*Por Jane Boddy / Pantone Color Institute
O azul para 2022 tornou-se uma cor multidimensional, aproveitando a profundidade dinâmica. PANTONE 17-3938 Very Peri transita entre o calor do vermelho e o frescor do azul, mergulhando no espectro violeta. Cria uma profundidade edificante e uma presença dinâmica que energiza nosso espírito e fortalece nossa criatividade.
“Esse tom particular de pervinca sempre me lembra o trabalho de Maxfield Parrish. Este pintor americano do século 20 é pouco conhecido e menosprezado pelos críticos de arte hoje, mas a revista Time certa vez o colocou lá com Van Gogh e Cezanne. Ele se destacou na criação de paisagens pastorais idealizadas. Sua marca registrada era que essas paisagens definham suavemente sob céus azuis sonhadores sombreados com lavanda, ou são imbuídos de uma luz violeta escura. Os resultados foram estranhos, mágicos e bastante futuristas, os espaços imaginativos que ele criou parecem exatamente o tipo de lugar para onde nossa geração deseja escapar”, diz Kassia St Clair, autora de The Secret Lives of Colour, sobre a profundidade da cor em Very Peri.
O foco no uso do lilás dentro do azul para criar uma sensação de fantasia mal-humorada nos leva ao metaverso. Destacado como o futuro da internet e visto como uma mudança na forma como interagimos com a tecnologia, o digital e o físico colidem para criar uma nova realidade imersiva. Apesar de muita discussão em torno do que é o metaverso, se olharmos para o mundo bem estabelecido dos jogos, podemos obter um trecho de como o metaverso poderia ser. A Linden Lab usou um tom semelhante ao PANTONE 17-3938 Very Peri em sua luta anual de bolas de neve virtual no Second Life.
O que é fundamental nesse espaço virtual é criar um clima sedutor que atraia o jogador. Azuis pervinca com infusão de lilás têm esse efeito atmosférico e são frequentemente usados para criar essa atmosfera futurista.
PANTONE 17-3938 Very Peri também projeta essa sensação de futurismo no mundo da arte digital. A Polygon 1993 criou uma série de artes digitais para o lançamento do PANTONE 17-3938 Very Peri capturando a essência digital da cor. No festival de design de Londres, Roland Lane criou Sonzai. Uma bela experiência de realidade mista de um holograma dançando na Galeria de Pinturas V&A, em uma cor próxima ao PANTONE 17-3938 Very Peri, fundindo arte e tecnologia para misturar perfeitamente o digital no cotidiano.
Dentro da moda digital, tons próximos ao PANTONE 17-3938 Very Peri já são populares. Karinna Grant, Co-CEO / The Dematerialised, fala sobre como eles sentiram que essa cor funciona na área de moda digital:
“Um tom que vemos regularmente na moda digital e na esfera NFT é semelhante ao PANTONE 17-3938 Very Peri – parece bastante sinônimo da estética cibernética e futura e também há algo bastante etéreo em suas qualidades em um vestuário virtual. Acho que isso se deve às associações espirituais que as pessoas podem ter com algumas cores que têm um elemento lilás. Essa sombra também é bastante edificante e positiva, talvez até curativa, o que é muito necessário tanto na URL quanto na IRL agora. Usamos um tom chamado Hyper Lilac em nossas peças MCQ NFT. Este tom Hyper Lilac foi desenvolvido especialmente pela Pantone para a MCQ para a identidade visual da marca.”
Há também uma sensação de exótico nesses tons quando trazidos para o mundo físico. PANTONE 17-3938 O aspecto multifacetado de Very Peri permite trabalhar de forma inovadora e progressiva dentro de coleções físicas, como já visto no desfile SS22 de Chet Lo.
Esse senso de fantasia traz novidades para cabelos e beleza, quase imitando o burburinho em torno de influenciadores virtuais no mundo real. Os tons exóticos de azul são ousados, lúdicos e libertadores, trabalhando em tons de pele para criar looks progressivos, adotando uma nova abordagem ao uso de cores não naturais nessa área.
PANTONE 17-3938 Very Peri é o camaleão do mundo das cores, acomodando-se harmoniosamente em uma gama diversificada de paletas. O tom vermelho-violeta tem uma presença dinâmica para uma faixa esportiva e brilhante, enquanto a aparência suavizada do azul permite que ele fique confortavelmente dentro de uma paleta neutra.