Vestimenta feita de DuPont™ Protera® minimiza os riscos de queimaduras na manutenção de uma das maiores fábricas de alimentos pet do Brasil
Special Dog Company teve uma ascensão notável no negócio de pet food. Em menos de vinte anos de operação, a empresa consolidou-se como a terceira força do mercado brasileiro, hoje disputado por mais de 2 mil marcas. Uma das razões do sucesso é a ótima gestão de capital humano. Não à toa, a fabricante de alimentos tem figurado em rankings de melhores lugares para se trabalhar.
A melhoria contínua dos processos, o controle dos riscos e a prevenção a acidentes estão entre os pilares do cuidado com os funcionários. Por isso, em meados de 2018, a Special Dog Company decidiu aperfeiçoar a proteção térmica do pessoal da manutenção elétrica de sua fábrica, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). A ideia foi minimizar o risco de queimaduras por arco elétrico.
Após observar avaliações positivas das vestimentas com a tecnologia DuPont™ Protera®, a equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Special Dog Company agendou uma visita ao Centro de Inovação e Tecnologia da DuPont, em Paulínia (SP). A roupa de proteção até então utilizada pela empresa, feita de algodão tratado, foi testada no DuPont™ Thermo-Man® – um manequim em tamanho real equipado com 122 sensores e que, após vestido, é todo envolvido por chamas, suportando temperaturas de até 1.000 °C.
TODA A DIFERENÇA
As simulações mostraram que, com o traje de algodão, uma pessoa sofreria um índice elevado (64%) de queimaduras de segundo e terceiro graus. O calor desintegrou toda a costura estrutural dos punhos, golas, mangas e cavalo. Um ensaio sob os mesmos parâmetros no Thermo-Man® mostrou uma capacidade de proteção quase três vezes maior da vestimenta DuPont™ Protera®, garantindo 100% de chance de sobrevivência ao usuário.
Impressionados com os resultados, os profissionais da Special Dog Company iniciaram estudos para viabilizar a implantação. Cálculos mostraram que, apesar do valor unitário maior que o do traje de algodão, a vestimenta de DuPont™ Protera® geraria ganhos financeiros em médio prazo, com economia bruta de 10% e retorno do investimento inicial em dois anos. A propriedade de resistência ao fogo do tecido é mantida por toda a vida útil, mesmo após abrasões e lavagens, proporcionando maior durabilidade do que o EPI convencional.
O fornecimento das novas roupas foi realizado através de uma parceria entre a DuPont e a Bunzl PROT-CAP. A entrega contou com um treinamento on-site feito pela DuPont e apoio de um folder de uso e conservação do novo equipamento, preparado pela equipe de SESMT da indústria usuária.
“Além da proteção elevada, o traje de DuPont™ Protera® se mostrou mais confortável do que o anterior. Por isso, ampliamos o foco inicial do projeto. Além do pessoal da assistência elétrica, os técnicos em automação e condicionamento de ar também receberam a nova vestimenta”, conta Geraldo Camargo de Moraes, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Special Dog Company.
PRÊMIO
A adoção da nova vestimenta contra arco elétrico garantiu à Special Dog Company a terceira colocação na categoria Proteção Térmica do Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador em 2019. “O projeto resultou no pleno atendimento das nossas expectativas quanto ao aperfeiçoamento da segurança na manutenção elétrica”, destaca Moraes.
Em 2020, o Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador terá sua 10ª edição. Para mais informações sobre a iniciativa, acesse: www.premiodupont.com.br.
Foto: Divulgação