Depois de hiato da pandemia, retomada foi marcada por milhares de cursos, exposições, lançamentos, encontros com influenciadores e foco no empreendedorismo de artistas e artesãos
A Mega Artesanal, a maior feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais da América Latina, encerrou com chave de ouro sua edição de 2022. Dados da WR São Paulo, organizadora da feira, registram que o evento recebeu mais de 80 mil pessoas, incluindo mais de 700 caravanas vindas de todos os cantos do país.
Com mais de 400 expositores, incluindo indústria, comércio e ateliês, o que não faltou foram novidades nas inúmeras técnicas, como crochê, bordado, cerâmica, cartonagem, costura criativa, biscuit, confeitaria, feltro e scrapbooking.
Em hiato desde 2019, a edição de 2022 revigorou a economia criativa. “Estávamos com muita saudade de encontrar as pessoas, de receber todo o carinho e abraço das nossas empreendedoras. A Mega Artesanal é sempre inspiradora e ajuda o empreendedorismo a crescer de forma consistente, pois movimenta o mercado. O número de pessoas que empreendem com economia criativa no Brasil cresceu imensamente nos últimos anos. Durante a pandemia, as técnicas como o tricô e o crochê, além de outras em que a pessoa trabalha sozinha, subiram a olhos vistos a um novo patamar”, conta Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo, que atua há mais de 20 anos no segmento de feiras e eventos.
“O artesanato é uma alternativa empreendedora que transforma vidas, especialmente das mulheres que, muitas vezes, conquistam sua independência financeira ou mesmo sustentam toda a família com a própria arte. Incentivar a profissionalização e o empoderamento de artistas no Brasil é o que mais nos motiva”, completa.
APRENDIZADO E NOVIDADES DE MERCADO
Mais de 5 mil cursos, workshops e demonstrações aconteceram todos os dias, a grande maioria gratuitos. De acordo com Rita, a Mega Artesanal conecta pessoas que fazem artesanato tanto como hobby quanto profissão. “Este é um espaço para ir além das compras, porque possibilita o aprendizado e o aperfeiçoamento de técnicas, a troca de experiências com outros artesãos e fomenta ideias empreendedoras. Tivemos, por exemplo, um estande expondo placas de até 1,9 metros de estêncil, o que não é algo fácil de encontrar no mercado. Também apresentamos técnicas modernas de confeitaria nos cursos e workshops, especialmente na Scrap & Cake Brasil, que foi o nosso maior expositor, com mais de 800 m² de área.”
A ARTE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Além da grande movimentação cultural e econômica promovida pelo evento, a campanha de prevenção contra o câncer de mama – Outubro Rosa – ganhou destaque com a Exposição Reflorescer, que teve curadoria de Iara Reis, e apresentou bordados artísticos das mamas feito por mulheres cearenses que enfrentaram e venceram o câncer de mama.
Com público majoritariamente feminino, a Mega Artesanal aproveitou a oportunidade para usar a arte como ferramenta de cuidado com a saúde. A exposição chamou a atenção pelos depoimentos das artistas, que contaram sobre suas trajetórias na descoberta e no tratamento. A Exposição Reflorescer foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Ceará, Associação Nossa Casa de apoio a pessoas com câncer e CRIO – Centro Regional Integrado de Oncologia e Catedral Tecidos e Aviamentos em geral.
ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE
Nesta edição da Mega Artesanal 2022, empresas com produtos e processos sustentáveis estiveram presentes, mostrando que este aspecto tem ganhado relevância também no fazer artesanal, que já carrega em si esta premissa.
Entre as empresas estavam a Feltros Santa Fé, que desde 2009 produz feltros a partir de garrafas PET (em média 50 garrafas por metro quadrado de feltro). Este ano, a empresa lançou o projeto Ciclo Sustentável Criativo, que está um passo à frente da sustentabilidade dos resíduos de corte, ou mesmo os produtos depois de “velhos”, podem ser reutilizados na jardinagem por ter as mesmas propriedades do xaxim; a EuroRoma, marca pertence ao Grupo EuroFios, maior produtor de fios e barbantes ecológicos do Brasil. Anualmente, recicla mais de 12 mil toneladas de resíduos têxteis e é a única empresa brasileira que detém todos os processos da cadeia, desde a coleta, transformação até a distribuição do produto final; a Castanhal Companhia Têxtil, com seus produtos em fibra de juta a partir de uma cultura integrada ao bioma amazônico, plantada nas calhas dos rios, sem agrotóxicos, herbicidas ou fungicidas e adubação natural; a Pingouin, que lançou os fios EcoJeans, produzidos a partir da reciclagem de aparas de jeans da indústria de confecção e sem passar por processos químicos de tingimento (suas cores são as mesmas das peças de origem), e a linha Botanique, com o fio cru, isento de processos químicos, com embalagem sustentável (papel semente) gerando zero lixo e economia de água e energia em seu processo de fabricação; e a Pilot, com sua Linha BeGreen, de produtos feitos com pelo menos 70% de material reciclado.
CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS FEIRAS
A WR Eventos já está preparando as próximas feiras. A Brazil Patchwork e Scrapbooking Show acontece de 15 a 18 de março de 2023, em São Paulo/SP e a Artesanal Sul, de 09 a 12 de maio de 2023, em Porto Alegre/RS.
A próxima edição da Mega Artesanal 2023 já tem data marcada: entre os dias 28/07 a 02/08.