Marca completa vinte anos e reforça seus indicadores de sustentabilidade
A marca Paula Ferber, que completa 20 anos de mercado, vem com novo fôlego, e se prepara para lançar de forma pioneira a coleção de produtos – bolsas e objetos para casa -, em EVA Green, uma resina vegetal produzida a partir da cana-de-açúcar, conhecida mundialmente como polietileno verde.
Com características como flexibilidade, leveza e resistência, o EVA Green contribui para a redução dos gases causadores do efeito estufa ao capturar e fixar CO2 durante seu processo produtivo. Os produtos são identificados pelo já conhecido tag com o desenho de um abacaxi, desta vez, na cor verde.
Apesar da pandemia e com lojas físicas fechadas, a loja online segue atuante, tendo registrado um aumento de vendas em mais de 200%.
20 ANOS DE MARCA
Trancoso, Bahia, final dos anos 90. Paula Ferber abriu o primeiro loja no “Quadrado” de Trancoso, onde os clientes puderam fazer suas próprias sandálias, permitindo-lhes uma influência real no processo criativo, desde esquemas de cores e tipos de materiais usados a motivos decorativos, feitos sob medida pelo sapateiro local. Naquela época, Paula Ferber definiu seu estilo de criação.
Atualmente, a marca possui 8 lojas próprias em São Paulo, incluindo a loja online, e está presente em mais de 50 lojas multimarcas espalhadas pelo país. Em 2017 adquiriu uma fábrica de artesãos em Minas Gerais, criando de forma complementar, a linha de produtos “Paula Ferber Casa” e passou a apresentar uma curadoria de objetos de arte popular brasileira. Emprega mais de 200 pessoas direta e indiretamente.
Paula Ferber é motivada pela promessa de preservar técnicas artesanais antigas e elevar a próxima geração de mestres artesãos de várias regiões do Brasil. Um sapato feito à mão pode significar muitas horas de trabalho e envolver muitas experiências.
A marca, desde sua concepção, trabalha com talentos do macramê, crochê, mestres do couro, aplicações, bordados, tingimentos e metais. Tem como compromisso trazer o trabalho desses artesãos não anunciados para o consumidor de luxo e abrir o fluxo de riqueza para estes profissionais e regiões.
A empresa estabeleceu em 2019 uma parceria com a Materia LAB, empresa de consultoria em sustentabilidade, para analisar os impactos dos processos de produção. Trabalhando em conjunto com toda a equipe da marca, a Material Lab coletou dados em nível de origem, ciclo de vida e rastreabilidade dos materiais e fornecedores, processos de criação e desenvolvimento até o produto acabado, seus pontos de venda e distribuição em todo o país. Os resultados do projeto forneceram uma base sólida de informações para a estratégia sustentável Paula Ferber, gerenciamento de riscos, fornecimento, novos produtos e comunicação, assim como a identificação de 3 indicadores sustentáveis da empresa: sócio-cultural, circularidade e matéria-prima.
“Minha marca fará 20 anos e, ao refletir sobre como eu gostaria de comemorar esta data, resolvi estudar de que forma diminuir os impactos da nossa empresa no planeta, começando com mudanças de processos e matérias-primas. Com o objetivo de fazer moda e design brasileiros da forma mais autêntica, respeitosa e funcional possíveis para nossa realidade de país e de mundo. Um marco inicial de uma evolução de impacto positivo na marca, para que nossas escolhas sejam cada vez mais sustentáveis.” – Paula Ferber