Cora Design lança segunda edição de curso de empreendedorismo e moda circular voltado às mulheres na confecção
A Cora Design, consultoria que trabalha para o desenvolvimento de novas narrativas na indústria da moda por meio de uma produção sustentável, está com inscrições abertas para a segunda edição da Liga, curso que acontecerá de 20 de setembro a 15 de outubro de 2021, com aulas ao vivo de forma online.
O curso é voltado a mulheres atuantes no setor da moda, em empresas de pequeno, médio ou grande porte, para compreenderem o significado de sustentabilidade e a aplicação na prática em seu cotidiano de trabalho. Em quatro semanas (que incluem aulas, dinâmicas e mentorias coletivas), as alunas se aprofundam em conceitos e aprendem a trazer para perto ações transformadoras, que podem se multiplicar e conscientizar, de forma gradual, seus núcleos de atuação.
No conteúdo, as alunas terão uma visão sistêmica de como o setor funciona atualmente e as transformações que estão se desenhando e precisam ser feitas para reduzir os danos (ambientais e sociais) no mundo da moda; como gerar impacto positivo por meio do próprio trabalho; os passos a serem dados de uma produção linear para circular; e, ainda, os aprendizados e conexões entre mulheres que atuam em pontas diferentes da cadeia de moda, mostrando suas potências e o valor de seu trabalho dentro desse sistema, abrindo espaço para a geração parcerias.
“A ideia é tornar acessível o conhecimento sobre a moda sustentável, para que não fique restrito só a uma parte das empreendedoras ou a um seleto grupo de profissionais corporativos que buscam essas informações; queremos disseminá-las”, comentam Raquel Chamis, co-fundadora da Cora Design, e Virgínia Vasconcelos, empreendedora social e uma das professoras do curso Liga.
VAGAS SOCIAIS
Na segunda edição da Liga, haverá também 5 vagas sociais, que serão disponibilizadas de forma gratuita a mulheres que não têm condições financeiras para fazer o curso. As alunas que se matricularem e puderem, de forma voluntária, contribuir com um pouquinho a mais, ajudarão a viabilizar essas vagas.
“A diversidade foi um dos pontos altos da nossa primeira turma e trouxe imensos aprendizados para todas as participantes”, comenta Raquel.
Virgínia, responsável pela seleção, conta que entre os critérios para esse encaixe nas vagas sociais estão o pertencimento a grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mas que trabalhem no setor de confecção, como, por exemplo, grupos de costura que trabalhem com retalhos, upcycling, acolhimento de vítimas de maus tratos e violência doméstica, egressas do sistema carcerário, entre outros.
“Um dos requisitos para participar das vagas sociais é que essas mulheres disseminem esses aprendizados em seus grupos de atuação, para que modifiquem suas práticas para um modelo sustentável, que ressignifiquem a forma que organizam a produção em seus locais ou células de trabalho, aplicando esses conhecimentos na prática”, reforça Virgínia.
MENTORIA PARA SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA
As alunas terão ainda materiais de apoio como e-book com o conteúdo das aulas; glossário vivo de sustentabilidade, com os verbetes mais usados pelo grupo e no mercado; mural de referências com textos de apoio para se aprofundarem nos conteúdos das aulas; comunidade fechada no Telegram; e uma aula bônus, com mentoria coletiva.
“Ao final do curso, fazemos mentorias coletivas para ajudar todas as alunas a resolverem seus desafios. Construímos caminhos para que elas possam aplicar os aprendizados para gerar impacto positivo e transformar a indústria da moda do modo tradicional para um modelo sustentável”, completa Virgínia.
As inscrições já estão abertas e as vagas estão sujeitas a lotação. Até o dia 19/08/21 há um desconto de 15%, e após essa data, o valor do curso voltará ao preço cheio.
Corre lá para garantir a sua! @coradesign.co no Instagram e oi@coradesign.co para informações completas sobre a jornada e formas de pagamento.
Conheça mais sobre a Cora Design clicando aqui