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SAI A LANTEJOULA, ENTRA O SUÉTER

Pesquisa da Retviews mostra preferências de consumo no Natal em meio à pandemia

A Retviews, solução de análise de dados baseada em inteligência artificial e grande os dados, adquirida pela Lectra, fez uma pesquisa para descodificar os produtos colocados à venda pelas marcas de moda no Hemisfério Norte nesta época festiva de final de ano, num período tão diferente de todos os anteriores. Quais são as principais tendências deste Natal 2020? Que conclusões podem ser tiradas neste contexto muito específico, dada a crise de saúde e as restrições atuais? Confira a seguir.

Principais descobertas

As marcas estão oferecendo menos itens de moda especificamente para o Natal deste ano em comparação com 2019. Porque esses produtos têm um ciclo de vida extremamente curto, as marcas tendem a limitar seus estoques e dedicar apenas 2% de suas novas entradas a roupas festivas.

Roupas de festa reveladas pelas marcas no período da Black Friday dão aos clientes tempo para se prepararem para a temporada festiva. Portanto, descobrimos essas mini-coleções a partir de 16 de novembro nas páginas iniciais dos e-commerces dessas lojas e em seus boletins informativos, no caso de quase todos os varejistas, da H&M à Zara.

Os looks estão bem diferentes do ano anterior, com foco principalmente em suéteres e malhas, seguido por acessórios.

Os acessórios ocupam o primeiro lugar para as mulheres

Os vestidos de festa ficaram em terceiro lugar apenas neste ano, atrás de acessórios e malhas. Uma redução é observada no número de modelos propostos e principalmente no número de vestidos de festa, que respondem por apenas 17% das novidades este ano em comparação com 28% em 2019. Isso abriu caminho para vestidos mais versáteis, que podem ser usados ​​em um jantar ou como uso diário. Os varejistas estão, portanto, se concentrando mais em acessórios do que em vestidos glamurosos. Esta é, sem dúvida, uma decisão estratégica deles num contexto onde as celebrações sazonais (Natal e Ano Novo) são, provavelmente, menos festivas, e as reuniões menores do que nos anos anteriores.

A H&M anunciou “looks festivos” mais versáteis. A Zara optou por usar detalhes, tecidos e cortes para adicionar mais estilo e glamour. No entanto, a maioria dos itens é centrada em preto e veludo. Existem apenas alguns vestidos com lantejoulas ou rendas e tecidos transparentes tentadores, dirigidos a jovens fashionistas.

“A incerteza e a abordagem de “esperar para ver” ainda prevalecem neste Natal. Aconteça o que acontecer, encontros de férias serão menores que o normal e a aparência será menos festiva. Essa tendência também influenciou cores, predominando as mais escuras”, observam as equipes da Retviews.

Presentes tradicionais para homens

Os novos produtos oferecidos nas coleções masculinas têm como foco a moda do dia a dia: não há grandes chegadas de camisas ou blazers, mas mais suéteres e calças. Os acessórios também estão de volta com a promoção de itens como “ideias de presentes”.

Uma análise mais detalhada dos tipos de acessórios revela que são principalmente gravatas, lenços, cintos e carteiras. Todos esses produtos são apresentados nas mensagens de marketing das marcas como presentes para “se preparar para as festas do período de fim de ano “.

Sem itens festivos para crianças

Esta descoberta é ainda mais evidente no caso das crianças, para as quais os itens recém-chegados incluem muito poucos verdadeiramente festivos. Existem principalmente camisetas, suéteres, acessórios e calças, mas não há roupas festivas ou vestidos para meninas.

Vale destacar que, para o mercado brasileiro, os itens femininos e infantis (meninas) os itens com brilhos não devem ficar de fora, mesmo que em menor oferta.

Metodologia: usando suas ferramentas que combinam inteligência artificial (IA) e big data, a Retviews analisou mais de 15.000 artigos apresentados em newsletters de marcas de fast fashion durante o período de descontos comerciais de 16 a 29 de novembro / 2020.

Marcas estudadas: Zara, H&M, C&A, Mango, Uniqlo, Massimo Dutti, Market, Cos, Pimkie, Jennyfer, Celio, Jules, Oysho, Pull & Bear, Bershka. Jack & Jones, Bonobo, Devred, Kiabi, OVS, TAO e &Other Stories.

Foto: Freepik

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