Você está aqui
Home > Empreendedorismo > MARISA SE UNE AO SEBRAE PARA CAPACITAR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

MARISA SE UNE AO SEBRAE PARA CAPACITAR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Na seleção de candidatos ao programa, que terá 18 meses de duração, mulheres terão prioridade, visando acelerar sua profissionalização, para ampliar negócios e ganhar competitividade na cadeia de fornecedores

Com o objetivo de desenvolver micro e pequenas empresas de sua cadeia de valor, a Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, se uniu ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para subsidiar em 90% o custo do programa de capacitação que terá duração de 18 meses. A ideia é dar mais instrumentos a pequenos negócios visando a ampliação de suas empresas e ganhos de competitividade. Para esse programa de aceleração, 50 empresas serão selecionadas e será dada prioridade a mulheres empreendedoras. Nesta fase, serão contemplados empresários do Ceará, Pernambuco e Santa Catarina.

O programa nasceu para profissionalizar e capacitar ainda mais mulheres na cadeia produtiva da moda, que hoje, segundo o Relatório de Mulheres na Confecção, é uma das mais fortes da economia nacional. O Brasil possui a quinta maior indústria têxtil do mundo, que, somada ao setor de confecção, responde por 16,7% dos empregos de transformação no país. A Marisa, que preza pela ética e respeito, deu início em 2010 a um Programa de Auditoria de Fornecedores, para a realização constante de auditorias em toda a sua cadeia de fornecimento, envolvendo fornecedores e subcontratados, dentro de seu protocolo de Responsabilidade Social. Agora, o projeto ganha ainda mais corpo ao lado do SEBRAE, uma maneira de desenvolver cada vez mais as pequenas empresas do setor.

Esta cadeia utiliza fortemente a mão de obra de mulheres, que participam de todas as etapas do processo de produção. Ao observar o cenário atual do varejo, seis pontos principais serão desenvolvidos durante o programa: competitividade, que será fortalecida em estratégias de todas áreas, como nos pilares de finanças, clientes, conhecimento, pessoas e resultados; produtividade, com foco na melhoria do desempenho de produção e aprimoramento dos processos produtivos e garantia da qualidade; lucratividade, contribuindo para o desenvolvimento da economia local; inovação, para a diferenciação das micro e pequenas empresas; ampliação de mercado, por meio do acesso a novas cadeias de valor, diversificando a carteira de clientes; e, por fim, desenvolvimento sustentável, diante dos aspectos econômico, social e ambiental.

A partir de seu Programa de Relacionamento com Fornecedores, a Marisa selecionou empresas com que já trabalha e que terão oportunidades de melhorar sua gestão em seus mais diversos níveis, seja na comunicação da proposta e imagem da marca para o consumidor. Destinado especialmente às mulheres participantes, o cronograma inclui assuntos referentes ao empoderamento feminino dentro do cronograma de aulas.

Por meio de consultorias, cursos, oficinas, eventos, rodas de conversa, diagnósticos, comunidades práticas, palestras e conteúdos, os empreendedores terão acesso também a análises individuais de seus negócios, de forma a receber as melhores soluções aplicadas às suas dificuldades na prática. Além disso, aprenderão sobre coleta e registros de dados, processo produtivo, gente, equipe, engajamento, qualidade e melhoria contínua, pensamento sustentável, gestão financeira e, ainda, empoderamento e propósito. Nas atividades, estão incluídos também coachings de liderança, missão executiva, seminários, materiais de comunicação e bate-papo com a diretoria da Marisa. Por conta do subsídio quase integral, o custo individual para os micro e pequenos empresários selecionados será de R$ 1.600,00.

Com foco na profissionalização do gerenciamento das empresas do programa de encadeamento, pretende-se aperfeiçoar o relacionamento entre fornecedores-âncora e os empreendedores menores, com vistas ao fortalecimento de toda a cadeia, Mariana Fernandez, gerente divisional de Global Sourcing da Marisa, comenta a decisão da companhia de mergulhar em um projeto como este. “Essa parceria com o SEBRAE para capacitação de fornecedores da cadeia é um projeto que está dentro da estratégia de sustentabilidade dentro do pilar de compras responsáveis, uma ação interna que garante que tenhamos fornecedores que não só cumpram a legislação vigente, mas que também tenham cada vez mais incorporação de boas práticas nas suas produções e cresçam economicamente gerando mais empregos. Para nós, é muito importante oferecer uma base sólida para esses profissionais e os puxar para perto de nós e do nosso negócio.”

Esta ação afirmativa de Marisa em parceria com o SEBRAE reforça o compromisso da varejista com seu pilar de sustentabilidade e seu avanço com os ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, definidos junto à ONU). O programa de capacitação evolui dois dos grandes objetivos de desenvolvimento, o de Igualdade de Gênero e o de Trabalho Digno e Crescimento Econômico.

Coordenadora de Moda do Sebrae Nacional, Anny Tonet afirma que o foco no empreendedorismo feminino é um tema inédito nos projetos de encadeamento produtivo que a instituição apoia, o que faz da parceria com a Marisa um projeto ímpar com olhar de futuro, de inovação e de inclusão. Ela lembra que o segmento da moda concentra mão de obra numerosa, grande parte de mulheres, mas com baixa profissionalização e baixo poder de renda. “Entendemos o papel propulsor da mulher dentro do nosso segmento. Então, temos muita clareza de que, com uma proposta de empoderamento efetivo, é possível termos políticas melhores, não só de gestão e de governança, mas também políticas mais sustentáveis, mais justas, mais inclusivas para toda uma cadeia produtiva. Junto com nossa grade pedagógica vem a melhora de lucratividade, de eficiência, de produtividade, a inovação e a sustentabilidade para os pequenos negócios, mas também uma mudança cultural e comportamental”, afirma Anny.

O Programa Nacional de Encadeamento Produtivo é uma iniciativa ampla e vencedora do Sebrae de parcerização com médias e grandes empresas para desenvolver e qualificar os pequenos negócios de seu ecossistema, podendo atuar desde a cadeia de fornecimento até a cadeia de distribuição. O Programa faz parte da estratégia Sebrae para grandes empresas chamada Conexões Corporativas.

Dados de 2018 a 2021 mostram resultados significativos da iniciativa. Na média, as empresas participantes registraram aumento de 55% no índice de competitividade, 23% em produtividade e 12,6% na pontualidade da entrega, ao mesmo tempo houve redução de 11% no tempo de produção dos lotes e queda de 42% nas peças reprovadas pela empresa âncora.

Deixe um comentário

Top