Entre os dias 13 e 16 de julho, o salão que reúne design, inovação e sustentabilidade apresentará as inspirações para a temporada 2022_II, com o tema Future Proof
Qual é a chave para a transformação do mercado de produtos de moda? Essa é a pergunta que norteia a pesquisa que deu origem ao tema da próxima edição do Inspiramais: Future Proof. Entre os dias 13 e 16 de julho, o salão que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade apresentará novidades para a temporada 2022_II a segmentos como calçados e acessórios, confecção, moveleiro e bijuterias. Além disso, durante os quatro dias do evento online haverá rodadas de negócios nacionais e internacionais, palestras de inspirações com exposição de materiais e networking entre os participantes.
Na avaliação do coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, um dos grandes pilares do salão é a continuidade. O tema da próxima temporada é sempre construído a partir da evolução de conceitos trabalhados nas anteriores. Na última edição, por exemplo, fez-se referência ao impacto e às mudanças impostas pela pandemia, com a temática Antídoto. “Naquele momento, falamos sobre a ideia de antídoto, de olhar para a natureza e de regenerar como ela se regenera. Buscamos a cura para todas as dificuldades e, em relação aos negócios, o reposicionamento com o digital tem esse sentido”, esclarece.
Para 2022_II, o questionamento está voltado à relação com o que está por vir. “Para serem percebidos no futuro, tanto a empresa quanto o produto devem ter relevância. Se não houver propósito e uma narrativa sustentável de inovação, eles não se mantêm no amanhã”, explica. Para o designer, ser relevante é traduzir esses sentimentos em formas de materiais e depois de produtos – tornando-os desejados e necessários. “O futuro vai exigir ações positivas aqui e agora. Um produto relevante será valorizado se tornando à prova do futuro.”
PALAVRAS-CHAVE
A partir de todas essas reflexões, o Núcleo de Design chegou a palavras-chave que conduzem a pesquisa. Uma das narrativas da próxima temporada é Quantum, a menor partícula de qualquer elemento que existe no mundo, remetendo à essência das coisas. A proposta prevê um olhar poético sobre os acabamentos, inspirados na beleza, na cor, no brilho e na energia dos cristais e gemas preciosas. Interpretam, ainda, a coexistência simultânea de acabamentos antagônicos, como brilho e fosco.
O esporte também aparece ligado a esse conceito. Destacam-se matérias perfeitas para a performance, a prática esportiva e a tecnologia. O foco está no conforto, que envolve o corpo, e na interação com o suor. O verbo desossar evidencia a importância da matéria: a retirada da estrutura, a extrema maciez e a fluidez.
Hipervisual é a segunda palavra-chave ligada ao tema de 2022_II. De acordo com o designer, essa definição é atribuída devido aos filtros e à construção imagética a partir de software. A esse conceito está conectado o maximalismo — com a inspiração gráfica, hacker e geeks. Os materiais aparecem com excesso de cores e estampas, além de vários elementos criando movimento e um volume grande de informação. A ancestralidade também está ligada à ideia hipervisual. “Com as fronteiras fechadas e a existência de barreiras comerciais, percebemos que é preciso ser autossustentável. Criando essa ilha, voltamos para nossas origens, defendemos a nossa tribo”, destaca Walter.
Para construir uma coleção, são estabelecidas etapas que formam a chamada pirâmide de produtos. Todos esses elementos, que fazem parte da extensa pesquisa elaborada pelo Núcleo de Design do Inspiramais, correspondem ao topo da pirâmide, isto é, aos 10% destinados à Inovação. Esse topo é o Future Proof. Na cartela de cores, estão o azul, o lilás e o amarelo. A segunda etapa, que corresponde aos 30%, contempla as referências do tema Antídoto. E a base — os outros 60% — já massificados, representam as inspirações da coleção denominada Free Spirit.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para a próxima edição do Inspiramais já estão abertas. Para participar, basta acessar o site inspiramaisdigital.com.br e se cadastrar. Quem já acompanhou outras edições do salão digital poderá acessar o ambiente virtual com login e senha ou recuperar a senha, inserindo o endereço de e-mail. O Inspiramais reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade para segmentos como calçados e acessórios, confecção, moveleiro e bijuterias.
A novidade dessa edição é que o evento terá a duração de quatro dias. As rodadas de negócio nacionais e internacionais serão concentradas durante o salão. O objetivo da mudança é otimizar a proposta, com agendamento prévio das rodadas entre os expositores e compradores. Caso algum visitante queira participar das rodadas, o time do Inspiramais poderá encaixar a reunião dentro da programação. O networking é um importante pilar do Inspiramais.
PROGRAMAÇÃO – INSPIRAMAIS 2022_II
13/7, às 10h – Palestras de Inspirações 2022_II — Future Proof: Conheça o 10% da metodologia
14/7, às 10h – Palestras de Inspirações 2022_II — Antídoto: Conheça os 30% da metodologia
15/7, às 10h – Palestras de Inspirações 2022_II — Free Spirit: Conheça os 60% da metodologia
15/7, às 14h – Palestra Conexão Criativa e Comercial
16/7, às 10h – Palestra Preview 2023_I
16/7, às 14h – Palestra Preview do Couro 2023_I
O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Conta com o apoio do Sebrae Nacional e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals.