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RENNER ACELERA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COM PROJETOS OMNICHANNEL

Uma das maiores varejista de moda do Brasil implementa ferramentas digitais com foco na experiência do consumidor

Impulsionada pelo contexto atual do mercado varejista, a Renner está acelerando seu processo de transformação digital. A empresa antecipou o desenvolvimento de projetos que facilitam a experiência dos consumidores, ampliam os canais de venda, aprimoram a entrega de mercadorias e fortalecem o relacionamento com os clientes. Soluções originalmente previstas para o fim deste ano ou para 2021 foram colocadas em prática em tempo recorde e já apresentam resultados promissores.

Um desses projetos é o Minha Sacola, que permite que qualquer pessoa inscrita em uma plataforma parceira de marketing de afiliados anuncie produtos da Renner publicando links em suas próprias redes sociais e grupos de WhatsApp. Planejado para 2021, o Minha Sacola foi antecipado e desenvolvido em cerca de uma semana – e já conta com mais de 5 mil inscritos.

Os afiliados recebem uma comissão líquida de 7% sobre qualquer venda gerada a partir do acesso por meio desses links, funcionando como uma renda extra. Para fazer parte da rede de vendedores virtuais da Renner, basta fazer o cadastro no site http://m.lojasrenner.com.br/minha-sacola e montar uma “sacola” personalizada com os itens que pretende oferecer, baseado no perfil de seus seguidores e opções disponíveis na plataforma.

“Nossa atuação está sempre voltada ao encantamento do cliente. Por isso, no início do isolamento social, rapidamente revimos a nossa operação online e aceleramos iniciativas que já estavam previstas no planejamento estratégico, para ampliar a experiência omnichannel, com foco na comodidade e segurança dos consumidores”, diz o diretor de Negócios Digitais da Lojas Renner, Ronaldo Magalhães. Mesmo antes da pandemia da Covid-19, o e-commerce da varejista já vinha apresentando uma performance relevante, crescendo consistentemente mais de 3 vezes do que o mercado online de moda brasileiro nos últimos anos.

Além da implementação de novas ferramentas de venda, as melhorias recentes incluem a criação de funcionalidades no site e no aplicativo da Renner, como um menu específico com sugestões de roupas para uso em casa e o aprimoramento do provador virtual, para garantir maior precisão nas medidas das peças escolhidas pelos consumidores – a taxa de conversão de quem usa a ferramenta é 5 vezes superior à de quem não usa o recurso.

VENDAS POR WHATSAPP

Também previsto para o ano que vem, o serviço de venda por WhatsApp foi desenvolvido em pouco mais de uma semana e começou a funcionar em abril, na cidade de Porto Alegre. O serviço é voltado a clientes que se sentem mais confortáveis em conversar com um atendente no momento da escolha dos produtos. Durante os testes na capital gaúcha, em média 30% daqueles que entraram em contato finalizaram a compra, com tíquetes médios superiores aos observados nos demais canais digitais.

Ao escrever para o número de contato, o consumidor informa o que está procurando para iniciar a conversa. Os pagamentos podem ser feitos com cartão de crédito por meio de um link enviado pelo aplicativo de mensagens, e as entregas ocorrem geralmente no mesmo dia ou, no máximo, em 48 horas. Neste momento, a venda por WhattsApp está em processo de expansão para outras localidades em que a Renner opera.

LIGUE & COMPRE

A modalidade “Ligue & Compre” também foi colocada em funcionamento nas últimas semanas para ampliar as opções para os clientes fazerem compras do e-commerce. O serviço é uma ferramenta de televendas, que permite conversar com um consultor que auxilia em todo o processo, desde a escolha dos produtos, pagamento e entrega. O serviço está disponível para clientes de todo o Brasil, de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 18h. Os telefones estão disponíveis no site, no link: https://bit.ly/2ZCPO5d

Estes projetos fazem parte de um conjunto de iniciativas da varejista com foco na omnicanalidade. Outros exemplos são a modalidade de Drive Thru para pedidos feitos no e-commerce e o sistema de Ship from Store, que, baseado em inteligência artificial, identifica a localização do cliente que comprou online e recorre aos estoques das lojas mais próximas, o que acelera o processo de recebimento dos produtos.

Foto: Divulgação

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