Referência em sustentabilidade no setor de moda, Grupo Malwee apresenta novo compromisso público que direciona o olhar da empresa para o futuro da moda e da sociedade até 2030
O lançamento do Plano ESG 2030 do Grupo Malwee já tem data prevista: será no dia 10 de novembro, durante a participação do CEO da companhia, Guilherme Weege, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26).
A ocasião marca um novo momento da jornada socioambiental da empresa que já é considerada referência no setor de moda brasileiro. Por sua trajetória, esta é a segunda vez que a companhia participa da Conferência. O evento, que ocorre em Glasgow, na Escócia, inicia em 1° e encerra em 12 de novembro.
Construído de forma coletiva por mais de 100 pessoas, entre colaboradores de diversas áreas da companhia, clientes lojistas, consumidores, fornecedores e convidados da sociedade civil, o Plano ESG direciona a atuação da empresa para grandes desafios enfrentados pela humanidade, além de priorizar o alinhamento dos negócios aos conceitos da economia circular e do olhar para o consumidor como principal agente de transformação social.
Em 2019, o Grupo Malwee foi a primeira marca de moda brasileira a assinar o compromisso global “Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future”, lançado pela ONU, unindo-se a uma frente de mais de 200 empresas globais que se comprometem a definir metas ambiciosas para redução de emissões para que a terra não aqueça mais que 1.5°C.
“A indústria da moda é considerada a segunda que mais polui o planeta, sendo responsável, por exemplo, por 10% das emissões globais de CO² e 20% da poluição industrial das águas. Por isso, é tão importante ocupar estes espaços de debate e mostrar que é possível fazer uma moda com impacto positivo para as pessoas e para o planeta. Participar deste evento, pela segunda vez, é a confirmação de que todos os esforços e resultados que estamos alcançando fazem a diferença na sociedade e servem de exemplo para o nosso setor”, destaca Weege.
O CEO também é Embaixador Pelo Clima da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, e busca engajar outras empresas e empresários a desenvolver ou implementar ações da agenda de sustentabilidade, especificamente o compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Na COP 26, Guilherme Weege também participará do painel “AMBIÇÃO NET ZERO: Como as empresas estão se preparando para o futuro carbono neutro?”, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global. O painel terá transmissão online através da plataforma Hopin.
PIONEIRISMO EM MODA SUSTENTÁVEL
O cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade social estão no centro dos negócios do Grupo Malwee desde a sua fundação, em 1968. Detentora das marcas Malwee, Malwee Kids!, Enfim, Carinhoso e Zig Zig Zaa, a companhia é pioneira no uso de matérias-primas sustentáveis e circulares na produção de roupas e referência em produção de baixo impacto ambiental.
Como exemplo, foi a primeira empresa a implantar, de forma inédita na América Latina, uma lavanderia jeans com tecnologia 5.0 que permite produzir peças com apenas 1 copo de água. No método tradicional, o consumo médio é de 100 litros por peça. Recentemente, também lançou uma coleção feita a partir de tingimento natural de extrato de amora.
O Plano ESG 2030 é o segundo compromisso público assumido pela empresa. Em 2015, foi a primeira marca de moda brasileira a lançar um Plano de Sustentabilidade com metas para 2020. Entre elas, a redução de 20% da emissão de gases de efeito estufa. “Fizemos importantes investimentos neste período e superamos a meta, atingindo 75% de redução”, reforça Weege.