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MALWEE CRIA “FIO DO FUTURO” A PARTIR DE RECICLAGEM PÓS-CONSUMO

Movimento DES.A.FIO quer engajar o público na economia circular e cria moletom exclusivo e numerado, feito com o fio de roupas recicladas que seriam descartadas; pela primeira vez, a Malwee não comercializará o item, que poderá ser adquirido por meio de troca por roupas usadas

Você já pensou para onde vão as roupas depois que não podem mais ser usadas? Para reforçar o posicionamento “Moda Sem Ponto Final“, em prol de uma moda mais consciente e feita de um jeito mais sustentável, a Malwee anuncia o movimento DES.A.FIO, com o lançamento do primeiro moletom feito com o ‘fio do futuro’, matéria-prima inovadora produzida a partir de roupas usadas que seriam descartadas.

Unissex e dupla face, o produto é o único na história de 53 anos da marca que não poderá ser comprado. Para adquirir um dos primeiros 1.500 moletons exclusivos e numerados desta primeira edição, o consumidor será convidado a ir até a Avenida Paulista, em São Paulo, na altura do número 1230, no próximo dia 17 de maio (Dia Mundial da Reciclagem), e trocar o produto por cinco peças de roupas usadas. O moletom estará disponível nos tamanhos do P ao GG, plus size (G1, G2 e G3) e no infantil (do 4 ao 14), na cor cinza mescla (cor original do fio sem tingimento). No local, haverá uma instalação de arte, produzida em colaboração com a artista plástica Carol Almeida, que provocará a reflexão sobre a forma de descarte das peças que não podem mais ser usadas.

O DES.A.FIO é o salto que sustenta o pioneirismo da Malwee no uso da malha de fio desfibrado de pré-consumo para o pós-consumo, ele nasceu de forma colaborativa como resultado de mais de um ano de pesquisa e desenvolvimento e comprova que já é possível reciclar peças de roupa. O movimento surgiu para acelerar a transformação da moda circular e minimizar os impactos que o descarte e o uso desenfreado de recursos naturais provocam na natureza.

O lançamento de um moletom, um ícone para a marca, feito com produtos usados que se tornariam lixo, é um marco na nossa história e reforça o compromisso e o pioneirismo da Malwee em buscar alternativas por uma moda cada vez mais sustentável. Essa peça é um símbolo da nossa vontade de que a consciência coletiva sobre a importância da reciclagem de roupas aconteça. Como uma evolução do comportamento social, ao longo dos últimos anos, fomos nos acostumando a separar o nosso lixo e reciclar materiais como papel, alumínio, plástico, vidro… mas, e as roupas? A doação costuma ser o fim do ciclo das peças que escolhemos vestir, porém elas não acabam assim. Em algum momento, todos os produtos que um dia já fizeram parte do nosso guarda-roupas serão descartados e quando esse momento chegar, precisamos buscar alternativas de menor impacto para que esse descarte aconteça. Essa é uma questão que precisamos enfrentar enquanto sociedade, e a Malwee está se posicionando na liderança dessa discussão, mostrando que é possível transformar roupas usadas em peças de moda sustentáveis, acessíveis, com qualidade e durabilidade“, observa Guilherme Moreno, Gerente de Marketing da Malwee.

Ainda segundo Moreno, após a ação de lançamento no Dia Mundial da Reciclagem 17/5, a Malwee iniciará um processo contínuo de estímulo e coleta de roupas usadas de qualquer marca para transformar em novas peças. A marca irá anunciar a criação de 65 pontos de coleta de roupas usadas espalhados pelo Brasil. Todas as roupas coletadas que estiverem em boas condições serão doadas à Cruz Vermelha São Paulo, instituição que atua há 110 anos na ajuda aos mais vulneráveis; e as que não puderem mais ser usadas serão destinadas à reciclagem para a produção de novas roupas. O consumidor deverá ir até um desses pontos e depositar as peças. As lojas da rede Aqui Tem Malwee e da Malwee Kids (marca infantil do Grupo Malwee) serão pontos de coleta, e o consumidor que levar as peças para doação nas lojas ganhará 15% de desconto em novos produtos da marca.

Para a gerente de projetos sociais da Cruz Vermelha São Paulo, Marina Calife, esse é um marco extremamente importante para sociedade. “Ficamos extremamente felizes em poder participar desse projeto que prevê um impacto muito positivo na sociedade; poder ressignificar as peças doadas é essencial para cadeia econômica e sustentável das doações recebidas, a transformação através de uma mudança de percepção é essencial para moda sustentável.”

O ‘FIO DO FUTURO’ FEITO NO BRASIL

Foto: Silvia Boriello

Para desenvolver o moletom, a Malwee recolheu peças sem condições de uso em algumas lojas pelo Brasil e do Repassa, maior brechó online do país e um de seus parceiros de circularidade. O montante de roupas foi encaminhado diretamente para o Grupo EuroFios, empresa especializada na reciclagem e produção de fios sustentáveis (parceira da marca em projetos fabris inovadores e sustentáveis há mais de 10 anos), que fez todo o processo de desfibragem e fiação, e junto com a Malwee, criou o “fio do futuro”. A matéria-prima inédita no mercado de moda brasileiro foi fabricada com 70% de resíduo têxtil pós-consumo e 30% de uma fibra complementar usada para fortalecer a estrutura e qualidade. Em comparação a um moletom convencional, este emite 44% menos CO2 e consome menos 30% de água na sua produção.

Para nós, a criação do ‘fio do futuro’ é mais uma iniciativa que reforça a nossa legitimidade em inovação em prol da sustentabilidade na indústria e na cadeia da moda. A partir dessa matéria-prima, a Malwee passa a transformar roupas usadas que seriam descartadas e virariam lixo têxtil em roupas novas, com a qualidade já conhecida da marca. Esse tipo de orientação para a moda circular tem impacto direto no uso de recursos materiais e está em linha com o nosso plano ESG 2030, em que firmamos o compromisso público de ter 100% dos nossos produtos fabricados com matérias primas e/ou processos com menor impacto ambiental dentro dos próximos 10 anos”, afirma Taíse Beduschi, gerente de ESG do Grupo Malwee.

O FUTURO DA MODA É CIRCULAR

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Modefica, em parceria com a FGV, somente no Brasil são produzidas mais de 8 bilhões de peças de roupa por ano, isso corresponde a 42 novas peças por pessoa em 12 meses. Inevitavelmente, as roupas adquiridas serão descartadas ou doadas, poucas serão recicladas. Para estimular a prática da moda circular, a Malwee lançou, em 2020, o seu novo posicionamento de marca, “Moda Sem Ponto Final”, e também comunicou uma reformulação das coleções para prolongar a vida útil das roupas e provocar o consumo consciente. De lá para cá, a marca anunciou outras ações nessa frente, como uma parceria, à época, inédita, com o brechó online Repassa e a startup de guarda-roupa compartilhado Roupateca.

Para saber como participar do Movimento DES.A.FIO, acesse o link aqui.

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