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MODA COMVERSO ABRE CASA DE CRIADORES COM DESFILE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A CADEIA PRODUTIVA

Buscando combater o trabalho escravo, infantil e de estrangeiro irregular, trazer transparência para a moda, a passarela do evento será tomada por um estilo mais ético e responsável

O ModaComVerso, movimento liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), abre a Casa de Criadores – evento que acontece em São Paulo de 5 a 10 de dezembro – com um desfile de conscientização, não só para o público, mas para todo o setor. Com a intenção de reforçar a importância de uma moda comprometida com boas práticas, o projeto convidou colaboradores (que participam de diferentes etapas do processo de produção de uma peça) das maiores varejistas do país para compor a passarela. Marisa, Riachuelo e Dafiti fazem a abertura do evento com mensagens que reivindicam transparência e uma moda socialmente responsável.

Para o desfile, todos os colaboradores das varejistas que assumirem o posto de modelos, estarão com um look que trará frases de reivindicações do movimento que, como sugere o nome, deseja virar a moda do avesso e despertar todos para um consumo cada vez mais atento à harmonia do ambiente e focado na responsabilidade. As peças foram confeccionadas a partir dos tecidos cedidos pelas apoiadoras T. Christina Confecções e RVB Malhas, além de itens oferecidos pela varejista Riachuelo. 

Em maio deste ano, o ModaComVerso lançou um estudo inédito, segundo o qual 80% das pessoas deixariam de adquirir determinado produto se a marca estivesse envolvida em denúncia ou acusação sobre práticas sociais e 76% estariam dispostas a pagar um pouco a mais por artigos de empresas comprometidas com causas socioambientais. Os dados reforçam a preocupação dos consumidores com as iniciativas socioambientais praticadas pelas marcas que consomem. 

O projeto, que já reúne 17 varejistas, 3.869 fornecedores e 18 organizações da sociedade civil, buscando trazer transparência para a moda e aproximar os consumidores das boas práticas das empresas, procura destacar marcas que não usam trabalho análogo ao escravo, infantil e de estrangeiro irregular. A meta é estimular uma cadeia de valor ética e humana. Estas boas práticas são garantidas a partir das auditorias realizadas pelo Programa ABVTEX, que promove o desenvolvimento e monitoramento da cadeia produtiva. 

“Temos o objetivo de dar visibilidade às empresas que aderem às boas práticas no setor. Queremos construir uma moda mais consciente; por isso é fundamental estarmos presentes nesses espaços, como a Casa dos Criadores, vista e frequentada por grandes nomes atuais da moda. Abrir os desfiles desta edição nos fará atingir um público engajado e interessado no futuro da moda”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Nossa missão é atrair cada vez mais público e empresas do setor para o projeto e assim construir uma rede ainda mais consistente e consciente, que colabore para um futuro melhor”, completa.

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