As peças produzidas em parceria com a Retalhar foram destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade para se protegerem do frio
A Reserva, empresa certificada pelo Sistema B e marca do grupo AR&Co, que tem o propósito de construir uma moda cada vez mais responsável, doou 1000 cobertores à Cruz Vermelha, em São Paulo, uma das principais instituições de ajuda humanitária do mundo. Os cobertores foram produzidos a partir de resíduos têxteis e em parceria com a empresa Retalhar, que viabilizou a produção e entrega dos cobertores, destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, sobretudo neste período de inverno.
A geração de resíduos têxteis alcança números impactantes em todo o mundo, só no Brasil, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são produzidas 170 mil toneladas por ano. Desse total, 80% é destinado a lixões e aterros sanitários, fazendo com que importantes recursos totalmente reutilizáveis sejam perdidos. Para minimizar esses danos, a Reserva mantém o programa Reserva Circular, cujo objetivo é coletar roupas em fim de ciclo de uso e dar um novo destino a essas peças: o desenvolvimento de novos produtos com fibras recicladas, cobertores para pessoas em situação de rua ou coprocessamento, uma destinação ambientalmente correta, garantindo um processo “aterro zero”.
“A Reserva vem desenvolvendo sólidas estratégias de ESG, com iniciativas voltadas para a produção de peças com menos impacto negativo, redução das emissões de CO2, entrega elétrica e algodão rastreável por meio da tecnologia blockchain. Seguindo essa linha de ações apresentamos para os consumidores o Reserva Circular, que permite um ciclo de produto mais eficiente e sustentável. Queremos olhar para os nossos impactos e propor caminhos cada vez mais positivos para o planeta”, revela Alan Abreu, especialista em sustentabilidade da Reserva.
A Retalhar, junto à empresa Cotton Move, inaugurou a Plataforma Circular, aplicativo e site que apresenta conteúdo exclusivo voltado para conscientizar, educar e engajar o consumidor na economia circular, além de apresentar os pontos de coleta geolocalizados, que ajudam os consumidores a destinarem corretamente as peças em fim de ciclo. Entre eles estão 12 lojas Reserva Circular em São Paulo e no Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro
Barra Shopping
Botafogo Praia Shopping
Reserva Ipanema – Rua Maria Quitéria, 77 – Ipanema – RJ
Shopping Leblon
Shopping Rio Sul
Shopping Tijuca
Shopping Village Mall
São Paulo
Reserva Jardins – Rua Oscar Freire, 715-719 – Jardins – São Paulo
Shopping JK
Shopping Iguatemi
Shopping Pátio Paulista
Shopping Anália Franco
Imagem: Freepik