Maior e mais antiga organizadora de feiras do mundo – que começou nos tempos medievais -, celebra seu 780o aniversário com retomada aos trabalhos e foco na digitalização
Em 11 de julho de 1240, o imperador Frederico II concedeu direitos de feiras a Frankfurt am Main, marcando o nascimento de Messe Frankfurt. Agora, 780 anos depois, a empresa pode relembrar uma história movimentada na qual a feira de Frankfurt evoluiu de um mercado medieval para um player global – experimentando muitos sucessos e dominando várias crises.
Peter Feldmann, prefeito de Frankfurt am Main (Alemanha) e presidente do Conselho de Supervisão da Messe Frankfurt, comentou: “Feiras comerciais impulsionaram o desenvolvimento da nossa cidade. Em nenhum outro lugar as feiras são parte integrante da história de uma cidade como em Frankfurt. A concessão oficial de direitos de feiras do imperador Frederico II marca a origem histórica de uma história de sucesso que começou em torno da Prefeitura de Frankfurt (Römer) há 780 anos e continua até hoje. Desde o início, a Messe Frankfurt evoluiu ao longo dos séculos para a maior empresa de feiras de negócios do mundo. Mesmo depois de 780 anos de sucesso, ela permanece fiel à tradição do comércio e da internacionalidade, que está firmemente enraizada em sua cidade natal, Frankfurt. ”
E é voltando aos negócios que a Messe Frankfurt comemorará seu aniversário de 780 anos: após um bloqueio global de vários meses, estará novamente realizando feiras. Tudo começa com a Intertextile Shenzhen Apparel Fabrics em 15 de julho de 2020 na China. A feira faz parte de uma rede de cerca de 50 eventos têxteis internacionais no portfólio da Messe Frankfurt, que inclui a Semana de Moda de Frankfurt (desde junho deste ano). Vale destacar que a Apparel Sourcing USA Summer e Home Textile Sourcing Expo, ambas em Nova York, entre os dias 21 e 23 de julho, serão online. As feiras também estão retomando os negócios na Alemanha – em estrita conformidade com um extenso conceito de proteção e higiene. Eventos menores já estão em andamento no recinto de exposições de Frankfurt e as feiras se juntarão a eles em breve: a Nordstil liderará o caminho em Hamburgo em setembro, seguido pela Feira do Livro de Frankfurt em outubro. As datas de substituição também foram planejadas em 2020 para muitos dos eventos adiados do Grupo em todo o mundo.
Wolfgang Marzin, Presidente e CEO da Messe Frankfurt: “Estamos muito satisfeitos que nossos eventos, mais uma vez, sirvam de plataforma para a interação pessoal. Nossa retomada das operações de eventos em todo o mundo demonstra a flexibilidade da Messe Frankfurt em responder aos desafios. Somos capazes de oferecer a nossos clientes em todo o mundo as plataformas de que eles precisam – regional, nacionalmente, em nível europeu e globalmente – enquanto satisfazem os novos regulamentos e requisitos locais de hoje. Os últimos 780 anos demonstraram repetidamente quão importantes são as feiras para promover a recuperação econômica em tempos de crise, e nossos clientes têm deixado claro para nós que encontros e diálogos presenciais são insubstituíveis. ”
Uma análise da história mostra que as feiras comerciais, como espelhos da economia, são repetidamente confrontadas com crises. Mesmo em 1635, por exemplo, a Feira da Primavera de Frankfurt teve que ser cancelada por causa das consequências da Guerra dos Trinta Anos e um surto da peste bubônica em Frankfurt. As medidas adotadas para ajudar a impedir a propagação de doenças já incluíam fechamentos de fronteiras, certificados sanitários, sistemas de passaporte, verificações de entrada e saída e quarentenas. O papel central das feiras no desenvolvimento econômico ficou claro até então. Assim que a Primeira Guerra Mundial terminou, começaram os planos para a Feira Internacional de Importação em outubro de 1919 e a Feira da Primavera em 1920. 95% do local da exposição foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, e sua reconstrução imediata enviou um sinal claro sobre a importância da cidade de Frankfurt como um centro de feiras. As operações recomeçaram com a Feira de Frankfurt em outubro de 1948, contando em parte com construções leves provisórias, tendas e espaços ao ar livre.
Setenta e dois anos depois, a pandemia global de coronavírus desafia o setor de eventos desde o início de 2020. Marzin: “O cenário da feira mudará como resultado da crise do coronavírus, e tópicos como digitalização, proteção e proteção terão uma chave papel a desempenhar. No entanto, o fator de sucesso mais importante do setor de feiras de negócios continua sendo o encontro pessoal – algo que as plataformas da Messe Frankfurt vêm possibilitando há 780 anos. Porque a demanda por encontros cara a cara é ainda maior hoje do que era antes. ”