradores na produção de moda brasileira feita com o coração e estar cada vez mais presente no dia a dia de consumidores entregando moda e valor. “Estamos focados na expansão do negócio, potencializando nossas marcas com a entrada de novas linhas que buscam atender o varejo com mix assertivo e o consumidor na sua evolução. Para nós, vestir é um ato de amor e carinho e temos o compromisso de tornar esse momento sempre especial para os consumidores. É a nossa paixão! Com simplicidade e muito comprometimento, conquistamos muito mais do que a consolidação de uma indústria. Conquistamos um sonho de produzir moda para encantar, onde muitas pessoas sonham junto com o Grupo Elian. E essa evolução continua!”, completa Eliete Caviguioli, do Grupo Elian.