Rodadas de negócio virtuais focadas nos mercados nacional e internacional serão realizadas entre os dias 13 e 16 de julho
Referência para o mercado, por unificar a linguagem e a metodologia para toda a cadeia produtiva da moda, em um único espaço, o Inspiramais também é sinônimo de geração de negócios. A próxima edição do salão digital ocorrerá entre os dias 13 e 16 de julho e contará com rodadas de negócio virtuais, voltadas aos mercados nacional e internacional e focadas em materiais de moda para calçados, confecção e acessórios. O objetivo é conectar fornecedores de materiais a empresas compradoras do Brasil e do exterior.
De acordo com o coordenador de Mercado Internacional e Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Luiz Ribas Júnior, estão previstas cerca de 250 reuniões virtuais dentro do Projeto Comprador. Elas deverão envolver visitantes e compradores de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Holanda, Índia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia e Uruguai.
“As rodadas de negócios digitais são de suma importância para conexão com os mercados internacionais. As empresas do Brasil podem mostrar todo o desenvolvimento de produtos alinhados à pesquisa e prontos para o mercado de consumo, e os compradores apresentam o panorama setorial de cada um dos países participantes e como cada um dos produtos se encaixa naquele perfil de produção e consumo”, destaca Luiz. Na avaliação dele, o encontro entre diferentes culturas impulsiona a estratégia de exportação das empresas e fortalece a construção de imagem do Brasil como solução completa em insumos e materiais por meio do Inspiramais, fortalecendo a transferência de conhecimento às empresas de calçados participantes.
As rodadas internacionais fazem parte do Projeto Comprador, promovido pelo programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals — uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
MERCADO NACIONAL
Já as rodadas virtuais voltadas para o mercado nacional devem mobilizar compradores de diversos estados brasileiros. Na última edição do evento, participaram compradores de empresas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. As reuniões acontecerão individualmente entre compradores e fornecedores via Google Meet, com acompanhamento da equipe da Assintecal. Nesta edição, também haverá um espaço para startups que oferecem soluções para o sistema moda.
Na semana seguinte ao Inspiramais, de 20 a 22 de julho, haverá uma exposição física exclusiva para compradores. Será na Abicalçados, em Novo Hamburgo. Alguns lançamentos do salão digital serão expostos. A visitação será individual, e os horários devem ser agendados previamente. A empresa poderá ver os materiais, tirar dúvidas com o consultor do Núcleo de Pesquisa e Design no local e conhecer novos fornecedores. Interessados podem fazer o agendamento pelo link de inscrição ou pelo e-mail mi@assintecal.org.br.
PROGRAMA INSPIRAMAIS
O programa se inicia com a formatação da pesquisa de comportamento e contexto global — base para a gestão de design que o Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais presta junto às empresas expositoras. O objetivo é nortear o desenvolvimento de materiais e ampliar negócios com outros setores. No decorrer do processo, são realizadas palestras de inspirações abertas aos fabricantes de produtos acabados de moda, antecipando o tema que será apresentado nos dias do evento. No Inspiramais Digital, são apresentados os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa e os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade.
Para saber de toda a programação do evento, acesse: https://www.inspiramais.com.br/programacao-salao-digital
O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Conta com a parceria do Sebrae Nacional — Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals.