Iniciativa da Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW) e STATE visa preencher demanda crescente da indústria por profissionais de tecnologia, inclusive no concorrido metaverso
Com um mercado de trabalho cada vez mais digital e imersivo, a corrida das empresas para o ingresso no metaverso antes da concorrência, tornou-se acirrada e urgente. Como chave para a capacitação profissional de talentos, nasce, em São Paulo, o NR_LAB. Idealizado pela BRIFW (primeira semana de moda da América Latina inteiramente dedicada à integração da moda e tecnologias imersivas) e centro de inovação STATE, na Vila Leopoldina, em São Paulo, o novo projeto movimenta o circuito nacional de inovação ao fomentar a pesquisa e desenvolvimento de talentos e projetos digitais focados em soluções para a indústria criativa. Lançado no último dia 25 de agosto, o laboratório será hospedado no STATE, um galpão de 10.000m², e marca um episódio importante de reestruturação da região da Lapa como polo efervescente tecnológico.
Conduzido por Olivia Merquior, especialista em Web3 e fundadora da BRIFW, e Jorge Pacheco, fundador e CEO do STATE (foto de abertura), o novo laboratório de realidades imersivas busca preencher o déficit, no Brasil, de uma cadeia carente de profissionais especializados em serviços e produtos digitais. Segundo pesquisa do Gartner, de 2021, “até 2025, cerca de 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no metaverso.”
“O mercado de trabalho passa por um dos maiores desafios das últimas décadas. De um lado, milhares de vagas abertas para profissionais habilitados em novas tecnologias; do outro, milhões de pessoas sem qualificação procurando emprego. Grandes empresas já sentem forte esse gap na educação, mas esse será um dilema que micros e pequenos empresários também vão se deparar em muito breve. Nós precisamos urgentemente entender as mudanças estruturais que estão acontecendo. Mais do que explicar como criar um código ou utilizar um software, gestores de diversas áreas precisam compreender os impactos da Web3 e das tecnologias imersivas na cultura global”, explicou Olivia Merquior.
A fim de ser um espaço de convergência da indústria para os desenvolvimentos de novas experiências e práticas avançadas em realidades expandidas (VR/AR) e ações na Web3, o NR_Lab promoverá cursos, encontros, bootcamps, jams e residência para criadores e startups com foco em processos integrados com a indústria 4.0 e a meta-cultura. O laboratório forma-se em três pilares: Experiências (conectar criadores, cientistas e empreendedores); Projetos (oferecer soluções digitais eficientes para o mercado); e Capacitação (profissionalizar times de empresas para as novas demandas do século XXI por meio de acesso ao maquinário e tecnologias necessárias, além de estimular o conhecimento às possibilidades trazidas pelo digital a partir da aplicação prática nos negócios).
“Por meio do NR_Lab queremos capacitar líderes de empresas para entenderem e criarem oportunidades de negócios com tecnologias imersivas, web3 e metaverso, ao mesmo tempo que fomentamos o desenvolvimento de comunidades de criadores e talentos que com o uso da tecnologia constroem o mundo digital imersivo”, disse Jorge Pacheco.
O projeto marca, sobretudo, sinergia de ambos os negócios ao combinar a visão empreendedora do STATE, que abriga corporações, startups, cientistas e criadores como FLAGCX, La Fabrique, BNP Paribas, Braskem, Votorantim e Tok & Stok, e Plug and Play a comunidade de artistas e criativos nativos digitais construída, desde 2020, pela BRIFW (Brazil Immersive Fashion Week) que terá 3ª edição, em novembro, em formato phygital no STATE.
Foto: Divulgação