1o ano do Programa de Excelência Renner (PER) reconhece e estimula o aperfeiçoamento contínuo de seus mais de 300 parceiros diretos no país na área de produto
A Renner, maior varejista de moda do Brasil, anunciou na quarta-feira (09/09), o resultado da primeira edição do Programa de Excelência Renner (PER), que destaca o desempenho dos seus principais fornecedores nacionais de produto. A iniciativa foi criada com o objetivo de reconhecer e incentivar a qualificação e o desenvolvimento dos parceiros de negócio da Companhia, que compõem uma rede formada por 326 empresas – a maior parte delas de pequeno e médio porte –, impactando aproximadamente 100 mil trabalhadores em diversos Estados do país.
O reconhecimento leva em conta os pilares de qualidade, sustentabilidade, inovação, eficiência e cooperação, que são avaliados por meio de indicadores acompanhados mensalmente pela Renner em toda a sua cadeia de fornecimento. A partir da pontuação obtida em cada uma dessas diretrizes, são definidos os vencedores em nove categorias que abrangem todos os itens comercializados pela varejista, além da categoria de Fornecedor Destaque do Ano, que soma o maior escore entre todos.
Nesta primeira edição, o maior ganhador (Destaque do Ano) foi a Baduchi, fabricante de roupas femininas de Porto Alegre (RS) que é parceira da Renner há 32 anos e emprega mais de 100 pessoas. Os demais premiados foram as empresas MW do Brasil, de Guaporé (RS); Bebecê Calçados, de Três Coroas (RS); Portal Brasil, de Novo Hamburgo (RS); Inter Têxtil, de São Paulo (SP); Orient Relógios, de São Paulo (SP); Companhia Industrial Cataguases, de São Paulo (SP); Água Viva, de Linhares (ES); e Glover Confecções, de São Gonçalo (RJ). Em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o resultado foi anunciado em um evento online aberto a toda a rede de parceiros da Renner, incluindo fornecedores de matérias-primas.
“Mais do que um troféu, o PER estimula o aperfeiçoamento contínuo de nossos parceiros e seus colaboradores. Os pilares que compõem o programa foram construídos antes da pandemia, mas estão ainda mais atuais e necessários”, diz o diretor de Produto da Lojas Renner, Henry Costa. A iniciativa é pioneira no varejo de moda brasileiro e integra a estratégia mais ampla da Renner de desenvolvimento do seu ecossistema.
“Recebemos o reconhecimento com grande orgulho e como um incentivo para continuar evoluindo cada vez mais o trabalho com a Renner”, conta o diretor da Baduchi, Eriberto Fardo. De acordo com ele, a parceria de mais de três décadas com a varejista foi fundamental para a expansão da Baduchi, que neste período aumentou em quase dez vezes o número de funcionários.
APOIO À CADEIA DE FORNECIMENTO
O PER reforça a relação próxima, sólida e consistente da Renner com seus fornecedores. “Queremos consolidar nossas diretrizes de excelência e deixar claras as nossas expectativas para o futuro, especialmente em momentos desafiadores como o que estamos vivendo”, garante Henry Costa.
A estratégia da varejista de moda inclui ações que contribuem para o desenvolvimento contínuo dos seus parceiros, com iniciativas que estimulam a cultura da qualidade, a busca por novas tecnologias industriais, além da aproximação com tecelagens e fabricantes de máquinas e equipamentos para o setor. Nesse processo, a Renner também atua em conjunto com outros atores, como o Sebrae, por exemplo, por meio do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo, que há dois anos capacita micro e pequenas empresas contratadas pelos próprios fornecedores da Renner. Só em 2019, foram beneficiadas 140 oficinas têxteis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
DIRETRIZES DE EXCELÊNCIA
Para conquistar uma posição de destaque entre os principais fornecedores da Renner, os participantes devem atender os requisitos mínimos do PER, medidos pelos indicadores de performance da Companhia e pelo nível de aderência às seguintes diretrizes de negócio: sustentabilidade, qualidade, inovação, eficiência e cooperação.
Sustentabilidade: adoção de uma postura responsável, com as melhores práticas socioambientais e foco na gestão ecoeficiente.
Qualidade: cumplicidade com o propósito e os valores da Renner de oferecer produtos e serviços capazes de encantar seus clientes.
Inovação: iniciativa para propor produtos e soluções inovadoras para o negócio.
Eficiência: capacidade para ofertar produtos competitivos e perseguir a melhoria contínua.
Cooperação: compromisso com uma relação pautada pela ética, transparência e flexibilidade para construir um ecossistema produtivo e harmônico.