Em parceria com a USAID e ACDI / VOCA, programa também ajuda a incluir colombianos repatriados e vítimas do conflito armado residentes em Medellín
O Inexmoda, junto com seus aliados USAID e ACDI / VOCA, vem desenvolvendo a segunda edição do programa Valiente II: El Camino del Héroe, que busca fazer da moda um veículo de inclusão. Nos últimos cinco meses, 84 imigrantes venezuelanos, repatriados colombianos e vítimas do conflito armado residentes em Medellín, assistiram a um treinamento teórico-prático criado para fortalecer seus talentos e conhecimentos, e de encontros psicossociais que os sensibilizam do ser, dois componentes criados para restaurar a esperança, abrindo novas oportunidades de emprego e conexões estratégicas dentro do sistema de moda da cidade colombiana.
“O programa Valiente II pretende que os colombianos que retornaram, vítimas do conflito armado na Colômbia e os imigrantes venezuelanos encontrem uma vocação econômica que lhes permita se integrar às cadeias de valor da indústria da moda em nosso país, avançando com suas capacidades. O objetivo do projeto é ser um promotor da inclusão econômica e social a partir da formação, conduzindo-os à procura de novas oportunidades de emprego e rendimento, o que também lhes permite desenvolver e melhorar as suas competências e conhecimentos. Valiente II é um catalisador de talentos, seres humanos e profissionais”, garantiu Lorenzo Velásquez Diretor de Conhecimento e Transformação do Inexmoda.
Antioquia é um dos departamentos que está no topo das regiões colombianas que recebem migrantes venezuelanos. Segundo a Migración Colombia, até janeiro de 2021 havia mais de 157.000 no departamento, o que representa 9,06% no país; desse número, mais de 90.000 estão localizados em Medellín. Foi assim que, a partir deste panorama, o Inexmoda, USAID e ACDI / VOCA, construíram o programa Valiente II: El Camino del Héroe, uma iniciativa que, sob a responsabilidade social de cada uma das organizações, está gerando ações para vincular econômica e socialmente esta população, promovendo assim a transformação social da cidade e do tecido empresarial do sistema de moda de Medellin.
VALIENTE: ENTREGAR CONHECIMENTO QUE IMPACTA O SER E O FAZER
O programa Valiente II conta atualmente com um total de 84 participantes que estão divididos em três grupos, cada um deles com um foco e objetivo diferente onde são abordados: a moda como serviço, o empreendedorismo e o design.
O grupo Moda como Serviço conta com 25 participantes, 22 deles venezuelanos e três vítimas / repatriados colombianos que, graças ao aprendizado recebido sobre a arte do vestuário, adquiriram conhecimentos para aprender a usar máquinas de costura, conseguindo assim novas ferramentas para melhorar sua qualidade de vida.
“Durante meus 49 anos, nunca me relacionei com alfaiataria e costura. Na Brave, aprendi a enfiar, reconhecer fios e identificar as diferentes partes de uma máquina de costura. Sei que, ao final dessa formação, terei mais conhecimento sobre essa profissão, mas o que mais agradecerei é o trabalho que nos deram para sermos pessoas melhores”, disse James Croes, um migrante venezuelano, participante do projeto.
Por sua vez, o grupo Empreendedorismo conta com 33 participantes, 27 deles são vítimas colombianas do conflito armado e os seis restantes são venezuelanos. Neste módulo, os participantes têm uma ideia de negócio ligada ao vestuário, e Valiente II, através da formação, está a entregar conhecimentos para que continuem a estruturar os seus modelos de negócio, de forma competitiva e sustentável.
Por fim, o grupo Design é formado por 26 venezuelanos, que se caracterizam por ter um sonho comum: ser estilistas na indústria da moda. Valiente II, está abrindo caminho para transformar esses sonhadores em profissionais que continuarão a contribuir para a indústria com seu talento e criatividade.
Além disso, o designer que atender o maior número de desafios que fazem parte do processo, terá a possibilidade de receber mentoria personalizada, capital para criar sua marca e, adicionalmente, poderá fazer parte do eixo da moda da Colombiatex + Colombiamoda 2021, que serão realizadas omnicanal de 27 a 29 de julho no Plaza Mayor Medellín, e em seu formato digital através das plataformas www.colombiatex.com e www.colombiamoda.com.
É assim que 20 participantes do programa irão aderir a esta plataforma comercial com o intuito de gerar uma visão abrangente do negócio da moda, participando nestes tipos de cenários que reforçam a visibilidade, as relações e geram alianças comerciais a nível nacional e internacional, contribuindo assim à sua construção e desenvolvimento como empreendedores.
Desta forma, o Inexmoda, USAID e ACDI / VOCA, estão promovendo a mudança e transformação por meio da moda, como veículo de inclusão para os imigrantes venezuelanos, colombianos repatriados e vítimas do conflito armado, que a partir dos problemas de seu país vizinho, têm a vontade de encontrar novas oportunidades de trabalho que lhes permitam ter uma melhor qualidade de vida e um vínculo com o Sistema Moda, juntando-se a empresas do setor.