Projetada especificamente para a indústria automotiva, esta oferta revolucionária digitaliza os processos da sala de corte e abre perspectivas para um desempenho incomparável
A indústria automotiva enfrenta atualmente um conjunto complexo de dinâmicas de mercado: custos crescentes de material e transporte, orçamentos reduzidos, mudanças nas expectativas dos consumidores, entre outros desafios. Neste contexto, melhorar a eficiência em toda a cadeia de valor tornou-se uma prioridade estratégica para os fabricantes de veículos e equipamentos.
Dessa forma, apoiando seus clientes com soluções de ponta que combinam software, equipamento, dados e serviços para tornar sua oferta a porta de entrada para a indústria 4.0, a qual abre uma nova gama de possibilidades, a Lectra acaba de trazer ao mercado a Automotive Cutting Room 4.0, uma sala de corte especial para a indústria automotiva que agrega um conjunto de soluções interligadas: Vector, o equipamento de corte de tecidos que oferece o melhor desempenho do mercado; Empower, uma nova geração de serviços digitais para alavancar os recursos da Vector; Valia, o coração da nova oferta, um software para preparação e programação da produção; e Algopex, um aplicativo para explorar e capitalizar todos os dados gerados pela sala de corte, para que você possa tomar as melhores decisões o mais rápido possível.
“O setor automotivo, ciente dos desafios de competitividade associados à sua transformação digital, está liderando em termos de indústria 4.0. Melhorias de produtividade e economia de material ainda são possíveis nas salas de corte: com o lançamento da oferta Automotive Cutting Room 4.0, permitimos que os fabricantes automotivos deem mais um passo significativo em direção à excelência operacional”, explica Céline Choussy, chief product officer da Lectra.
A conexão de todos os elementos da Automotive Cutting Room 4.0 disponibiliza esse valor sem precedentes e permite alcançar um nível de desempenho incomparável. Nicolas Favreau, diretor de Estratégia de Marketing Automotivo da Lectra, explica: “Quando todo o processo da sala de corte é digitalizado, os dados gerados são centralizados e acessíveis em tempo real, ajudando nossos clientes a tomar as melhores decisões em cada etapa do processo de produção. Os benefícios são enormes. Por exemplo, os principais indicadores de desempenho dos primeiros usuários da oferta mostram ganhos de produtividade de cerca de 5% e uma redução no consumo de materiais de uns 2%. Isso é inédito! Esses resultados, aliados à agilidade que a Automotive Cutting Room 4.0 traz e o controle completo do processo, demonstram a máxima relevância da oferta.”
Renaud Cellier, diretor-adjunto da Unidade de Negócios de Materiais de Revestimento do fabricante de assentos para veículos Tesca, confirma: “A digitalização é um eixo estratégico em todas as nossas áreas de atividade, incluindo as salas de corte. A exibição em tempo real dos principais indicadores e a análise de desempenho e melhorias possibilitadas pela digitalização são essenciais para se adaptar a um ambiente econômico volátil e incerto. A oferta Automotive Cutting Room 4.0 nos permite ser mais reativos e otimizar nosso desempenho, fornecendo-nos análises e recomendações para melhorar os principais indicadores de desempenho e eficiência de nossas linhas de corte.”